Google

Google StreetView desvenda biodiversidade das Ilhas Galápagos

image01

178º aniversário da descoberta das ilhas Galápagos por Charles Darwin celebrada pela Google com novo projeto de imagens a 360 graus, em modo StreetView

Lisboa, 12 de Setembro de 2013. Na semana que marca o 178º aniversário da descoberta das Ilhas Galápagos por Charles Darwin, a Google associou-se à Direcção do Parque Nacional de Galápagos e àFundação Charles Darwin para explorar a biodiversidade daquelas ilhas com a tecnologia Street View.

O resultado é uma visita virtual a este arquipélago vulcânico, possível a partir de qualquer lugar com um computador e acesso à Internet, visionando imagens em terra e subaquáticas de um dos lugares únicos e com maior biodiversidade no planeta – e que inspirou Darwin, através da observação dos animais, a criar as ideias para a sua teoria da evolução.

Enquanto percorre os cenários através do StreetView, o utilizador pode tropeçar com muitos dos animais originários das Galápagos – desde a Iguana e da Tartaruga Gigante, aos Leões Marinhos, às Fragatas e às Patolas-de-Pés-Azuis – aprofundando as respetivas informações sobre as suas características e sobre o papel que têm no ecossistema das Ilhas.

 

Histórias de bastidores

A nova proposta da Google não se limita a mostrar as fantásticas imagens das Ilhas Galápagos, do ponto de vista de quem caminha pelas praias, no meio da incrível flora, ou de quem mergulha nas suas águas transparentes, na sua maioria recolhidas em Maio passado. O novo trabalho vai mais longe e revela também os bastidores de todo o processo de registo e criação deste projeto, mostrando o Street ViewTrekker e a câmara subaquática SVII em funcionamento, as histórias por detrás do trabalho realizado, as histórias de alguns animais que se cruzaram com a equipa, bem como a sua interligação com o trabalho de Charles Darwin.

Por outro lado, a Google também descreve e ilustra a forma como as novas imagens das ilhas, da costa e do mar das Galápagos estão a ser usados pelos cientistas em prol da investigação do meio ambiente, da conservação, dos padrões de migração dos animais e do impacto do turismo nas ilhas.

Tudo isto, mais uma vez, usando um mix de vídeos, textos e imagens em 360º, que o utilizador pode ir desbravando ao sabor da sua vontade – como se estivesse no próprio cenário das Galápagos.

Os bastidores do projeto podem ser conhecidos aqui.

Imagens e vídeos em Full HD disponíveis neste Link.