IBM

IBM apresenta NeXtScale System: Experiência e Tecnologia de High Performance Computing transferem-se do laboratório para Centro de Dados

IBM NeXtScale System
· Ideal para soluções de cloud e analítica
· Disponível através dos Parceiros de Negócio IBM

Lisboa, 16 de setembro de 2013 – A IBM acabou de lançar o NeXtScale System™, uma plataforma de computação flexível, que oferece três vezes mais cores do que os disponíveis nos atuais servidores rack de 1U. Este novo sistema é ideal para workloads de crescimento acelerado como os social media, analítica, HPC (High Performance Computing) e cloud.

A rápida adoção destes workloads está a colocar mais pressão sobre os centros de dados, pelo que os clientes estão à procura de novas tecnologias que consigam responder a esta procura com maior desempenho e menor consumo de energia proporcionando alta eficiência a custos mais baixos. O NeXtScale System é a mais recente oferta do portefólio x86 da IBM, projetado especificamente para executar essas aplicações com o poder de um supercomputador num qualquer centro de dados, através de uma arquitetura simples, flexível e aberta que irá suportar várias opções de computação, armazenamento e GPU.

Este novo sistema incorpora até 84 servidores com 2.016 cores de processamento num bastidor standard de 42Us EIA 19’’, permitindo uma fácil integração em qualquer centro de dados. Para esta plataforma a IBM disponibiliza ainda um conjunto poderoso de ferramentas de software de programação, gestão e otimização, tais como o IBM GPFS (General Parallel File System) e o xCAT.

O resultado é uma arquitetura única baseada em open standards, que proporciona alto desempenho e elevada eficiência, projetada para se ajustar às atuais práticas e ferramentas dos ambientes x86 nos centros de dados dos clientes. O desenho do NeXtScale ajuda os clientes a melhor gerirem as suas operações e orçamentos, permitindo-lhes maximizar o poder de computação reduzindo o espaço utilizado no centro de dados.

Por causa do seu desenho rack-standard e da utilização de componentes industry-standard, os Parceiros de Negócio IBM podem agora oferecer tecnologia IBM de computação de alto desempenho (high performance computing) a uma gama mais variada de clientes.
“Ao oferecer alta flexibilidade, performance e eficiência num formato padrão da indústria, com uma alargada oferta de software altamente qualificada, o NeXtScale oferece aos nossos clientes uma solução versátil para centros de dados, fácil de qualificar, adquirir e implementar”, sublinhou Adalio Sanchez, General Manager IBM System x. “O lançamento do NeXtScale e ainda de outras ofertas e melhorias que acabámos de anunciar ilustram o nosso compromisso contínuo em fornecer alto valor e desempenho às nossas soluções baseadas em x86 para os nossos clientes.”

O NeXtScale é ideal para:

  • Centros de dados de grande dimensão que necessitem de maior eficiência, densidade, escalabilidade e optimização de espaço;
  • Infraestruturas de cloud pública, privada e híbrida;
  • Aplicações para análise de dados tais como gestão de relacionamento com clientes, otimização operacional, risco / gestão financeira e novos modelos de negócio;
  • Aplicações de Internet, tais como jogos online e vídeo streaming;
  • Imagens de alta resolução para aplicações que vão do âmbito da medicina à exploração de petróleo e gás;
  • Utilizações departamentais, em que uma pequena solução pode aumentar a velocidade de previsão de resultados, design e modelagem.

Mais informações sobre o NeXtScale System aqui