ESOA

Europa acaba com fosso digital: Novo site virá completar o projeto ambicioso de levar a internet de banda larga por satélite a países periféricos europeus – anunciou Neelie Kroes

Broadband for all

Lisboa, 17 de Outubro de 2013- Com a internet de banda larga via satélite de alta velocidade agora disponível em todos os 28 países da UE, a Europa alcança hoje um grande marco no sentido de encurtar o fosso digital. A oportunidade de banda larga para todos tornou-se uma realidade para todos com o lançamento de serviços de banda larga nos países Bálticos, Estónia, Letónia e Lituânia, sendo estes os últimos países a serem adicionados a uma rede de prestadores de serviços nos Estados Membros.

Graças à banda larga via satélite que possibilita velocidades de download até 20Mbps e velocidades de upload até 6 Mbps, os cidadãos dos Estados membros da UE que viviam ainda os impactos do fosso digital podem agora juntar-se à restante comunidade, pesquisar, comercializar e aceder a informação, assim como vídeos com conteúdo de alta qualidade. “A existência de banda larga via satélite em todos os Estados membros europeus é um passo essencial no sentido de construir um Continente Conectado” diz Neelie Kroes, Vice-Presidente da UE e Comissária da Agenda Digital. A Digital Agenda for Europe (DAE), é uma prestigiada iniciativa da Europa 2020, que apela a que a Internet de banda larga esteja disponível em toda a União Europeia até ao final de 2013.

Neelie Kroes discursou no Parlamento Europeu no lançamento do novo site www.broadbandforall.eu produzido pela associação ESOA (the European Satellite Operators Association), com o apoio da Comissão Europeia de modo a facilitar o acesso aos serviços de internet de banda larga por satélite a todos os cidadãos da UE. No evento, intitulado “Banda larga para todos – Rumo aos 100% de cobertura”, organizado por MEP Lambert Van Nistelrooij, os participantes podiam ver a nova ferramenta online não comercial que fornece informação prática possibilitando aos cidadãos encontrar um operador de rede local, capaz de os abastecer de ligação de banda larga imediata, independentemente da sua localização.

O grande investimento privado em tecnologia e serviços desenvolvido pela indústria de satélites está a dar aos cidadãos um acesso efetivo e acessível a banda larga independentemente de onde vivem, e uma significativa contribuição às opções disponíveis de se manter conectado” diz Michel de Rosen, Presidente da ESOA, Presidente e CEO da Eutelsat. “A banda larga satélite e os serviços de difusão, ao contrário dos serviços terrestres podem alcançar instantaneamente as comunidades mais isoladas, e fornecer dados de grande capacidade e transmissão de vídeos a casas em zonas urbanas e suburbanas onde a prestação de serviços terrestres é inadequada”, acrescentou de Rosen.

MEP Lambert Van Nistelrooij (EPP) acrescentou: “Hoje em dia, colmatar o fosso digital e tornar a internet de banda larga mais rápida e disponível em qualquer local da Europa, sem esperar que se completem os morosos projetos de infraestruturas terreste tem o potencial de criar postos de trabalho e de impulsionar a vida económica a zonas periféricas e isoladas na Europa”

Neelie Kroes discutiu com representantes da indústria, deputados e políticos o que tem ainda de ser feito de modo a assegurar que qualquer cidadão tenha o devido apoio local e regional para aceder à internet de banda larga por satélite. A última geração em satélites de alto rendimento revolucionou a prestação de serviços de banda larga de alta velocidade, aumentando a velocidade de transmissão de dados e o número de clientes que podem ser apoiados, ao mesmo tempo que reduz significativamente os custos aos usuários finais.

A tecnologia de satélite foi já reconhecida e incluída nos sistemas de apoio à banda larga nacional da Irlanda, País de Gales, França, Alemanha, Espanha, Itália e Chipre assim como em muitas outras regiões. A mais nova geração de satélites está a desempenhar um papel vital no sentido de fornecer comunicações para serviços de emergência e administrações no caso de uma catástrofe. Por exemplo, a internet de banda larga por satélite foi rapidamente implementada, após o terramoto que atingiu a região de Emilia Romagna, Itália, em 2012, em hospitais, nos serviços de emergência e nas agências de proteção civil de modo fornecer uma ligação vital à Internet.

Para mais informações, visite www.broadbandforall.eu ou www.esoa.net