Microsoft

Microsoft lança gama de soluções empresariais na Cloud

  • As novas soluções Windows Server, System Center, Visual Studio, Windows Azure, Windows Intune, SQL Server e Dynamics aceleram as vantagens da cloud para os clientes. 

Lisboa, 8 de outubro de 2013 – A Microsoft Corp. anunciou uma nova gama  de produtos e serviços empresariais que ajudam as empresas a tirarem maior partido das potencialidades e oportunidades oferecidas pelo cloud computing, dando assim resposta aos desafios que se colocam atualmente na área de TI. Adicionalmente ao Office 365, estas novas ofertas estão alinhadas com a estratégia cloud da Microsoft para  o mercado empresarial.

De acordo com Satya Nadella, vice-presidente executivo da área Cloud and Enterprise na Microsoft Corp, “à medida que as empresas forem migrando para a cloud, assistiremos a uma crescente aposta em fornecedores que possuam as melhores aplicações e serviços, que operem uma cloud pública global que suporte um vasto ecossistema de serviços de terceiros e que assegurem uma mobilidade multicloud através de soluções realmente híbridas. E é aqui que a Microsoft reforça a sua proposta de valor, através de um conjunto de soluções integradas que respondem de forma concreta às necessidades de cada área de negócio.”

Infraestrutura híbrida e aplicações modernas

Para ajudar os clientes a construir a infraestrutura de TI que disponibiliza serviços e aplicações contínuos através dos vários modelos de cloud, a Microsoft lança no próximo dia 18 de outubro o Windows Server 2012 R2 e o System Center 2012 R2. Em conjunto, estes novos produtos permitem às empresas criar centros de dados sem fronteiras, utilizando o Hyper-V para virtualização em larga escala e armazenamento de elevado desempenho a custos substancialmente inferiores. O funcionamento em rede unificada, definida por software e a gestão da continuidade de negócio materializam a cloud privada ou híbrida. O Windows Azure é executado no Windows Server e no System Center, as mesmas tecnologias existentes para a implementação privada, possibilitando às empresas e aos fornecedores de serviços oferecerem plataformas e infraestrutura self-service a partir dos respetivos centros de dados de uma forma integrada e com ferramentas já suas conhecidas.

Com base nestas plataformas híbridas na cloud, os clientes podem utilizar o Visual Studio 2013 e o novo .NET 4.5.1, que estarão também disponíveis a partir de 18 de outubro, para criar aplicações modernas para dispositivos e serviços. À medida que o desenvolvimento de software se torna universal em cada empresa, a nova solução Visual Studio 2013 Modern Lifecycle Management ajuda as equipas de desenvolvimento, comerciais e gestores de TI a construir e a desenvolver aplicações melhores, com maior rapidez e performance

Permitir a adoção da cloud empresarial

Reconhecendo que a maior parte das empresas irão adotar uma abordagem híbrida da cloud, a Microsoft quer ajudar os clientes a canalizar os seus investimentos em soluções de software que permitam a adopção deste modelo de cloud computing. Neste âmbito, a 1 de novembro, a Microsoft vai oferecer aos clientes com Acordo Empresarial (EA) descontos sobre o preço do Windows Azure, independentemente do compromisso prévio, sem penalidades por utilização excessiva e com flexibilidade de pagamentos anuais.

Ainda neste âmbito e apostada em reduzir as barreiras à adoção da cloud, a Microsoft anunciou uma parceria estratégica com a Equinix Inc., disponibilizando no futuro aos clientes ainda mais opções para ligações privadas e mais rápidas à cloud. Os clientes poderão assim ligar as suas redes ao Windows Azure em localizações de mudança da Equinix para um débito, disponibilidade e funcionalidades de segurança mais avançados.

Para ajudar também os organismos federais, estatais e locais dos E.U.A. a tirar partido dos benefícios do cloud computing público, a Microsoft está a introduzir o Windows Azure US Government Cloud.

Plataforma de dados e conhecimento

Apostada em ajudar as empresas a tirar maior partido da informação que têm disponível, a Microsoft vai anunciar na próxima semana uma segunda antevisão do SQL Server 2014. Esta versão oferece novas tecnologias de processamento em memória, líderes na indústria, sem custos acrescidos, que proporcionam aos clientes melhorias de desempenho 10 a 30 vezes superiores, e sem a necessidade de reescrever aplicações ou de adquirir novo hardware. O SQL Server 2014 funciona ainda com o Windows Azure, de forma a oferecer aos clientes funcionalidades integradas de recuperação de desastres e cópias de segurança na cloud.

Para análise de grandes volumes de dados a Microsoft vai lançar, ainda este mês, o Windows Azure HDInsight Service, um serviço baseado no Apache Hadoop que funciona com o SQL Server e ferramentas de business intelligence de utilização alargada, tais como o Microsoft Excel e o Power BI for Office 365. Com o Power BI é possível combinar dados pessoais e públicos na cloud para visualizações completas e conhecimento rápido.

Pessoas e dispositivos na cloud

A proliferação de aplicações na cloud, dados e dispositivos de consumidor está a encaminhar muitas empresas para o modelo BYOD (bring-your-own-device). O lançamento do novo Windows Intune, igualmente disponível a 18 de outubro, combinado com o System Center Configuration Manager, ajudará os departamentos de TI a assegurar aos colaboradores um acesso seguro às aplicações e aos dados de que necessitam nos dispositivos móveis Windows, iOS e Android. Este ambiente de gestão unificada para PCs e dispositivos móveis complementa as novas capacidades de acesso e proteção da informação existentes no Windows Server 2012 R2.

Adicionalmente ao Windows Server 2012 R2, a Microsoft está a introduzir a aplicação Microsoft Remote Desktop, que ficará disponível durante este mês para transferência nas várias lojas de aplicações, e que visa proporcionar um fácil acesso a PCs e ambientes de trabalho virtuais numa multiplicidade de dispositivos e plataformas, incluindo o Windows, Windows RT, iOS, OS X e Android.

Soluções de negócio SaaS (software as a service)

A próxima versão da solução de CRM da empresa, o Microsoft Dynamics CRM Online Fall ’13 que estará disponível ainda este mês, pretende tornar as interações entre clientes mais pessoais, através de informação contextual, fornecida em diversos dispositivos.* Prevê-se que a versão local esteja disponível no outono, para implementação local ou alojada por um parceiro. Mais informações disponíveis aqui.

Além disso, o Microsoft Dynamics NAV 2013 R2 já se encontra disponível, oferecendo às pequenas e médias empresas interoperabilidade com o Office 365, suporte completo multi inquilino e uma gama de ferramentas concebidas para suportar o alojamento em larga escala da aplicação no Windows Azure.

 

Mais informações:

Web imprensa: www.microsoft.pt/imprensa

Blog oficial Microsoft: http://blogs.technet.com/b/microsoft_blog/