IBM

A próxima aventura do IBM Watson: através da cloud levar a nova era da computação cognitiva a todos os setores de negócio

IBM_Watson_Cloud_ZWAME

Lisboa, 18 de Novembro de 2013 – Pela primeira vez, a IBM disponibilizará o super sistema IBM Watson como uma plataforma de desenvolvimento aplicacional em ambiente cloud computing. Este anúncio visa estimular a inovação e impulsionar o aparecimento de um novo ecossistema de fornecedores de software para aplicações empresariais que vão desde start-ups a empresas já estabelecidas.

Como parte deste anúncio, a IBM irá criar um novo mercado na área de cloud  que atuará como uma ‘Caixa de Pandora’ de novos recursos que podem ser utilizados no desenvolvimento de aplicações que tirem partido da inteligência artificial do sistema cognitivo Watson. A oferta inclui um conjunto de ferramentas de programação, tutoriais, e o acesso ao interface de programação aplicacional do Watson (API) e a uma rede de especialistas, designers, programadores e fornecedores de conteúdos.

O Watson é uma das grandes apostas da IBM e representa a primeira vaga de sistemas da nova era de computação, a era cognitiva. Esta nova geração tem como objetivo conseguir obter a capacidade de transformar radicalmente a indústria das TI tal como os computadores programáveis o fizeram há mais de 60 anos.

Três parceiros de negócio IBM das indústrias do retalho e da saúde – a empresa irlandesa Fluid e as norte-americanas Welltok e MD Buyline – já criaram aplicações com as capacidades inovadoras do Watson.