Canon

Canon entra em novo mercado com ecrã de 4K profissional

Canon_ZWAME

Lisboa, 7 de Novembro de 2013 – A Canon, líder mundial em tecnologias de imagem profissional, anuncia a sua entrada no mercado de ecrãs de produção com o lançamento do DP-V3010 – um ecrã de 30 polegadas especialmente concebido para gradação de cores e produção de vídeo de 4K de elevada qualidade.

Reforçando o contínuo compromisso da Canon para com as indústrias de broadcast e cinema, o novo DP-V3010, juntamente com o Sistema EOS Cinema, proporciona uma solução input-to-output de topo para cinema digital de 4K e maiores fluxos de trabalho de produção de vídeo.

Com uma especificação técnica destinada a proporcionar uma saída constante e precisa, o DP-V3010 foi otimizado para utilização em situações como gradação de cor, onde a qualidade e a consistência global da imagem são de extrema importância. A sua capacidade para exibir imagens a 4K de alta resolução e várias opções de cor permite que o DP-V3010 seja usado on-set ou on location, e para outros trabalhos de imagem digital incluindo trabalhos em CGI, Computer Aided Design e animação 3D.

De acordo com Kieran Magee, Diretor de Marketing Profissional, Canon Europa, “O novo DP-V3010 representa um importante passo para a Canon, complementando o nosso atual portfólio de produtos 4K. Tivemos em conta as necessidades do mercado durante o desenvolvimento do ecrã para oferecer um produto excecional, adequado às produções que requerem a mais elevada qualidade. Proporciona uma precisão, fiabilidade e flexibilidade incríveis e, combinado com as nossas câmaras do Sistema EOS Cinema, oferece uma excelente solução input-to-output para utilização numa variedade de situações.”

Reprodução de cor precisa

O DP-V3010 foi concebido para oferecer uma resolução de 4K impressionante e uma excelente precisão em termos de reprodução de cor, mesmo em múltiplos monitores. O ecrã vem equipado com um processador de imagem personalizado, desenhado e fabricado pela Canon. O processador, quando combinado com o sistema de retroiluminação LED RGB e com o painel LCD IPS, proporciona qualidade e cor altamente consistentes, durante a filmagem e na pós produção.

Beneficiando da experiência inigualável da Canon no desenvolvimento de tecnologias de imagem, o processador de imagem do DP-V3010 ajuda a garantir luminosidade e cor consistentes, para uma elevada uniformidade em todo o ecrã. Um condutor de painel de 10 bits trabalha em conjunto com o processador para permitir a exibição de 1.024 níveis de gradação para cada cor RGB, para proporcionar uma nitidez e uma gradação excecionalmente suaves e precisas em todos os tipos de conteúdos. Como resultado, o ecrã proporciona as capacidades de reprodução de cor necessárias para a gradação de cor – oferecendo uma alternativa a um projetor DCI na pós-produção.

O sistema de retroiluminação LED RGB do DP-V3010 permite a reprodução de uma ampla variedade de cores. Combinado com o painel LCD IPS, este ecrã suporta o espaço de cor mais comum em cinema, o DCI-P3 , bem como especiações do gamute de cores de vários standards de broadcast (ITU-R BT.709, EBU e SMPTE-C) e o espaço de cor Adobe RGB . Com 30 polegadas, o DP-V3010 foi concebido tanto para instalação em mesa como na parede de salas de edição e estúdios, sendo ideal para edição de vídeo, gradação de cor, efeitos especiais e para suportar as necessidades avançadas da produção de cinema digital a 4K.

Alta resolução e contraste

O painel LCD IPS apresenta uma resolução de 4.096 x 2.560 pixels, permitindo uma exibição DCI de 4K de origem (4.096 x 2.160 pixels) sem redimensionamento de imagem. O ecrã é também adequado a tarefas de edição em PC, como o processamento de fotos de alta resolução e trabalhos de produção com efeitos visuais, graças a um painel com um rácio de aspeto 16:10. Além disso, a tecnologia de processamento de imagem, combinada com o painel LCD IPS de elevado contraste, atinge um rácio de contraste superior a 2000:1, o mínimo recomendado pela Society of Motion Picture e Television Engineers (SMPTE) para o trabalho de pós-produção em cinema digital .

Assegurando uma exibição precisa de imagens noturnas e de cenários escuros, o DP-V3010 reproduz uma gradação fiel em zonas escuras da imagem – importante na produção de cinema digital.

O DP-V3010 também disponibiliza um amplo ângulo de visão graças às alterações mínimas na cor e no contraste em todo o painel LCD IPS – oferecendo uma solução altamente eficaz para salas de edição ou em configurações onde vários utilizadores desejam verificar a qualidade de imagem ao mesmo tempo.

Monitorização on-location

Equipado com um modo de imagem dedicado que suporta o Canon Log Gamma , o DP-V3010 permite a conversão de conteúdo captado com as câmaras do Sistema EOS Cinema para imagens que permitam monitorização on set.

Para além da frame rate standard de cinema de 24p, o novo ecrã da Canon aceita vários sinais de entrada de vídeo a 4K, de 23.98p a 60p, incluindo uma frame rate de 50p mais comum no broadcast na zona EMEA. O suporte para o formato de metadados ASC CDL  e 1D/3D-LookUp Tables (LUTs) permite uma correspondência de cor exata on set ou na classificação.

O DP-V3010 também oferece três modos de visualização para produção de vídeo a 2K e Full HD, incluindo a Tecnologia Shape Tracing da Canon, que suprime a aparência irregular de linhas diagonais quando o conteúdo é ampliado e exibido em full-screen.

Maior fiabilidade e operacionalidade

Para garantir elevados níveis de fiabilidade, o DP-V3010 sofreu vários ajustes de cor antes do seu lançamento. Quando está em ação, a precisão de cor mantém-se extremamente elevada de forma contínua através de um sistema avançado que corrige automaticamente quaisquer alterações nas cores e no brilho ao longo do tempo, para garantir uma performance de exibição altamente estável.

O DP-V3010 inclui uma unidade de comando que facilita a operação intuitiva através de seu layout de botões e controlos simples, e pode ser usada na secretária ou instalada numa rack standard de 19 polegadas (aproximadamente 483 mm).

A operação e manutenção são reforçadas pelo suporte de calibragem de equilíbrio de brancos, luminosidade, temperatura da cor, gamute de cor e gamma sem ser necessário um PC, quando é usado um sensor de terceiros compatível.

Disponibilidade

Prevê-se que o DP-V3010 esteja disponível na Europa no primeiro trimestre de 2014.