Saphety

Leilões eletrónicos da Saphety poupam 1 milhão de euros ao setor público

Saphety_ZWAME

Lisboa, Dezembro de 2013 – A Saphety, com o seu serviço de Leilões Eletrónicos, poupou, no último ano e meio, 963 mil euros às entidades públicas através da realização de leilões eletrónicos, em diversas categorias.

Segundo Nuno Matos, Business Consulting Manager da Saphety, “o nosso serviço de leilões eletrónicos é a solução tecnológica ideal para a função pública pelo rigor, transparência e rapidez que permite e pela poupança que gera aos contribuintes.

Temos realizado leilões em várias categorias, desde o Economato a Comunicações ou Refeições Escolares e Catering, gerando uma poupança média de 15% por leilão realizado. Por exemplo, num dos leilões para um dos nossos clientes, conseguimos reduzir cerca de 200 mil euros ao nível de combustíveis”.

Os leilões eletrónicos da Saphety oferecem múltiplas vantagens às entidades públicas, ao disponibilizar uma solução que permite uma maior diversidade de fornecedores, regras bem definidas sobre quando começa e acaba e a redução da morosidade normalmente associada aos concursos públicos.

Ao trabalhar na mesma plataforma, a gestão processual e documental é facilitada, maximizando a rentabilidade dos processos de compra. Esta uniformização simplifica, assim, todo o processo, gera melhorias globais e potencia a consistência da organização, tanto a nível interpessoal como entre departamentos.

Num dos seus clientes, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIMRC), a Saphety otimizou o seu sistema de compras e gerou uma redução de 400 mil euros/ano. Em causa estão os contratos nas áreas de combustíveis, comunicações, seguros, refeições escolares e, sobretudo, energia, que representa mais de 60% da poupança estimada.

Para o Eng.º António Gravato, Secretário Executivo da CIMRC, “para além das surpreendentes vantagens económicas, estes modelos eficientes de negociação dinâmica são um barómetro à capacidade de envolvimento e cooperação de todos os Municípios, numa lógica de intermunicipalismo crescente que aprofunda a aprendizagem mutua.

Associados ao acompanhamento dedicado e conhecedor da realidade autárquica, que se tem demonstrado essencial, os municípios têm beneficiado de reduções de preços muito significativas, nalguns casos atingem mesmo os 50%.”

Entre 2012 e 2013, a Saphety trabalhou ainda com clientes como a Área Metropolitana de Lisboa e as Comunidades Intermunicipais de Algarve, Médio Tejo, Lezíria do Tejo, do Oeste, Pinhal Interior Norte e Alentejo Litoral, gerando, em todos os leilões, poupanças efetivas. Recentemente, o Pinhal Litoral também iniciou o seu projeto de implementação da Central de Compras.

Disponíveis estão vários tipos de leilões, desde o modelo Holandês – no qual o valor é muito baixo e vai sendo aumentado gradualmente –, até ao Inglês Invertido, o mais comum, onde o bem ou serviço que se pretende adquirir se inicia com um valor base mais elevado e vai sendo reduzido por licitações dos participantes.