ASUS

ASUS lança DAC USB com amplificador e Pré-amplificador Essence III

Essence III_ZWAME

Lisboa, 28 de janeiro de 2014. A ASUS acaba de anunciar o lançamento do Essence III, um conversor Digital-Analógico USB com um design totalmente equilibrado e a mais recente versão da tecnologia Direct Stream Digital (DSD), concebido para os utilizadores que exigem a mais pura qualidade de áudio, bem como uma grande flexibilidade.

Com relógios de sincronia de elevada precisão e com USB assíncrono é possível eliminar os efeitos de jitter, enquanto as placas de circuito separadas para digital, analógico e alimentação elétrica possibilitam que o Essence III transmita um som cristalino, livre de interferências. O controlo do volume é feito através de um comando à distância e a presença de atenuadores graduais permite que os níveis de saída de som sejam de elevada precisão – mesmo que se encontre do outro lado da sala.

“O Essence III é mais do que o principal produto da nossa gama de áudio”, afirmou Ives Chiu, Gestor de Produto do Departamento de negócios Multimédia da ASUS, “é uma representação de quão dedicados estamos na busca de um áudio de elevada qualidade. Criamos o Essence III para ser agradável de usar e também de ouvir”.

Reprodução DSD, sincronização milimétrica e componentes de topo asseguram uma fidelidade sem precedentes.

O Essence III tem um suporte nativo para ambos os formatos de codificação DSD64 e DSD128, permitindo que os audiófilos se possam satisfazer com uma audição digital com os mais elevados níveis de qualidade.

A utilização de osciladores de Ouro puro com compensação de temperatura, bem como a utilização de um modo de transferência assíncrono do sinal por USB, fornecem timings excecionalmente precisos, fazendo com que o Essence III disponibilize uma saída de áudio com dinâmica fantástica e um efeito de jitter ultra reduzido, para uma fidelidade sonora incrível.

O Essence III possui DACs AD1955 dedicados para cada canal estéreo e um circuito separado para sinais áudio analógicos e digitais, bem como para a sua alimentação elétrica. Este design inteligente e a escolha de componentes de alta qualidade resultam num equilíbrio perfeito que reforça a clareza do áudio do Essence III.

Por outro lado, a combinação de componentes operacionais de amplificação cerâmicos AD 827SQ e MUSES 02Os permitem ao Essence III reproduzir um som profundamente rico com todos os tipos de música – da Clássica ao Rock.

Energia limpa para uma reprodução consistente

O Essence III é alimentado por um transformador toroidal de alta qualidade, que fornece energia limpa e consistente e mantém a “contaminação” gerada pelo ruído a níveis mínimos.

Os engenheiros da ASUS construíram o transformador com base numa única tira de aço silício para prevenir a perda de energia por histerese, garantindo assim um funcionamento com um fornecimento baixo de energia.

Outra das novidades é a utilização de uma fonte de alimentação com fontes de energia independentes para os canais esquerdo e direito, minimizando as interferências do tipo “crosstalk”. E além disso, o Essence III utiliza um regulador do tipo LDO (low-dropout) para assegurar uma alimentação estável e condensadores alemães WIMA® FKP 2 para reduzir as ondulações.

Ligar, controlar, admirar e apreciar

Com uma brilhante flexibilidade de entradas e saídas, o Essence III fará as delícias dos audiófilos. O amplificador incorporado é capaz de alimentar auscultadores de 600ohm com uma ficha jack de 6,3mm, ou um conjunto balanceado que use duas ligações mini XLR para de obter o sinal mais limpo possível e o mínimo de interferências – perfeito para quem procura os resultados mais controlados com auscultadores.

As entradas de sinal podem ser feitas usando interfaces/tomadas USB, Toslink, AES/EBU, cabo coaxial ou ligação estéreo auxiliar, ao mesmo tempo que são disponibilizadas saídas estéreo por tomadas RCA ou XLR.

Para um controlo extremamente preciso, o Essence III inclui um conjunto de atenuadores de intensidade que funcionam para os auscultadores e para as saídas de linha. A construção em forma de relé elimina a distorção associada com os controlos de volume tradicionais, enquanto a saída de linha pode ser controlada em modo remoto – uma funcionalidade muito rara em DACs com atenuadores de intensidade. O dispositivo inclui um comando à distância que pode ser usado para definir quer o volume, quer os níveis de entrada/saída de sinal, permitindo um controlo preciso a partir de qualquer local.

Os designers que integraram a equipa de conceção do Essence III dedicaram um período considerável a aperfeiçoar o respetivo design físico. O painel frontal inclui botões de Power e Input para um controlo e seleção rápidos de dispositivos, a que se juntam indicadores LED minimalistas para fornecer informações nítidas e organizadas.

A caixa elegante pode ser facilmente empilhada com outros componentes Hi-Fi existentes, enquanto a superfície está tratada com um acabamento especial anti dedadas – o que faz com que o Essence III possua sempre um aspeto impecável.