Google

Google Chrome tem novas funcionalidades para dispositivos Android e iOS

Chrome_ZWAME

Lisboa, 15 de janeiro de 2013. A Google acaba de adicionar novas funcionalidades às versões do seu browser Chrome para dispositivos móveis, que tornam mais rápida, fácil e económica a navegação na Internet a partir de smartphones e outros equipamentos portáteis – incluindo em sistemas iOS.

Uma das novas funcionalidades passa pela possibilidade de o utilizador acionar a compressão dos dados e a gestão da largura de banda quando navega na Internet a partir de um dispositivo Android ou iOS, algo que pode tornar-se essencial quando as velocidades de acesso são lentas ou os custos de ligação são elevados.

Ativada esta funcionalidade a utilização de dados pode ser reduzida até 50%, aumentando significativamente o desempenho e a velocidade de acesso, poupando, por outro lado, tráfego de Internet móvel.

Adicionalmente esta funcionalidade permite também uma navegação em modo Safe Browsing, que basicamente protege a navegação de páginas maliciosas.

Tradutor para iOS…

Nos próximos dias a Google vai também introduzir uma nova atualização no Chrome para iOS, que passa a permitir a tradução direta de páginas web com um simples premir de um botão.

Tal como já acontece nas versões Desktop e Android, o Chrome para iOS passará a disponibilizar uma barra de tradução no browser, a partir da qual o utilizador poderá selecionar a função selecionando “Translate”.

… e Atalhos no Android

Outra das novas funcionalidades que a Google acaba de disponibilizar para o Chrome é a criação direta de atalhos dos sites favoritos para o ecrã principal do smartphone ou tablet. Sempre que visitar um qualquer site, basta ao utilizador selecionar o botão “adicionar” para criar um atalho no ambiente de trabalho principal, bastando depois tocar no respetivo ícone para ir diretamente ao site ou página pretendidos.

Em alguns sites, esta funcionalidade permitirá abrir automaticamente o site através da respetiva App, que é ativada de forma independente.

As novas funcionalidades estão acessíveis a partir do download das versões atualizadas do Chrome Mobile para Android e iOS, na Play Store da Google ou na App Store da Apple.