ASUS

ASUS demonstra tecnologias ZenUI e PixelMaster no Mobile World Congress 2014

2 ZenUI_ZWAME

Barcelona, Espanha (27 de fevereiro de 2014) – A ASUS acaba de apresentar no Mobile World Congress 2014 as novas tecnologias ZenUI e PixelMaster, duas importantes funcionalidades exclusivas para os dispositivos móveis ASUS.

A ZenUI representa uma experiência móvel totalmente inovadora baseada nos conceitos de liberdade, expressão e conetividade, traduzida numa interface de utilizador totalmente repensada para os dispositivos móveis da ASUS. Apresenta mais de 200 melhorias para tornar a experiência móvel mais divertida e confortável.

A PixelMaster é uma tecnologia aplicada às câmaras que permite aos utilizadores registar fotos móveis de uma forma mais fácil, habilitando os dispositivos ASUS capturar fotos incríveis que rivalizam com muitas máquinas fotográficas digitais.

ZenUI — Fluido, intuitivo e atraente

A interface ZenUI foi concebida para ajudar os utilizadores a poupar tempo, permitindo-lhes ser mais organizados e produtivos com o menor esforço. Inclui todo um visual inovador criado para ser eficaz e apelativo, com ícones “planos” modernos, temas com cores vivas, animações, novos toques, sons de notificações e um aspeto muito “clean”, que apresenta a informação de forma muito visual e apelativa.

Além de atraente, o design desta App da ASUS otimiza o espaço disponível de uma ponta à outra do ecrã, disponibilizando temas coloridos contextualizados individualmente para uma determinada função, associados ao respetivo ícone no ecrã principal do dispositivo.

A função What’s Next é uma característica do ZenUI que ajuda a libertar os utilizadores de terem que gerir ativamente múltiplas informações diárias. Ela mostra no centro do ecrã bloqueado, no ecrã principal e no separador de notificações a informação mais importantes e úteis, num dado momento, que pode ser os próximos agendamentos, novas mensagens e chamadas perdidas de contactos favoritos, as previsões meteorológicas do próximo destino, aniversários de amigos e muito mais.

Já a Do Not Later é um funcionalidade do ZenUI que se integra na perfeição com muitas Apps nativas – tais como Phone, Email, Messaging e Browser – e que liberta o utilizador para se focar na tarefa que tem em mãos, mas sem se esquecer de outras coisas que tem para fazer mais tarde.

Se um utilizador está a meio da escrita de um email e recebe uma chamada telefónica, por exemplo, um simples premir de botão criará automaticamente um lembrete para voltar a ligar aquela pessoa. Os utilizadores podem também memorizar itens interessantes para ler mais tarde, tais como artigos, vídeos do YouTube ou qualquer página Web. Cada lembrete e item guardado é arrumado na App Do It Later independente e fica com um atalho para realizar uma ação relacionada, como por exemplo ligar a um contacto ou visualizar uma página Web.

A ZenUI ajuda os utilizadores a expressarem-se, ao permitir interagir facilmente com diferentes círculos sociais. Integra também na perfeição a solução Omlet – Open Messaging Platform – deixando que os utilizadores enviem mensagens e partilhem informações a partir de várias Apps, desde que usem um dos muitos dispositivos compatíveis com Omlet Chat. As Apps ASUS com funcionalidade Open Messaging incluem Contactos, Calendário, Email e Galeria.

A App Omlet Chat permite sessões de chat entre dois utilizadores ou em grupos com número ilimitado de membros, bem como a facilidade de partilhar fotos, stickers, vídeo, áudio e muito mais. Os conteúdos partilhados podem ser guardados no serviço ASUS Web Storage ou em qualquer outro serviço de armazenamento na nuvem, de modo a que estejam facilmente acessíveis em qualquer lugar. E por seu lado, a função de mensagens Social Hotspot deixa que os utilizadores criem ou se juntem a uma sala de chat privada ou pública, baseadas na localização.

A Open Cloud, outra funcionalidade única da interface ZenUI, ajuda os utilizadores a manter o acesso à sua informação a partir de qualquer lugar. Integra a possibilidade de guardar conteúdos na nuvem quando se usa as Apps Camera, Gallery, Music e File Manager, via ASUS WebStorage e outros serviços de armazenamento online compatíveis.

Com a funcionalidade Open Cloud, os utilizadores podem escolher fazer o envio automático das fotos para a cloud, bem como visualizá-las, ouvir música e aceder aos ficheiros lá guardados.

PixelMaster — Fotos com aspeto profissional a qualquer altura

A PixelMaster é uma tecnologia exclusiva da ASUS – atualmente disponível nos modelos ZenFone e PadFone mini — composta por um conjunto de funcionalidades incluindo os modos Selfie e Depth of field, que melhoram a funcionalidade da câmara e tornam mais fácil para os utilizadores o registo de fotos com um ótimo aspeto. Duas funções adicionais da tecnologia PixelMaster – Low-light Mode e Time Rewind – estão também disponíveis nos modelos ZenFone 5, ZenFone 6 e PadFone mini.

A função Low-light Mode da tecnologia PixelMaster aumenta de forma significativa o desempenho da câmara em ambientes de fraca luminosidade. Ao juntar pixéis adjacentes, a câmara aumenta a sensibilidade à luz até 400% e o contraste até 200%, resultando em imagens nítidas e brilhantes, mesmo em condições de fraca luminosidade, sem necessidade de usar flash.

O Estabilizador Eletrónico de Imagem (EIS) melhora ainda mais o desempenho em ambientes mais escuros, aumentando a nitidez e evitando as “fotos tremidas”. Uma vez que a tecnologia PixelMaster sugere automaticamente se a função Low-light Mode é necessária, as fotos registadas em condições normais de luz são guardadas na sua resolução máxima. O modo Low-light está também disponível durante a gravação de vídeos.

As fotos de ação podem colocar vários desafios devido ao movimento do sujeito a captar, mas a função Time Rewind torna mais fácil o registo daquele “momento perfeito”. Ao registar várias fotos antes e depois de o utilizador premir o botão de disparo, aumentam as hipóteses de se conseguir uma ótima foto de um tema difícil. Após registar a imagem, o utilizador pode “regressar no tempo” usando um interface muito simples para selecionar a melhor foto, ou pode simplesmente escolher guardar todos os registos disponíveis fixados pela câmara.

Por seu lado, o Selfie Mode é uma inovadora forma de tirar auto-retratos de alta qualidade (“selfies”). Permite ao utilizador usar a câmara de alta-resolução principal no painel traseiro do smartphone – em vez da versão frontal que, normalmente, tem um sensor com menos resolução – para registarvnum “selfie” individual ou em grupo. A câmara deteta automaticamente quando o número de pessoas selecionado está dentro da área de registo e começa a contagem antes de registar três fotos. Após o registo, o utilizador pode selecionar a imagem com melhor resultado para guardar e partilhar online.

Finalmente, o modo Depth of field permite ao utilizador registar imagens apelativas com os motivos bem destacados e nítidos de fundos suavemente desfocados – um resultado conhecido pelos fotógrafos como “pequena profundidade de campo” (baseada em pequenas aberturas do diafragma), normalmente apenas possível usando máquinas fotográficas de topo.