IBM

IBM atinge novo recorde de velocidade de Internet

IBM_ZWAME

Lisboa,  14 de fevereiro de 2014 – A IBM acaba de anunciar um novo marco tecnológico que representa um passo significativo na obtenção de velocidades de Internet entre 200 e 400 Gigabits por segundo (Gb/s).

Na realidade, para suportar o aumento do tráfego e do volume de dados, os cientistas da IBM Research têm vindo a desenvolver um conversor analógico-digital (ADC) ultra-rápido e de baixo consumo energético.

Este dispositivo pode ser usado para melhorar a partilha de informação entre clouds e centros de dados, a uma velocidade quatro vezes superior ao que a tecnologia atual permite. A esta velocidade é possível fazer o download de um filme de duas horas de 4K em alta-definição ou de 40 mil músicas em apenas alguns segundos. Esta tecnologia foi apresentada esta semana na International Solid-State Circuits Conference (ISSCC), em São Francisco, nos Estados Unidos.

Embora esta nova solução seja apenas um protótipo, uma versão anterior do projeto foi já licenciada para a Semtech Corp. (SMTC), um fornecedor líder de semicondutores analógicos e de sinal misto. A empresa já está a usar a tecnologia para desenvolver plataformas avançadas de comunicação que deverão ser anunciadas ainda este ano.

Os chips para a Semtech serão fabricados num laboratório da IBM em Nova Iorque. Têm uma área de 5 mm2 e geram 128 mil milhões de conversões analógico-digitais por segundo, com um consumo total de energia de apenas 2,1 Watts.

Este dispositivo será ainda utilizado para suportar o Square Kilometre Array, o maior telescópio do mundo, que está ainda em desenvolvimento. Este telescópio procurará descobrir as origens do universo, pelo que consumirá quantidades gigantescas de dados, chegando a recolher 1 exabyte por dia quando estiver em funcionamento.

Mais informações em www.research.ibm.com