IBM

IBM Database oferece liberdade de escolha a clientes SAP

IBM_ZWAME

Lisboa, 17 de fevereiro de 2014 – O IBM database DB2 10.5 com Aceleração BLU consegue fazer a análise de enormes quantidades de dados de um modo mais simples, mais barato e muito mais rápido do que antes. A nova versão combina computação de análise por colunas e tecnologia tradicional de bases de dados relacionais e, dependendo dos requisitos, os utilizadores podem combinar os dois modelos de processamento de dados e as suas vantagens específicas.

A certificação SAP permite agora que a liberdade de escolha seja ainda maior: os clientes podem usufruir de todas as vantagens da nova tecnologia IBM para as aplicações SAP Business Warehouse assim como de um suporte completo por parte da SAP.

O DB2 da IBM 10.5 com aceleração BLU é uma solução de database com um processamento de dados rápido e de baixo custo com tecnologia de análise por colunas. Os projetos-piloto empresariais mostram que, com a Aceleração BLU, o tempo de execução de Queries SQL de longa duração é reduzido, em média, de 25 a 40%. Além disso, os custos de armazenamento alcançados levaram a uma redução significativa nos custos operacionais.

“As empresas de hoje podem escolher entre diferentes tecnologias, quando se trata de oferecer mais informações num espaço de tempo mais reduzido, apesar das crescentes quantidades de dados que temos ao dispor. Um critério é o custo total de propriedade (TCO)  da solução”, disse Ferdinand Prezenski, Diretor da Divisão Database da IBM Europa. “Este é um aspeto em que a oferta IBM DB2 com Aceleração BLU pode marcar pontos extra, uma vez que não requer hardware específico e pode trabalhar em Intel, AMD, e plataformas IBM Power.”

A certificação SAP é mais um passo para a aceitação generalizada da nova tecnologia IBM. Esta condição garante um suporte abrangente ao IBM DB2 10.5 com Aceleração BLU em ambientes SAP Business Warehouse e um suporte técnico completo. As empresas podem agora optar entre duas tecnologias in-memory, com a IBM a oferecer ainda a vantagem de tecnologia híbrida de base de dados.

Outras vantagens referem-se ainda ao facto de a base de dados da IBM poder ser implementada sem dificuldades desde o SAP NetWeaver versão 7.0, em que o dimensionamento pode ser escolhido livremente, e em que se pode voltar a uma arquitetura tradicional a qualquer momento.

Ralf Wagner, Senior Manager SAP Development & Enablement no centro de investigação da IBM Research na Alemanha, referiu a este respeito: “Trabalhamos juntamente com a SAP na integração da oferta DB2 BLU para a SAP. O nosso principal foco era otimizar as queries SQL de longa duração, em comparação com as bases de dados tradicionais. Outro grande objetivo era incorporar a Administração BLU no SAP DB2 Cockpit.”

A Aceleração BLU consegue operar em qualquer hardware baseado em Intel ou IBM Power. A combinação da plataforma de energia e DB2 com a Aceleração BLU destina-se especialmente a empresas que precisem de analisar grandes quantidades de dados em tempo real. Os Power Systems, com a sua tecnologia inovadora, fornecem a capacidade e o poder de tratamento de enormes quantidades de dados, apoiados pela sua otimização em DB2. Os clientes SAP podem assim combinar os beneficios dos Power Systems com otimização da tecnologia in-memory.

Nos projetos-piloto com o IBM DB2 com Aceleração BLU ficou demonstrado uma capacidade sem precedentes. Algumas análises foram conseguidas num processo cerca de 100 vezes mais rápido, com tempos de resposta reduzidos de 28 segundos a frações de segundo. Em média, as respostas foram 7,4 vezes mais rápidas.