Google

Novo Google Maps ganha funcionalidades e conteúdos poderosos para ajuda à navegação


Lisboa, fereveiro de 2014. A partir de hoje e durante as próximas semanas a Google vai disponibilizar a nova versão do Google Maps para desktops e em formato de Apps para dispositivos móveis, introduzindo alterações significativas no modo como os utilizadores podem usar esta aplicação para encontrar locais, definir rotas ou aceder a informações em tempo real.

Graças ao trabalho realizado desde maio do ano passado sobre a versão preview do novo Google Maps, a Google introduziu alterações significativas com base nas sugestões dos utilizadores, tornando ainda mais fácil e enriquecedora a experiência de navegação – uma interface reorganizada, formas mais rápidas e eficazes de percorrer ruas, estradas, ou de descobrir locais interessantes. Nas próximas semanas serão adicionadas funcionalidades e conteúdos para todos os países.

Trânsito em tempo real

Uma das inovações da nova versão do Google Maps é a disponibilização de informações de trânsito em tempo real, o que ajuda o utilizador a encontrar a rota alternativa mais rápida e eficaz para chegar a horas ao seu destino.

Em Portugal as principais vias de norte a sul estão abrangidas por esta funcionalidade, garantindo uma mais-valia real a quem pretende saber “ao minuto” qual o estado do tráfego numa determinada estrada. Além do trânsito em tempo real, está ainda disponível um modo de “Tráfego típico”, a partir do qual é possível saber qual o histórico do tráfego rodoviário habitual num determinado local, a uma determinada hora e dia da semana.

A informação do trânsito em tempo real pode ser observada de uma perspetiva global, em todo o mundo, com poucos níveis de zoom, pormenorizando a informação à medida que o utilizador vai ampliando o mapa. Obras numa estrada na Flórida ou um engarrafamento no Túnel do Grilo? Com a nova versão do Google Maps basta olhar para o mapa e clicar para uma visualização mais próxima.

Nova interface e conteúdos mais ricos

As mudanças no Google Maps surgem não só ao nível da própria interface, com nova organização e mais conteúdos diretamente acessíveis, mas também em relação ao tipo de funcionalidades disponíveis para o utilizador.

Por exemplo, o ecrã principal passa agora a disponibilizar informação mais diversificada: clicando num qualquer local do mapa é possível aceder automaticamente a uma caixa com fotos, texto e sugestões de locais semelhantes; na base do ecrã é possível selecionar um friso com imagens sobre o local que se pretende – que podem ser fotos de utilizadores, imagens em modo Street View ou gráficos 3D; e também na base do ecrã o utilizador pode selecionar o guia Pegman e, a partir dele, aceder a imagens Street View (Photosphere), a imagens de interiores de edifícios (quando disponíveis), sempre com possibilidade de partilhar tudo diretamente no Google+.

Rotas (ainda) mais precisas

O novo Google Maps apresenta também uma componente de rotas atualizada, permitindo ao utilizador estabelecer caminhos mais inteligentes e práticos sempre que procura ligar vários pontos.

Além das convencionais rotas de automóvel, usando transporte público ou a pé, está agora disponível a opção de usar a bicicleta, contribuindo para estabelecer trajetos mais amigos do ambiente e da saúde.

Tudo isto, claro, com possibilidade de consultar o trânsito em tempo real, de modo a escolher o caminho mais indicado, ou de introduzir vários pontos de paragem no trajeto inicialmente definido, o que abre um novo mundo de possibilidades a quem deseja encontrar locais e caminhos a percorrer.

Estas e muitas outras novidades estão disponíveis desde já no novo Google Maps, cujos pormenores podem ser conhecidos no próprio site do serviço, ou no blogue oficial da Google.