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Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social implementa Solução de Comunicações Unificadas Cisco

Adoção da Solução de Comunicações Unificadas da Cisco permite uma poupança em comunicações na ordem dos 15 Milhões de Euros nos próximos quatro anos

Porto Salvo, 14 de Maio de 2014 – O Instituto de Informática, instituto público responsável pelas tecnologias de informação e comunicaçãodo Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social (MSESS) elegeu, através de procedimento legal, as tecnologias de colaboração da Cisco para simplificar a gestão e prestação de um melhor serviço aos cidadãos e empresas, obtendo uma solução integral de comunicações unificadas que permitirá uma poupança de cerca de 15 milhões de euros nos próximos quatro anos. 

O Instituto de Informática serve atualmente os 10 milhões de portugueses, além de meio milhão de empresas privadas, tendo a sua atividade impacto sobre 25% do PIB nacional. A renovação da plataforma tecnológica de colaboração que está a conduzir nos organismos do MSESS – apoiada na Cisco para conseguir uma solução IP completa e homogénea, capaz de fornecer uma cobertura global aos 569 escritórios em todo o país – visa essencialmente a prestação de um ótimo serviço aos cidadãos e empresas, conjugada com um retorno financeiro, alcançado através do aumento da produtividade e da poupança gerada.

Pontos-Chave do Anúncio

A Cisco® Unified Communications Manager (CM) 9.0, plataforma de controlo de chamadas para empresas, com mais de 80 mil utilizadores, foi escolhida após um projeto piloto, oferecendo serviços de comunicação e colaboração de última geração através da integração de voz, dados, vídeo numa só base de comunicações unificadas, substituindo as centrais telefónicas (PABX’s), anteriormente utilizadas.    

Cisco Jabber™, tecnologia que transforma computadores, smartphones e tablets em dispositivos com comunicações unificadas, facilitando o acesso a ferramentas como o Instant Messaging (IM), à videoconferência e à TelePresença entre outras. Todas as equipas do Instituto  de Informática poderão usufruir das vantagens da tecnologia Cisco Jabber for Everyone, que fornece IM e flexibilidade de TelePresença a custo zero para todos os profissionais que tenham uma licença de utilizador final Unified CM. A tecnologia Jabber permite não só uma fácil interação com o Microsoft Office e o Google Talk como dá também a possibilidade aos utilizadores de controlar os seus telefones IP Cisco, iniciando e gerindo chamadas dentro do Jabber do cliente, nível de integração que facilitou muito a aceitação dos utilizadores. Através da licença Cisco Collaboration pode-se ainda usufruir facilmente e em pleno das capacidades do Jabber Unified Comunnications, incluindo voicemail, WebEx®, chamadas de voz e vídeo através não só de computadores mas também de dispositivos móveis.

Os softwares Cisco Unified CM 9.0 e Cisco Jabber correm em servidores UCS C210 M2 Series Blade – existindo dois para assegurar a resiliência do sistema. A primeira fase do projecto abrangeu inicialmente cerca de 600 trabalhadores, na sede do Instituto de Informática e nas suas 18 equipas locais localizadas nas capitais de distrito e em cerca de 30 locais que suportam o contact center da Segurança Social (localizados a nível distrital e local). O objetivo é ter 13 mil telefones Cisco Unified IP (6921, 7942G e 7965G Series) totalmente operacionais até ao final de 2014. Os agentes que trabalham no contact center serão equipados com Cisco 7942G e 6921 Series, tendo acesso garantido a pelo menos duas linhas telefónicas, conectividade integrada de headsets e um display gráfico colorido. 

É estimada uma poupança de 7 milhões de euros nos próximos quatro anos com a transferências das chamadas internas para a WAN através da implementação Cisco Unified CM 9.0. O contact center contribuirá com mais 2 milhões de euros de poupança por ano, o que perfaz um total de 15 milhões de euros nos próximos 4 anos. A adopção generalizada de comunicações unificadas, embora pouco usual no sector público, não só vai melhorar o retorno financeiro através do aumento da produtividade como também encorajar novas formas de trabalhar através da utilização do Jabber. É cada vez maior a utilização do IM em substituição das chamadas telefónicas ou envio e-mails, levando as empresas a responder de forma mais rápida para resolver os problemas dos clientes.  

Declarações

Reconhecemos na Cisco o desempenho e a estabilidade pela alta qualidade e durabilidade do equipamento e também pela excelente rede de parceiros que assegurou uma instalação eficiente e um apoio contínuo, o que nos permite ter confiança neste projeto.afirma Fernando Pereira, Diretor de Inovação e Produtividade do Instituto de Informática.A fiabilidade apresentada pela Cisco foi boa em todos os testes e a simplicidade e flexibilidade da plataforma Cisco Unified CM permitiu-nos manter um elevado nível de serviço durante a migração do contact center. Esperamos ter um retorno do investimento em apenas um ano”, conclui Fernando Pereira