ASUS

ASUS anuncia motherboards Mini-ITX Série 9

ASUS_ZWAME

Lisboa, julho de 2014 – A ASUS anuncia hoje as novas Z97I-Plus e H97I-Plus, duas novas motherboards mini-ITX construídas em torno dos poderosos chipsets Intel® 9 Series para as mais recentes gerações de processadores Intel Core™ (da 4ªs e 5ª geração com os nomes de código “Haswell”, “Haswell Refresh e Haswell K-series / Devil’s Canyon’). As novas motherboards possuem layouts extraordinariamente inteligentes, várias tecnologias exclusivas e suporte para os mais recentes dispositivos de armazenamento M.2, garantindo que os utilizadores sejam capazes de explorar todas as capacidades dos chipsets Z97 e H97 para ter as melhores experiências em multimédia e jogos.

Sobre este lançamento, Jackie Hsu, Vice-Presidente Corporativo e Diretor-Geral de Vendas Mundiais da ASUS Open Platform Business Group, afirmou: “A ASUS está comprometida com o desenvolvimento de motherboards com designs small-form-factor e estamos muito entusiasmados por apresentar a nossa Série 9 de placas mini-ITX. Desenvolver o layout perfeito para este formato é um trabalho exigente, que requer a mais avançada engenharia. Os nossos esforços no design destes layouts são repetidamente elogiados pela imprensa especializada e com as novas Z97I-Plus e H97I-Plus ampliamos as opções de conetividade e melhoramos a experiência de customização do utilizador. As Asus 9 Series fornecem uma capacidade e compatibilidade de nível ATX num formato mini-ITX para o melhor desempenho e experiência do utilizador”.

Layout inteligente de seis pontos para uma capacidade e compatibilidade de nível ATX

As novas motherboards Z97I-Plus e H97I-Plus são projetadas com um layout bem equipado que as coloca em pé de igualdade com as melhores placas de formato ATX, oferecendo grandes recursos e compatibilidade num formato compacto. Para os utilizadores isto é sinónimo de uma grande flexibilidade de expansão, seja para armazenamento extra, conectividade ou gráficos. Mesmo os componentes de grande dimensão normalmente associados apenas a formatos ATX são facilmente acomodados.

Para conseguir fornecer esta versatilidade sem precedentes os engenheiros da ASUS aplicaram seis ideias inteligentes de design para as Z97I-Plus e H97I-Plus, a começar no posicionamento do socket da CPU e na sua topografia. O socket do processador está situado mesmo no centro da motherboard, proporcionando o máximo de espaço entre os outros componentes para uma maior escolha dos sistemas de refrigeração. Além disso, não existem componentes montados abaixo do socket: uma traseira da placa “limpa”,  garante o máximo de compatibilidade com os acessórios de refrigeração do CPU.

As novas Z97I-Plus e H97I-Plus beneficiam também de quatro sockets SATA / 6Gbit/s para ligações super-rápidas. O espaço cuidadosamente calculado entre estes conetores garante uma instalação e remoção simples dos dispositivos SATA. Um conector M.2 está também presente nas placas, de modo que os utilizadores possam tirar partido das mais recentes unidades de armazenamento SSD.

Ambas as novas motherboards estão equipadas com três conectores de ventoinha de 4 pinos que suportam ventoinhas de 3 e 4 pinos (modo PWM/DC). Os utilizadores podem desfrutar de um controlo extremamente preciso sobre o sistema de refrigeração com a tecnologia ASUS Fan Expert 3 (Z97I-Plus) e Fan Expert 2+ (H97I-Plus). O sistema Fan Xpert 3 tem como base uma ferramenta de gestão extremamente avançada das ventoinhas da CPU, que coloca os controlos tanto das ventoinhas de 3 pinos como as de 4 num único lugar.

O sistema verifica as características de cada ventoinha e, de forma “inteligente”, propõe configurações personalizadas para cada uma delas, tendo como base as temperaturas da área dedicada, garantindo que todas as ventoinhas atingem o melhor equilíbrio entre o desempenho de refrigeração e o ruído. O sistema Fan Expert 2+ oferece funcionalidades semelhantes e fáceis de usar, suportando ventoinhas com conetores de 3 e 4 pinos

Os engenheiros da ASUS sempre tiveram em conta os mais pequenos detalhes, que no caso das novas Z97I-Plus e H97I-Plus se traduzem também no posicionamento do conetor de alimentação à superfície da placa: esta prática localização torna mais fácil fazer a ligação necessária. O mesmo nível de pensamento ao nível do design foi também aplicado na instalação da placa de vídeo através de um Q-Slot – uma ranhura PCIe com um sistema de fixação grande com uma pega, permitindo remover e inserir uma placa gráfica de forma muito simples e rápida, mesmo numa caixa pequena.

Tecnologia de áudio exclusiva e redes ultra-rápidas

As novas Z97I-Plus e H97I-Plus incluem recursos de áudio exclusivos ASUS, que se destacam no campo dos jogos, sendo também excelentes para todos os tipos de entretenimento multimédia – desde música a bandas sonoras de filmes. Camadas distintas na placa de circuito impresso separam os canais esquerdo e direito para proteger a qualidade dos sinais de áudio mais sensíveis. E a utilização de componentes superiores, incluindo condensadores áudio de fabrico nipónico e amplificadores operacionais (op-amps), resultaram numa saída do som com uma clareza e fidelidade excecionais.

A motherboard Z97I-Plus inclui ainda o ASUS Turbo LAN, um utilitário inteligente que trabalha com a ligação Intel Gigabit Ethernet para adicionar ainda mais suporte de redução de latencia, tudo controlado através de uma interface do utilizador muito intuitiva. O sistema Turbo LAN permite reduzir o desfasamento do sinal até 1,45 vezes (1.45X) – sem necessidade de conhecimento especializado por parte do utilizador.

Aceda a tudo em todo o lado com a ASUS HomeCloud

As novas Z97I-Plus e H97I-Plus são acompanhadas pela tecnologia ASUS HomeCloud, transformando o disco rígido do PC numa Cloud privada, eliminando preocupações sobre limites de armazenamento. Os utilizadores podem aceder a todo o conteúdo do seu PC remotamente, fazer stream de conteúdos multimédia para qualquer dispositivo adequado, usando uma rede cablada ou Wi-Fi, gerindo todo o conteúdo a partir de qualquer lugar – independentemente da localização do computador.

A função Wake-on-WAN integrada permite ainda que os utilizadores ativem e controlem um PC remotamente a partir de um único dispositivo inteligente, em qualquer lugar e a qualquer hora.

Adicionalmente o modelo Z97I-Plus beneficia da integração da nova geração de ligações Wi-Fi 802.11ac (2.4/5GHz) e da tecnologia Bluetooth 4.0.

Aclamadas pela crítica pela fiabilidade e desempenho

A ASUS emprega rigorosos padrões de compatibilidade e de validação e o sistema ASUS 5X Protection utiliza os melhores componentes para garantir a fiabilidade a longo prazo e durabilidade: estes incluem o módulo de regulador de voltagem DIGI+ (VRM), DRAM com proteção contra picos de corrente, ESD Guards, condensadores de alta qualidade 5K que duram até 2,5 vezes (2.5X) mais do que os condensadores tradicionais, a que se junta um painel traseiro em aço inoxidável, resistente à corrosão. Além disso, todas as motherboards estão validadas para uma compatibilidade com mais de 1.000 dispositivos e são submetidas a mais de 7.000 horas de rigorosos testes de resistência, para garantir uma qualidade e fiabilidade a longo prazo.