Microsoft

Microsoft apresenta o futuro do Windows

  • Microsoft faz uma primeira revelação do Windows 10, evidenciando os avanços nas funcionalidades para as empresas e a abertura para o desenvolvimento em colaboração.

Lisboa, 30 de setembro de 2014 A Microsoft revela hoje o seu novo sistema operativo Windows – o Windows 10 – e apresenta a versão Technical Preview para PC, disponível a 1 de outubro, evidenciando as melhorias para as empresas, incluindo uma experiência de utilizador melhorada, segurança avançada e capacidades de gestão. A Microsoft apresentou também o Windows Insider Program (WIP), iniciando o maior esforço de desenvolvimento em colaboração aberta de sempre, com o objetivo de mudar a forma como o Windows é desenvolvido e disponibilizado, para melhor satisfazer as necessidades dos clientes. Os participantes no programa receberão a Technical Preview do Windows 10 e uma sequência constante de atualizações ao longo do ciclo de desenvolvimento, para utilizarem e fazerem comentários.

O Windows 10 representa o primeiro passo de uma geração totalmente nova do Windows, desvendando novas experiências que possibilitam aos clientes novas formas de trabalhar, de se divertirem e de estarem ligados,” referiu Terry Myerson, vice-presidente executivo do grupo de Sistemas Operativos da Microsoft. “Este será o nosso sistema operativo mais abrangente e o melhor lançamento de sempre da Microsoft para os nossos clientes empresariais, e estamos ansiosos por trabalhar com a nossa comunidade alargada de Windows para dar vida ao Windows 10 nos próximos meses.”

Windows 10: familiaridade e coerência entre dispositivos

O Windows 10 adapta-se aos dispositivos utilizados pelos clientes — desde a Xbox aos PCs, passando pelos telefones, tablets e até mesmo pequenos gadgets — e ao que fazem nesses dispositivos, com uma experiência coerente, familiar e compatível, permitindo uma produtividade ainda maior. O Windows 10 funciona na maior gama de dispositivos de sempre, desde a Internet of Things a centros de dados empresariais em todo o mundo. A Microsoft irá também disponibilizar uma plataforma de aplicações convergente para programadores em todos estes dispositivos, com uma loja de aplicações unificada. Os programadores poderão desenvolver uma aplicação uma vez, e implementá-la em diferentes tipos de dispositivos, tornando a localização, a compra e a atualização mais fácil do que nunca para os clientes.

Windows 10: criado para os desafios dos negócios da era moderna

O Windows 10 dispõe de praticamente tudo aquilo de que as empresas necessitam diretamente no núcleo do produto, incluindo segurança de nível empresarial e funcionalidades de proteção de identidade e de informações, de formas que podem reduzir a complexidade e proporcionar melhores experiências do que outras soluções. Um avanço significativo está patente no trabalho que desenvolvemos com as identidades dos utilizadores, e que melhoram a resistência a violações de segurança, ao roubo e ao phishing. O Windows 10 ajudará também a melhorar a prevenção da perda de dados, utilizando contentores e separação de dados ao nível das aplicações e dos ficheiros, permitindo uma proteção que acompanha os dados, onde quer que estes se encontrem.

A gestão e a implementação foram simplificadas para ajudar a reduzir os custos, incluindo atualizações locais do Windows 7 ou 8 que têm como objetivo tornar os cenários de limpeza e reinstalação obsoletos. As empresas terão também agora a flexibilidade de escolher quando adotar as mais recentes inovações, bem como influenciar os melhoramentos contínuos com base nos seus comentários. Além disso, as organizações poderão personalizar uma loja específica para as suas necessidades e para o seu ambiente. A loja de aplicações permitirá o licenciamento de aplicações em volume, a distribuição flexível e a capacidade de as organizações recuperarem ou reutilizarem licenças quando necessário.

Technical Preview: produtividade para PC

A Technical Preview do Windows 10 demonstra novos níveis de flexibilidade, navegação e familiaridade através da experiência Windows, tais como:

  • Menu Início expandido: O conhecido menu Início (Start) está de volta, proporcionando rápido acesso num só clique às funções e ficheiros mais utilizados, e inclui um novo espaço para personalizar com aplicações, programas, pessoas e Web sites favoritos.

  • Aplicações executadas numa janela: As aplicações da Loja Windows são agora abertas no mesmo formato que os programas de desktop. Podem ser redimensionadas e movidas, e dispõem de barras de título na parte superior que permitem maximizar, minimizar e fechar com um clique.

  • Melhoramentos à funcionalidade de encaixe: Trabalhar com várias aplicações em simultâneo é mais fácil e mais intuitivo com os melhoramentos à funcionalidade de encaixe. Pode ter até quatro aplicações encaixadas no mesmo ecrã com um novo esquema de quadrantes. O Windows irá também indicar outras aplicações e programas que estejam a ser executados e que podem ser encaixados e até mesmo apresentar sugestões sobre como preencher espaço disponível no ecrã com outras aplicações.

  • Novo botão Vista de Tarefas: O novo botão de Vista de Tarefas na barra de tarefas permite ver todas as aplicações e ficheiros abertos, possibilitando a rápida alternância e acesso com um só toque a quaisquer ambientes de trabalho criados.

  • Vários ambientes de trabalho: Em vez de ter várias aplicações e ficheiros sobrepostos num único ambiente de trabalho, é fácil criar e mudar entre ambientes de trabalho diferentes para diversas finalidades e projetos, quer seja para uso profissional, pessoal ou ambos.

Desenvolvimento aberto e de colaboração

A Microsoft demonstra o compromisso contínuo de trabalhar com os clientes para ajudar a moldar o futuro do Windows com a introdução do Windows Insider Program. Os Windows Insiders poderão participar num diálogo em dois sentidos com a empresa, disponibilizando comentários relativamente às primeiras compilações do produto, ao longo do ciclo de desenvolvimento. O programa incluirá várias formas dos Windows Insiders trabalharem em conjunto com a Microsoft, incluindo uma aplicação Windows Feedback para a partilha de sugestões e problemas, bem como um Fórum dedicado à Technical Preview do Windows para interação com os engenheiros da Microsoft e outros Insiders. Pode encontrar mais informações sobre o WIP e a pré-visualização técnica no endereço http://preview.windows.com.