Intel

4ª geração de processadores Intel core incentiva criação de novos dispositivos 2 em 1

Nova gama de processadores concilia consumos energéticos excepcionalmente baixos e um desempenho extraordinário 

Destaques

  • Primeiro system-on-a-chip para PCs, que favorece novos designs 2 em 1.
  • Os processadores Intel Core de 4ª geração têm a capacidade de aumentar em cerca de 50% a vida útil da bateria – o maior aumento da história da empresa
  • 4ª geração Intel Core com gráficos Intel® Iris permitem duplicar o desempenho gráfico em relação à geração anterior

 

Lisboa, Junho de 2013 – A Intel apresentou e a 4ª geração da sua gama de processadores Intel Core, reinventando uma vez mais o conceito de computador pessoal, tal como o conhecemos. A 4ª geração do Intel Core proporciona experiências personalizadas e optimizadas para as necessidades específicas do utilizador final, ao mesmo tempo que inclui uma extraordinária capacidade em termos de bateria, gráficos revolucionários e novos formatos de utilização em dispositivos como tablets e sistemas 2 em 1, portáteis tudo-em-um, bem como dispostivos para negócios seguros e funcionais com o Intel® vPro™.

Os novos processadores Intel Core proporcionam um desempenho incrivelmente reactivo e seguro, o que permite potencializar ao máximo a experiência do utilizador. A 4ª geração do Intel Core é a primeira a ser concebida de raiz para o Ultrabook, e representa o maior avanço desde a tecnologia Intel Centrino, conciliando um alto desempenho, próprio de um PC, e a mobilidade de um tablet. Desta forma, e em última análise, estas características incentivam e aceleram a criação de uma nova gama de dispositivos 2 em 1.

Com níveis de energia tão baixos que chegam a assumir 6 watts em system design power, a Intel está a abrir a possibilidade de criação de dispositivos mais silenciosos, com espessura e peso mais reduzidos, e que dispensam a incorporação de uma ventoinha. Os novos processadores Intel Core também potenciam dispositivos portáteis com necessidade de maior vida útil de bateria, elevando a portabilidade a uma nova categoria. Sendo a gama de processadores com maior desempenho, os Intel Core de 4ª geração proporcionam um desempenho superior à geração anterior, em cerca de 15%.

A 4ª geração de processadores Intel Core oferece a melhor solução de sempre, em termos de potenciador de vida útil de bateria, alguma vez atingida pela Intel. Proporciona ainda a duplicação do desempenho gráfico e um aumento bastante significativo do desempenho do CPU, o que permitirá a criação de novas e entusiasmantes experiências para o consumidor,” explicou Kirk Skaugen, Vice-Presidente Sénior da Intel e [general manager] do PC Client Group.

A apresentação desta geração de processadores acelera a inovação nas categorias de dispositivos 2 em 1, apresentando o melhor de um portátil e de um tablet em novas e fascinantes formas. Em suma, tudo isto significa que é a altura ideal para os consumidores se renovarem.”

Já estão disponíveis sistemas para consumidores e para estruturas de negócio, baseadas nas versões quad-core da 4ª geração Intel Core. A disponibilidade no Verão está prevista para Ultrabooks, 2-em-1s, sistemas portáteis tudo-em-m e computadores portáteis e de secretrária tradicionais. Novos produtos móveis para empressas com a 4ª  geração do Intel Core vPro estarão disponíveis mais tarde este ano.

Os preços dos novos processadores Intel Core podem ser encontrados em www.intc.com.

 

Baixo consumo + Desempenho extraordinário + Gráficos Impressionantes

Ao atingir o maior ganho de potencial de bateria da história da empresa, os processadores Intel da 4ª geração permitem um aumento de 50% da vida útil de bateria no uso activo da mesma, em relação à geração anterior, bem como o aumento de duas a três vezes na vida útil da bateria, em standby.  É esperado um desempenho de bateria de cerca de 9h em uso activo, bem como uma vida útil de bateria de cerca de 10 a 13 dias em standby, para alguns dos sistemas que entrarão no mercado no próximo ano.

A Intel excedeu as suas próprias expectativas em termos de redução de energia, ao conseguir diminuir o nível de consumo do CPU para 6 watts, e ao trabalhar para uma optimização energética do sistema, em geral. Estes melhoramentos vão desde a tecnologia System-on-a-Chip (SoC) e as tecnologias ao nível da plataforma, até à inovadora tecnologia de 22 nanómetros da Intel.

O consumo de uso activo e de repouso da máquina foram melhorados através da concepção de novos estados de baixo consumo do processador, onde o CPU consome apenas uma fracção de energia, comparado com as versões anteriores.

A 4ª geração de processadores da Intel proporciona o mais alto desempenho disponível nos computadores comuns, com o benefício adicional de conseguir oferecer um suporte gráfico superior. Graças a este facto, o utilizador poderá beneficiar da sua experiência computacional do dia-a-dia, cerca de duas vezes mais rápido. Não só os sistemas conseguem despertar aproximadamente oito vezes mais rápido, como os utilizadores terão a oportunidade de editar e partilhar vídeos de alta-definição cerca de 20 vezes mais rápido do que fariam num computador com quatro anos, por exemplo.

A Intel expandiu a capacidade gráfica através da profunda integração do SoC, de forma a poder oferecer os melhores gráficos nos dispositivos mais finos e leves possível. Os gráficos Intel Iris, disponíveis em alguns SKUs da gama de processadores Intel Core de 4ª geração, duplicam o desempenho 3-D, em relação às soluções de gráficos HD mais rápidas da Intel. A tecnologia Iris da Intel representa, no fundo, a nova geração de computação móvel, em termos de experiência visual – tudo isto sem qualquer necessidade de placa gráfica adicional.

 

Novas experiências computacionais, maior tranquilidade para o novo Ultrabook com processador Intel Core.

Os processadores Intel Core da 4ª geração também abrem a possibilidade a novas interacções computacionais, que melhoram a experiência geral do utilizador. A 4ª geração Intel Core – completamente redesenhada de raíz para o Ultrabook – representa uma mudança radical no panorama computacional.

Os novos Intel Core elevam a fasquia dos Ultrabooks e cumprem o objectivo definido pela Intel há 2 anos: o objectivo de combinar um desempenho topo de gama, uma capacidade de resposta e vida útil de bateria superiores, e uma segurança incorporada – tudo isto em designs elegantes e finos, de forma a permitir uma boa mobilidade do dispositivo.

Os novos Ultrabooks terão ecrã táctil e também capacidade Intel Wireless Display integrada de forma a disponibilizar uma sensibilidade natural ao toque e uma interactividade com o movimento e velocidade para jogos de baixa-latência no grande ecrã.

Os Ultrabooks também estarão equipados, a nível de hardware, para reconhecimento e control de voz, dando a possibilidade ao utilizador de escolher a maneira mais natural e intuitive de desempenhar a tarefa que pretende. Estes dispositivos demorarão menos de 3 segundos a fazer a transição do estado de hibernação para o estado de actividade, proporcionando a experiência imediata que o utilizador mais procura. Os Ultrabooks descarregarão a informação do dia-a-dia, como emails e actualizações várias, em modo de baixo consumo, o que significará uma menor necessidade de esforço aquando da activação do computador.

Os Ultrabooks irão integrar igualmente soluções de segurança para protecção adicional da máquina, tais como a Tecnologia de Protecção de Identidade da Intel (Intel IPT) e a Tecnologia Anti-Roubo da Intel (Intel AT). Websites que tenham parceria com o Intel IPT, ajudarão a proteger informações de log-in, preservando a identidade do utilizador, em termos de autenticação de hardware. Por outro lado, a Tecnologia Anti-Roubo ajudará a proteger o Ultrabook através do cancelamento automático em caso de roubo ou perda do dispositivo. O serviço McAfee LiveSafe, recentemente apresentado, trará a mais profunda segurança disponível, na medida em que tirará partido da tecnologia dos processadores Intel Core, bem como do Intel IPT e AT.

 

Concebido para a empresa: Negócio, Terminal de Trabalho e Sistemas Inteligentes

De forma a assegurar a melhor experiência em termos de prática de negócio, quer para os profissionais de TI, quer para o utilizador final, os processadores Intel Core vPro da 4ª geração vieram aprofundar a segurança e aumentar a produtividade.

Disponíveis hoje em computadores exclusivos de secretária para empresas, os dispositivos de sistemas tudo-em-um, com formatos ultra-pequenos e  workstations móveis são disponibilizados futuramente ao longo do ano para Ultrabooks, tablets e sistemas portáteis. O Intel Core Vpro oferece um desempenho superior para uma experiência segura, produtiva e colaborativa que permite aos utilizadores finais e de TI utilizarem aplicações informáticas com confiança.

A 4ª geração dos processadores Intel Core é ideal para o design de alto-desempenho, sistemas inteligentes de baixo consumo para o retalho, servidores de media e ambientes médicos e de vigilância digital. Os gráficos 3-D melhorados e o desempenho de conteúdos media, proporcionam uma excelente reprodução de conteúdos de alta-definição, para aplicações de retalho e sinalética digital. Por outro lado, as instruções do novo Intel AVX 2.0 permitem um cálculo significativamente mais rápido para a recolha e interpretação de ondas sonoras numa máquina de ecografia. (Informação adicional sobre os sistemas inteligentes Intel Core da 4ª geração está disponível no folheto informativo).

Estima-se que até 2016 toda a televisão, aluguer de conteúdos e vídeos na Internet representarão, juntos, até 86% do tráfego consumido em todo o mundo. Este crescimento requer inovação em tecnologias de processamento, de forma a garantir que o utilizador consegue ter a melhor experiência de conteúdos. Apresentados recentemente, os processadores Intel Xeon E3-1200 v3 virão equipados com características gráficas que permitirão que todos os fornecedores de vídeo e media em geral possam disponibilizar uma quantidade de cerca de 4,6 vezes superior, ao mesmo tempo que reduzem os custos de detenção da propriedade do vídeo em cerca de 64%, relativamente outros servidores com capacidades gráficas inferiores.

A nova microarquitectura e o processo líder de tecnologia permitirá também o processador Intel Xeon com menor consumo de energia de sempre com 13W TDP direccionados para micro-servidores e comunicações de infra-estruturas. Terá também até 38% de melhoramento em desempenho gráfico e até 18 por cento melhor desempenho de eficiência energética em relação à anterior geração.