McAfee

McAfee redefine o sector com a utilização de uma inovadora tecnologia de segurança

A companhia desenvolve com a Intel a primeira solução de segurança assistida por hardware, criada para eliminar as ameaças por debaixo do próprio sistema operativo

INTEL DEVELOPER FORUM, SAN FRANCISCO, 13 de Setembro, 2011 – O cenário das ameaças está a mudar rapidamente para um dos estados mais avançados e persistentes ao nível das ameaças e de uma forma quase que feita em segredo. Assim, torna-se necessária uma nova abordagem à segurança que nos permita ficar à frente dos cibercriminosos, pelo que a McAfee lançou hoje o McAfee DeepSAFE. Esta nova tecnologia – que irá ajudar a mudar e redefinir fundamentalmente o sector da segurança – foi demonstrada pela McAfee no Intel Developer Forum (IDF) durante a apresentação do Presidente e CEO da Intel, Paul Otellini. Otellini destacou as oportunidades e os desafios com os quais o sector se defronta, tendo em conta a proliferação dos dispositivos inteligentes.

A McAfee e a Intel reconheceram que para assegurar aos utilizadores uma experiência computacional cativante e produtiva, torna-se essencial que os dispositivos estejam protegidos contra apropriações ilegítimas devido a falhas na segurança – para evitar, por exemplo, os ataques de malware e os acessos de dados – de uma forma mais efectiva em comparação com os mecanismos que estão disponíveis actualmente. Todos os tipos de dispositivos são vulneráveis e é o reconhecimento dessas vulnerabilidades e o desejo de adoptar uma abordagem holística para tornar os computadores mais seguros que levou à colaboração entre a Intel e a McAfee.

Com o anúncio desta nova tecnologia DeepSAFE, a McAfee e a Intel estão a trabalhar para mudar o sector ao combinar a potência do hardware e do software para criar mecanismos muito mais sofisticadas para prevenir ataques. Os cibercriminosos sabem como escapar à segurança dos sistemas operativos actuais, o que exige um novo paradigma – uma segurança que vá mais além do próprio sistema operativo.

“Isto representa uma extraordinária mudança para a McAfee sendo também uma das maiores inovações na história do sector da segurança,” referiu Todd Gebhart, co-presidente da McAfee.
“A tecnologia McAfee DeepSAFE utiliza características do hardware que já se encontram actualmente disponíveis nos processadores da Intel para oferecer uma segurança mais além do sistema operativo. Desde este ponto de vista, a tecnologia DeepSAFE pode aplicar novas técnicas para fornecer toda uma nova geração de protecção em tempo real para evitar a actividade maliciosa e não apenas limitar-se a detectarem infecções.”

A tecnologia McAfee DeepSAFE, desenvolvida juntamente com a Intel, é uma tecnologia que permite à McAfee o desenvolvimento de produtos de segurança assistidos pelo hardware que tiram o partido máximo partido de uma segurança mais profunda. Esta tecnologia funciona por debaixo do sistema operativo disponibilizando um ponto de vista essencial que irá mudar as regras da segurança do jogo. A tecnologia McAfee DeepSAFE permite a utilização de novas e inovadoras tecnologias de protecção a detecção e prevenção proactiva de ameaças sigilosas, avançadas e persistentes de malware. Muitos APTs incluem técnicas sigilosas, como por exemplo, vírus que se incorporam profundamente no sistema operativo para fugir às actuais soluções de segurança.

Foi hoje apresentada um mecanismo para aplicar esta nova vantagem na prevenção dos rootkits. De acordo com o McAfee Labs, são detectados por dia mais de 1,200 novos rootkits – o que equivale a 50 por hora, cada dia. Um sistema que funciona com a tecnologia DeepSAFE foi capaz de detectar e parar um rootkit Agony que colocou em marcha um ataque do dia zero, para desta forma evitar a infecção de um sistema em tempo reaol. Espera-se que esta tecnologia seja lançada para o final de 2011.

McAfee DeepSAFE:
• Estabelece a base para uma segurança assistida por hardware que vá mais além do sistema operativo disponibiliza uma visualização fidedigna dos eventos do sistema por debaixo do sistema operativo
• Detecta e elimina ataques que não eram detectados até então
• Oferece um novo ponto de vista para bloquear técnicas fortuitas sofisticadas e APTs
• Disponibiliza a monitorização de eventos do CPU em tempo real com o mínimo impacto no desempenho
• Combina poderá potenciar do hardware e a flexibilidade do software para disponibilizar os novos pilares para a segurança

“A Intel e a McAfee estão a trabalhar juntas em tecnologias para melhor proteger cada segmento relacionados com o avanço contínuo da informática, desde os PCs até aos dispositivos,” referiu Renée James, sénior vice-presidente na e director geral do Software and Services Group da Intel e Chairman da McAfee. “Devido à combinação do hardware existente da Intel e as inovações no software da segurança, a Intel e a McAfee estão a impulsionar a no sector da segurança ao disponibilizar um novo mecanismo para proteger dos dispositivos informáticos. Estamos muito interessados em introduzir esta tecnologia que nos irá proporcionar novas soluções.”

“Na McAfee os nossos clientes e parceiros confiam em nós para os ajudarmos a estar um passo à frente dos cibercriminais e para manterem as suas empresas protegidas,” referiu Michael DeCesare, co-presidente da McAfee. “Esta tecnologia e a nossa colaboração conjunta com a Intel representa a próxima evolução para a segurança e irá permitir à McAfee continuar a ser o fornecedor de segurança para os nossos maiores e mais complexos clientes.”
Para mais informações, por favor consulte, McAfee DeepSAFE.