R&M

R&M apresenta solução completa para FTTH

– Lançado no ECOC 2011 em Genebra, o R&Mfoxs é um sistema de ligação cruzada de fibra óptica para redes públicas
– Inclui tecnologia standard de cablagem e plataformas modulares do distribuidor principal à ligação em casa dos clientes
– Instalação até 30 por cento mais rápida

Lisboa, 27 de Setembro de 2011 – A Reichle & De-Massari AG (R&M), um dos principais fabricantes de soluções de cablagem passiva para redes de comunicação (www.rdm.com), acredita que a única forma profissional para responder às exigências de largura de banda e de novos serviços é expandir as redes de fibra óptica. Como tal, no 37.º European Conference for Optic Communication (ECOC 2011), que decorreu em Genebra (Suíça), a empresa apresentou o R&Mfoxs, uma solução FTTH completa que, pela primeira vez, atinge o objectivo acima referido. O R&Mfoxs é o sistema de ligação cruzada de fibra óptica da Reichle & De-Massari.

Esta solução modular, para tecnologia de rede passiva, cobre todos os níveis das infraestruturas de banda larga modernas (PON ou GPON), desde centros de dados e distribuidores principais aos armários de rua, caixas de interligação, áreas de acesso e tomadas de fibra óptica.

O R&Mfoxs é baseado no SCM, o sistema de gestão de circuito único (single circuit management system) desenvolvido pela R&M e inclui bandejas de fusão de fácil utilização para gerir fibras e subscritores individuais. Os produtos e plataformas da família R&Mfoxs podem ser combinados da forma desejada e suportam todas as topologias e tipos de cabos do mercado.

De acordo com Martin Kellenberger, FTTH Program Manager, “os projectos de fibra até casa (Fiber To The Home) apenas são compensatórios se o custo total de propriedade for calculado por completo e o roll-out for feito de forma extremamente rápida e sem erros. Ao mesmo tempo, os operadores de rede precisam de sistemas flexíveis e escaláveis, com alta densidade de pacotes, que possam ser adaptados individualmente a qualquer mercado ou situação. O R&Mfoxs é a resposta a estas conclusões”.

A família R&Mfoxs inclui também um armário de distribuição óptica (ODF) para sites com maior distribuição, armários de exterior, caixas derivação, torpedos para distribuição subterrânea, carcaça externa para os cabos e conectores com terminação de campo no último quilómetro. A R&M tem também uma solução na sua gama de produtos para criar pontos de entrada e para cablagem de banda larga dentro de edifícios.

Estas soluções estão concentradas num pequeno número de componentes de utilização simples e podem ser dimensionados como pretendido. Esta aproximação simplifica o planeamento, a montagem e a manutenção, assim como a conversão e a gestão de subscrições. Os clientes R&M conseguem assim manter uma boa visão dos custos dos seus investimentos.

Como regra, as plataformas podem ser colocadas lado a lado tirando partido de uma técnica de montagem rápida que não obriga à utilização de ferramentas especiais ou de qualquer outros módulos pré-terminados.

Isto significa que um grande número de distribuidores e ligações domésticas podem agora ser instaladas até 30 por cento mais rápido que os sistemas tradicionais de cabos. O sistema R&Mfoxs é ainda compatível com cablagem híbrida, ou seja, os operadores de rede podem trabalhar sobre infraestruturas de cobre ou fibra e implementar FTTH de forma gradual, conforme os requisitos.

O distribuidor e a tecnologia de bandeja desenvolvidos pela R&M funciona em todos os níveis de rede com um raio de curvatura 40mm, que é especialmente delicado em fibras.

Mesmo quando estão envolvidas transações de pacotes de dados com densidades muito altas, o raio de curvatura da fibra óptica é limitado a 40 milímetros. Este é um critério essencial para garantir o desempenho da transmissão e confiança necessária para futuras aplicações de alta potência e xWDM. Este raio de curvatura minimiza as perdas de atenuação e simplifica o manuseamento durante a instalação.

Um conjunto modular de rótulos com codificação numérica e de cor faz com que seja ainda mais fácil gerir um maior número de fibras. Com o portfólio SCM, a R&M suporta todas as atuais estratégias de mercado FTTH, tais como a point to point (P2P), point to multipoint (P2MP) e open access.