Nintendo

Star Fox 64 3D volta a introduzir uma nova dimensão no combate intergaláctico

Prepare-se para gráficos remasterizados em 3D, novos controlos por movimento e horas de diversão em combates com múltiplos jogadores.

8 de setembro de 2011 – A série Star Fox não é estranha à introdução de novidades na indústria dos videojogos. Afinal, o primeiro título da série, lançado em 1993 para a SNES, foi o primeiro jogo para uma consola a apresentar aceleração em gráficos 3D. Quatro anos mais tarde foi a vez de Star Fox 64, lançado para a Nintendo 64, alterar o panorama do entretenimento para consolas ao introduzir o Rumble Pak, o primeiro acessório para consolas a permitir aos jogadores sentirem a ação diretamente nas suas mãos, graças à introdução de uma tecnologia que reproduzia a vibração resultante do disparar de uma arma ou do dano causado por uma explosão. Esta tecnologia foi desde então integrada em praticamente todos os controladores de jogos na indústria.

Não é por isso de todo surpreendente que StarFox 64 3D, uma versão remasterizada do clássico de 1997, ajude mais uma vez a redefinir o rumo dos jogos de ação para consolas portáteis. Afinal, pela primeira na série vai ser possível explorar o espaço e participar em combates intergalácticos com a profundidade e o volume que só a tecnologia 3D da Nintendo 3DS permitem (e sem a necessidade de usar óculos especiais). Desta forma, torna-se mais intuitiva a avaliação de distâncias em relação a naves inimigas, a estruturas suspensas ou a obstáculos naturais, como meteoros.

Também inédito na série é o uso do sensor de movimento da Nintendo 3DS para pilotar as naves. Basta segurar na consola e movimentá-la para os lados ou incliná-la para cima e para baixo – a resposta da nave é imediata, precisa e natural. Em todo o caso, há a possibilidade de manter os controlos mais convencionais (incluindo durante a própria ação), através dos botões da consola, caso seja esse o estilo preferido pelo jogador.
As novidades não ficam por aqui. Star Fox 64 3D introduz uma narrativa refrescada e ilustrada com sequências cinematográficas em 3D onde se destacam os diálogos animados pelos atores que emprestam as vozes às carismáticas personagens da série.

E a diversão atinge patamares verdadeiramente có(s)micos quando até quatro amigos se reúnem nos modos para múltiplos jogadores que recorrem à câmara interna da Nintendo 3DS para filmar o rosto do jogador. Desta forma, seja a lutar pela eliminação de todos os amigos no modo Survival, a competir pelo maior número de pontos amealhados no modo Point Battle ou a lutar contra o relógio em Time Battle, cada amigo pode apreciar, em directo e na sua própria consola, as expressões faciais – de vitória, de desespero, de divertimento – dos companheiros à medida que os perseguem pelo espaço!

Por último mas não menos importante, Fox McCloud. É ele o herói que, ao leme do seu caça Arwing tem salvaguardado a proteção do seu planeta natal, Corneria, resistindo agora e sempre às investidas dos terríveis Andross. Sem dispensar obviamente a ajuda dos parceiros Peppy Hare, Falco Lombardi e Slippy Toad, que voam e combatem a seu lado e fornecem dicas durante os combates para ajudar Fox McCloud a superar níveis e a antecipar os ataques inimigos.
Para descobrir mais sobre o processo criativo por trás da série Star Fox (por exemplo, como a cultura tradicional do Japão e a série de televisão “Thunderbirds” influenciaram a criação das personagens), consulte a preciosa entrevista “Iwata Pergunta” totalmente em português.

Há uma nova aventura repleta de ação na galáxia Nintendo 3DS. Por isso, sejam novos ou veteranos fãs de Star Fox, apertem os cintos e rumem ao Espaço, seja em direção à imersiva aventura a solo ou aos escaldantes combates contra amigos nos modos para múltiplos jogadores. A data já está marcada: é a 9 de setembro, em exclusivo para a Nintendo 3DS. Mais informações no site oficial.