Atos

Atos anuncia Centro de Operações Tecnológicas para os Jogos Olímpicos de 2012

  • Centro assegura monitorização das 94 competições olímpicas
  • Infraestrutura permitirá entrega dos resultados das provas em tempo real
  • Atos vai processar mais 30% de informação do que em Pequim

Lisboa, 28 de Outubro 2011 – A organização dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e a Atos, Parceiro Tecnológico Mundial para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, apresentaram oficialmente o Centro de Operações Tecnológicas – o centro de controlo de todas as 94 competições e instalações olímpicas. O lançamento deste centro ocorre na primeira fase das Séries de Preparação de Londres, durante a qual a equipa tecnológica dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, juntamente com a Atos e os outros parceiros tecnológicos, trabalharam em parceria para fazer chegar as Tecnologias de Informação a todos os eventos de teste.

Centro de Operações Tecnológicas

O Centro de Operações Tecnológicas monitoriza e controla os sistemas de Tecnologias de Informação que dão a conhecer os resultados de todas as competições desportivas Olímpicas e Paraolímpicas aos media internacionais em tempo real. No Jogos Olímpicos de Londres 2012, a Atos espera processar mais 30% de informação do que em Pequim, assegurando que os media correspondam ao aumento das exigências dos adeptos da informação em tempo real. Com um número estimado de 8,5 mil milhões de PCs, smart phones e tablets ligados à internet em 2012, os Jogos de Londres são já considerados os mais inteligentes de sempre.

Uma das melhorias tecnológicas para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 é que, pela primeira vez nos Jogos de Verão, todos os 26 desportos Olímpicos e 5 dos desportos Paraolímpicos foram adicionados ao Sistema de Informação do Comentador (CIS). Gerido centralmente a partir do Centro de Operações Tecnológicas, este sistema vai oferecer aos comentadores e jornalistas com tecnologiatouchscreen, informação de tal forma rápida que estes ficarão a conhecê-la antes de ouvirem a reacção do público. É também a primeira vez que os broadcasters terão acesso, tanto em Londres como nos seus países de origem, à implementação do sistema para todos os desportos Olímpicos e os 5 Paraolímpicos.

Durante os Jogos, o Centro de Operações Tecnológicas vai funcionar na sua total capacidade com cerca de 450 profissionais de tecnologia que vão cobrir 180 posições, para gerir e monitorizar a infraestrutura tecnológica e os sistemas ininterruptamente, incluindo as Tecnologias de Informação de segurança, telecomunicações, alimentação e sistemas de resultados. O centro vai ser composto por uma equipa combinada dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, a Atos e outros parceiros tecnológicos.