HP

HP Portugal apresenta a estratégia para ano fiscal 2012 na área de Infra-Estrutura Empresarial

Lisboa, 17 de Novembro, 2011 – No arranque do novo ano fiscal 2012, a HP Portugal acaba de apresentar a estratégia de negócio e próximos lançamentos na área de Infra-estrutura empresarial – Armazenamento, Servidores e Redes.

Num mais do que previsível ambiente instável e complexo, as Tecnologias e Sistemas de Informação deverão no próximo ano desempenhar um papel chave no aumento da eficiência operacional e competitividade das organizações, sejam elas Públicas ou Privadas.

Para João Moro, Business Unit Manager de Enterprise Servers, Storage and Networking (ESSN) da HP Portugal, “a estratégia da HP nas infra-estruturas empresariais passa por proporcionar aos seus Clientes as soluções tecnológicas que melhor se adaptem às suas necessidades. Para isso contamos com um portefólio líder de mercado, profissionais altamente preparados e focados no Cliente e uma rede de Parceiros Especializados nas nossa plataformas tecnológicas. Os nossos objectivos passam pelo reforço da nossa liderança de mercado, alicerçado numa estratégia de Infra-estrutura convergente que oferece de forma integrada as melhores soluções de TI nas diversas componentes tecnológicas (Servidores, Armazenamento, Redes e Gestão)”.

“Os nossos clientes estão a enfrentar uma nova era de desafios nas tecnologias de informação (TI). Deparam-se enormes quantidades de dados não estruturados para gerir e manter de forma segura, e as TI têm de ser ágeis a integrar serviços, ao mesmo tempo, que são motores de inovação das suas empresas. A infra-estrutura tecnológica tem um papel crucial neste caminho de agilidade, disponibilidade e segurança das TI. Com uma forte aposta em I&D e em ter os melhores especialistas do mercado, a HP está a liderar a inovação nas infra-estruturas tecnológicas para ajudar os seus clientes a vencer os desafios da cloud, do big everything e da empresa do futuro instant on”, acrescenta João Moro.

As soluções de Infra-estrutura Convergente da HP rompem a tendência de dispersão das TI e transformam os activos tecnológicos num conjunto de recursos partilhados e interoperáveis com uma plataforma de gestão comum. O portefólio Converged Systems, que envolve serviços de consultoria, hardware e software chave-na-mão, optimizados e com enfoque na convergência vem endereçar estas questões. O objectivo é garantir que os clientes consigam instalar e aceder a novas aplicações em horas, em vez de meses. (1)

“A estratégia de Infra-estrutura convergente, introduzida pela HP no mercado há cerca de dois anos é a melhor resposta aos desafios actuais da TI, permitindo a integração dos diversos componentes (Servidores, Armazenamento, Redes, Energia e Arrefecimento) numa infra-estrutura integrada, virtualizada e automatizada, utilizando a mesma plataforma de gestão e de operação. Permite às organizações, evoluírem o seu TI existente, de uma forma simples e eficaz para modelos de cloud (privada ou híbrida)”, sublinha Diogo Sousa, Industry Standard Servers Division Manager, HP Portugal.

Os desafios da “nuvem”

O cloud computing e a mobilidade estão a redefinir a forma como as pessoas vivem, como as organizações operam e como o mundo interage. As empresas devem ajustar-se instantaneamente de forma a darem resposta às mudanças das necessidades dos utilizadores, clientes e cidadãos, e devem fazê-lo tendo por base a inovação e a agilidade tecnológica. No entanto, a dispersão das TI é um factor de aumento de complexidade na empresa e um impedimento para que as organizações consigam satisfazer as necessidades de negócio.

“No que diz respeito à cloud, a HP posiciona-se como líder, sendo capaz de oferecer soluções baseadas em standards, oferecendo uma infra-estrutura convergente, um catálogo de aplicações, automação e é capaz de endereçar aplicações mission critical em cloud, suportando desde tecnologia X86 a HP-UX”, adianta Pedro Morais, Business Critical Servers Division Manager da HP Portugal.

A entrada na nuvem apresenta também desafios em termos de armazenamento. A nova arquitectura de Armazenamento Convergente da HP altera fundamentalmente a forma como os dados são acedidos, integrando software de armazenamento escalável (scale out) com plataformas de hardware de servidores e sistemas de armazenamento convergentes. As soluções de Armazenamento Convergente da HP permitem aos clientes aumentarem o desempenho e a capacidade, de forma independente e sem períodos de inactividade, para qualquer tipo de dados ou de workload aplicacional.

“Elevar a fasquia em termos de agilização e eficiência dos sistemas de storage usados como IT-as-a-Service é o principal foco da tecnologia 3PAR da HP. É uma das componentes da Infra-estrutura Convergente da HP e um pilar na implementação de soluções de cloud computing”, afirma Luís Brites, Storage Division Manager da HP Portugal.

As redes antigas encontram-se no ponto de ruptura, atrasando a inovação e a colaboração. Muitas das actuais arquitecturas de rede encontram-se desarticuladas, foram desenhadas com camadas desnecessárias e recorrem a várias ferramentas de gestão desagregadas. Por outro lado, não têm uma visão consistente para os mundos físico e virtual e deparam-se com problemas de falta de segurança para o mundo virtual.

“A HP está a transformar a indústria das redes, ao fornecer redes de alta performance e networking seguro, flexível e baseado em standards. A HP Networking tem tecnologia nova e mais inovadora e, com o advanced network fabric para as Infra-estruturas Convergentes, temos os ingredientes para atender às necessidades actuais dos sistemas de informação dos nossos clientes”, diz Frederico Martins, Networking Channel Manager da HP Portugal.

Enquanto componente central da Infra-estrutura Convergente da HP, a arquitectura HP FlexNetwork unifica os silos de rede, garantindo que os protocolos são implementados de forma consistente por todos os dispositivos de rede existentes na empresa. Oferece ainda políticas completas e abrangentes de gestão, acesso e segurança. Como resultado, a arquitectura HP FlexNetwork consegue acelerar e simplificar a entrega de serviços em todo o centro de dados, campus e filiais, permitindo maiores agilidade e inovação.

“HP FlexNetworks é a única arquitectura da indústria que é unificada desde o data center, passando pelos campus, até as sucursais. Pensada de raiz de forma modular permite escolher os “blocos de construção” certos para haver um alinhamento entre o TI e as necessidades do negócio. No entanto, mantemos as premissas fundamentais da HP, pois esta arquitectura é  baseada em cinco princípios fundamentais:  aberta, escalável, segura, ágil e consistente. O FlexFabric no centro de dados converge e protege a rede com armazenamento e servidores para fornecer uma solução única para ambientes físicos e virtuais e facilita a mudança para a nuvem, quando necessário”, acrescenta Frederico Martins.

Os desafios do “big everything”

As infra-estruturas legacy monolíticas foram projectadas para dar resposta a cargas de trabalho previsíveis, a dados estruturados e a acessos dedicados, antes do crescimento explosivo dos web browsers e dos smartphones. No entanto, os requisitos actuais são exactamente os opostos, com cargas de trabalho aplicacionais imprevisíveis – tais como a cloud, a virtualização e as aplicações que lidam com enormes quantidades de dados. Estes desafios de TI alteram a relação entre armazenamento, servidores, redes e aplicações, requerendo um novo nível de integração transversal à empresa.

“Cinco exabytes de dados digitais foram criados entre o início da civilização e 2003. Hoje, essa informação é criada a cada dois dias. Os clientes passaram a procurar bases de dados modernas desenhadas para lidar com esta quantidade de informação de forma eficiente e com custos controlados. A Vertica, uma empresa que a HP adquiriu em Fevereiro de 2011, possui propriedade intelectual que, associada a oferta de Infra-estrutura Convergente da HP, consegue oferecer soluções no mínimo 10 vezes mais rápidas que as bases de dados tradicionais para analytics com necessidade de resultados em tempo real”, sublinha Pedro Morais, Business Critical Servers Division Manager, Hewlett-Packard Portugal.

A tecnologia de armazenamento HP 3PAR permite também responder aos desafios criados pelo crescimento exponencial da informação (“Big Data”), entregando aos seus clientes:

  • Agilidade para lidar com exigências imprevisíveis;
  • Gestão simplificada sem sacrificar o desempenho;
  • Eficiência para responder às necessidades de crescimento de dados.

Lançados em Agosto de 2011, os Sistemas de Armazenamento HP 3PAR disponibilizam funcionalidades inovadoras, como a capacidade multi-inquilino (multitenancy) para a consolidação de cargas de trabalho, e novidades na funcionalidade de thin provisioning, para uma eficaz utilização da capacidade e balanceamento autonómico de cargas de trabalho entre recursos do sistema.

“Complementando as soluções de responder aos desafios colocados pela “Big Data”, a tecnologia D2D confere grande eficiência no backup de informação das organizações, através da tecnologia de deduplicação de dados StoreOnce desenvolvida pela divisão HP Labs”, completa Luís Brites, Storage Division Manager da HP Portugal.

Os desafios da empresa “instant on”

Num mundo que está permanentemente ligado, a Infra-estrutura Convergente da HP é um elemento chave para que as empresas se tornem organizações Instant-On, empresas capazes de responderem de forma imediata a todos os seus stakeholdes, ao integrar tecnologia em tudo o que desenvolve.

Para ajudar a endereçar esta necessidade de entrega, a área de infra-estrutura da HP desenvolveu, em conjunto com outros fabricantes de software, as HP AppSystems, soluções de hardware, software e serviços, totalmente integradas, pré-configuradas e optimizadas. As HP AppSystems permitem que os clientes criem soluções de Data Warehouse e Business Intelligence de forma rápida e intuitiva. Permitem, assim, reduzir a complexidade, o custo e o tempo de resposta ao mercado.

“A HP tem investido, ao longo dos últimos anos, em estratégias de parceira e em I&D em tecnologias standard da indústria que possam ser integradas com outros fabricantes, de forma a entregar soluções chave-na-mão. A oferta HP AppSystems desenvolvida quer internamente (Vertica), quer em conjunto com os principais players de mercado, como a Microsoft, SAP e Oracle, permite reduzir drasticamente o tempo de implementação de novas soluções”, refere Diogo Sousa, Industry Standard Servers Division Manager da HP Portugal.

Conferência de Imprensa 17 Novembro 2011:

João Moro
Business Unit Manager
Enterprise Servers, Storage and Networking
Hewlett-Packard Portugal

Diogo Sousa
Industry Standard Servers Division Manager
Hewlett-Packard Portugal

Pedro Morais
Business Critical Servers Division Manager
Hewlett-Packard Portugal

Luís Brites
Storage Division Manager
Hewlett-Packard Portugal

Frederico Martins
Networking Channel Manager
Hewlett-Packard Portugal

Para mais informação sobre Instant-On, visite: www.hp.com/go/instant-On

Para mais informação sobre a Infra-estrutura Convergente HP, visite: www.hp.com/go/ci.