HP

HP e AMD disponibilizam desempenho ímpar em todo o centro de dados

Da colaboração entre os dois fabricantes nasceu a plataforma mais rápida do mundo para cargas de trabalho de bases de dados, a qual reduz substancialmente os custos com a implementação de máquinas virtuais.

Lisboa, 12 de Dezembro de 2011 – A HP acaba de apresentar a sua nova família de servidores HP ProLiant G7 com processadores AMD Opteron 6200 Series, capazes de melhorar a eficiência, a escalabilidade e o desempenho dos centros de dados até 30 por cento, permitindo-lhes o suporte necessário para processar cargas de trabalho virtualizadas, de grande escala e para bases de dados.(1)

Líder na indústria dos servidores durante os últimos 61 trimestres consecutivos, (2) a HP apresentou cinco novos modelos, juntando agora ao seu portefólio ProLiant x86: o HP ProLiant BL465c G7, o HP ProLiant BL685c G7, o HP ProLiant DL385 G7, o HP ProLiant DL585 G7 e o HP ProLiant DL165 G7.

“A renovação do portefólio HP ProLiant G7, com os novos processadores AMD, vem uma vez mais reforçar a aposta que ambas as organizações têm feito na virtualização como caminho a seguir para o futuro das TI. Os resultados conseguidos em ambientes virtualizados em plataformas HP equipadas com processadores AMD da série 6200 são notáveis, garantindo a melhor performance com o maior retorno de investimento”, afirma João Ferreira, Product Manager, Industry Standard Servers, da HP Portugal.Com uma das maiores densidades do mundo em termos de núcleos de processamento, os servidores HP ProLiant G7, combinados com os processadores AMD Opteron 6200 Series, utilizam 2.048 cores por rack, disponibilizando 33 por cento de núcleos adicionais que dão resposta às simultâneas e altamente exigentes cargas de trabalho de computação, garantindo um desempenho até 35 por cento superior face às ofertas legacy. (3)

Os novos servidores HP são ainda capazes de oferecer o mais rápido motor de bases de dados actualmente disponível em duas vias, com uma melhoria no throughput de até 40 por cento quando comparado com as anteriores gerações dos servidores HP ProLiant baseados em processadores Opteron da AMD. (4)

Para ajudar as organizações a alcançarem as vantagens da virtualização, os servidores HP ProLiant G7 com processadores AMD Opteron oferecem um custo por máquina virtual substancialmente mais baixo quando comparado com as anteriores gerações de servidores baseados em AMD Opteron.(5) Os novos servidores disponibilizam um retorno do investimento em apenas 30 dias, na medida em que permitem a consolidação física de servidores de duas vias numa relação de 23 para 1, aumentando de forma bastante significativa o número de máquinas virtuais suportadas numa única plataforma blade.(6)

“Estamos muito entusiasmados com o lançamento da nova família de servidores HP ProLiant DL385 G7 baseados nos processadores AMD Opteron 6200, uma vez que esta nos permitirá aumentar a densidade de máquinas virtuais oferecida aos nossos clientes, possibilitando, ao mesmo tempo, a dedicação de núcleos de processamento para aplicações de tempo real como a Microsoft Lync.”, revelou Robert Adie, director da Digital IP, empresa cliente da HP. “O aproveitamento das capacidades combinadas da HP e da AMD permite-nos ir ao encontro das necessidades dos nossos clientes, minimizando o espaço físico e a potência exigida e oferecendo um preço comercialmente agressivo.”

Os novos servidores HP ProLiant G7 incluem ainda a solução HP Integrated Lights-Out (iLO 3), uma ferramenta para a gestão de servidores que permite baixar os custos de manutenção graças às suas capacidades de monitorização remota. Por outro lado, os novos servidores oferecem a tecnologia HP Virtual Connect, dando aos seus clientes a possibilidade de ligarem facilmente servidores e máquinas virtuais a qualquer rede, reduzindo a dispersão das TI até 95 por cento.(7)

“Aumentar o desempenho e a eficiência dos dados ao mesmo tempo que se reduz a dispersão das TI, a complexidade e os custos do centro de dados continua a ser um grande desafio para muitas organizações”, disse McLeod Glass, director de Marketing, Industry Standard Servers and Software, da HP. “Os servidores HP ProLiant G7 com processadores da família AMD Opteron 6200 dão acesso a uma nova realidade em termos de densidade de computação, suportando as mais complexas aplicações de elevado desempenho com um menor número de nós e menores necessidades energéticas”.

Preço e disponibilidade

Os servidores HP ProLiant G7 com processadores da família AMD Opteron 6200 Series já estão disponíveis no mercado português. A lista de preços para esta nova gama começa nos 2170 euros para o modelo HP ProLiant BL465c G7, nos 5590 euros no que toca ao HP ProLiant BL685c G7, nos 1910 euros no que diz respeito ao HP ProLiant DL385 G7, nos 4510 euros no que concerne ao HP ProLiant DL585 G7 e nos 1230 euros para o HP ProLiant DL165 G7.(8)

Estão disponíveis informações adicionais sobre os servidores HP ProLiant com processadores AMD Opteron em www.hp.com/go/proliant/amd.

A HP Converged Infrastructure é um dos pilares-chave de uma Empresa Instant-On . Num mundo de contínua conectividade, a Empresa Instant-On incorpora tecnologia em tudo o que faz para servir os seus clientes, colaboradores, parceiros e cidadãos em tudo o que estes precisem, de forma instantânea.

(1) Baseado em testes internos da HP: HP ProLiant com AMD Opteron 6200 Series em comparação com HP ProLiant 4P com AMD Opteron 6100 Series.

(2) “Q2 ‘11 Worldwide Server Tracker,” IDC, 24 de Agosto de 2011.

(3) Baseado em testes internos da AMD: Expectativas de desempenho da AMD para processadores AMD Opteron 6200 Series top-bin standard power com 16 núcleos comparados com processadores AMD Opteron 6100 Series top-bin standard power com 12 núcleos.

(4) Baseado em testes da AMD e da HP.

(5) Teste interno de virtualização HP: Memória de 1600MHz dos processadores AMD Opteron 6200 Series vs. Memória de 1333 MHz dos processadores AMD Opteron 6100 Series.

(6) Baseado em testes internos da HP onde se comparou o modelo DL585 G7 com o DL360 G4 e o modelo DL385 G7 com o DL380 G4.

(7) Baseado em testes internos da HP: O número total de componentes numa configuração tradicional atinge 217 vs. a solução HP Virtual Connect FlexFabric.

(8) Preços estimados de venda ao público, sem IVA incluído, para a configuração mínima. Os preços finais podem variar.