Microsoft

Microsoft recebe Prémios de Inovação Tecnológica com parcerias Universidade-Empresa

A Microsoft foi distinguida com o Prémio de Inovação Tecnológica “Engenheiro Jaime Filipe” – 2010, atribuído pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P, com a tecnologia “Personal Life Assistant – PLA”, desenvolvida numa parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Este prémio distingue uma personalidade ou instituição com uma grande dedicação e atuação na defesa do exercício de cidadania e integração social das pessoas com deficiências. 

A Microsoft foi ainda distinguida com o Prémio “Ser Capaz – Investigação e Tecnologia” 2011, 2ª Menção Honrosa, com uma versão melhorada da mesma tecnologia, desenvolvida numa parceria com a ADETTI-IUL, o Centro de I&D do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Este prémio é atribuído pela Associação Salvador e visa o apoio a projetos que contribuam para o desenvolvimento de produtos, instrumentos, tecnologias, metodologias, equipamentos ou sistemas técnicos que previnam, compensem, atenuem ou neutralizem a incapacidade de uma pessoa portadora de deficiência motora.

Porto Salvo, 2 de Dezembro de 2011 – A Microsoft anuncia que a tecnologia Personal Life Assistant – PLA, desenvolvida no âmbito de parcerias Universidade-Empresa, foi distinguida com dois prémios de Inovação Tecnológica concedidos por reputadas instituições de solidariedade social do contexto Nacional.

O Prémio de Inovação Tecnológica “Engenheiro Jaime Filipe” – 2010, uma importância pecuniária de 5 000 euros, galardoou o Personal Life Assistant – PLA, desenvolvido numa parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, no âmbito das teses de Mestrado dos investigadores da Microsoft, Fernando Miguel Pinto e Carlos Miguel Galinho Pires. As teses, foram co-orientadas pela Prof. Eduarda Mendes Rodrigues da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e pelo Prof. Miguel Sales Dias, Diretor de I&D da Microsoft (centro MLDC) e professor do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Este prémio é atribuído pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., em colaboração com o Instituto da Segurança Social, I.P., a Direção-Geral da Saúde, UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, Instituto Nacional de Propriedade Industrial, Direção-Geral do Consumidor e o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação.

A entrega deste prémio será integrada no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência – “Juntos por um Mundo Melhor para Todos”, que terá lugar no Auditório do Colégio Militar, Largo da Luz, no dia 3 de Dezembro de 2011 às 09h00.

Uma atualização desta tecnologia, recebeu ainda o Prémio “Ser Capaz – Investigação e Tecnologia” 2011, 2ª Menção Honrosa entre 22 concorrentes, um valor pecuniário de 1500 Euro, no contexto de uma nova parceria Universidade-Empresa, com a ADETTI-IUL, o centro de I&D em tecnologias de informação e comunicação do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Neste caso a atualização foi realizada no âmbito da tese de Mestrado de Vitor Teixeira, investigador da Microsoft e finalista do curso de Mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Informática do ISCTE-IUL, a qual foi co-orientada pelos referidos professores. Este prémio é promovido pela Associação Salvador, uma IPSS de grande impacto Nacional no âmbito do apoio aos cidadãos com deficiência motora O júri desta iniciativa, foi composto pelo Salvador Mendes de Almeida (Fundador e Presidente da Associação Salvador), pelo Prof. António Câmara (Presidente da YDreams) e pelo Prof. Fernando Lobo (Professor da Universidade do Algarve).

A cerimónia pública de entrega do prémio está já agendada para o dia 16 de Janeiro de 2012, às 18h30, no Espaço Bes Arte & Finança na Praça Marques de Pombal em Lisboa.

A tecnologia Personal Life Assistant – PLA, atualmente conhecida como Living Home Center – LHCé uma plataforma desktop e móvel, que permite aos cidadãos com mobilidade reduzida e à população sénior, o fácil acesso a um conjunto de serviços de importância fundamental na sociedade digital atual, nomeadamente, o e-mail, a agenda, as redes sociais (facebook, youtube, twitter), o serviço de áudio e vídeo conferencia e o serviço de mensagens instantâneas, através de uma interface simples e natural. Para isso, combina meios de interação tradicionais como o teclado e o rato, com interação natural como a fala, o toque e o gesto, de forma transparente para o utilizador.

Visivelmente satisfeita com as duas distinções de que estes trabalhos foram alvo, a Prof.ª Eduarda Mendes Rodrigues da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, referiu:

“O Personal Life Assistant – PLAsurgiu com o objetivo de ajudar a combater o isolamento social de pessoas com mobilidade reduzida e de cidadãos seniores, através da integração de várias tecnologias de informação e de comunicação numa aplicação simples, intuitiva e adaptada às necessidades específicas dos utilizadores alvo. O PLA foi inicialmente desenvolvido no âmbito das dissertações de mestrado do Fernando Pinto e do Carlos Pires, e posteriormente enriquecido com funcionalidades adicionais pelo Vitor Teixeira, também no âmbito da sua dissertação. Os prémios que agora lhes foram atribuídos são uma distinção merecida e o reflexo da excelente qualidade do seu trabalho.”

O reconhecimento obtido com estes prémios dá-me a garantia de que o nosso esforço representa uma mais-valia e um valioso contributo para a evolução das tecnologias de apoio a cidadãos idosos e com mobilidade reduzida. Estas distinções dão-me também alento para continuar a investigar e a desenvolver formas de contribuir para a integração tecnológica e social destes cidadãos”, sublinhou ainda Vitor Teixeira.

Foi com muita felicidade que recebi ambas as notícias destas distinções, as quais revelam claramente, e mais uma vez, o potencial para inovação tecnológica existente em Portugal”, acrescentou Fernando Pinto.

É com grande satisfação que recebi estas duas boas notícias, pois são o culminar de muito trabalho que visa combater a exclusão tecnológica de pessoas com deficiência. É claro que nada disto teria sido possível sem o esforço de uma boa equipa de trabalho (orientandos, professores, colegas) e claro, dos voluntários e instituições que se disponibilizaram a colaborar nos estudos”, concluiu Carlos Pires.

A tecnologia desenvolvida permite a sua expansibilidade, em termos de serviços e de modalidades de interação. Está assim prevista a integração do serviço Microsoft Messenger e já se planeia o suporte de gestos 3D com o Kinect, incluindo o reconhecimento de Língua Gestual Portuguesa, numa nova parceria com o ISCTE-IUL, o Instituto de Linguística Computacional, o Instituto Nacional de Reabilitação e a Universidade Católica.

Está também em desenvolvimento, agora numa parceira com o Prof. António Teixeira da Universidade de Aveiro, a adaptação da técnica de interação multimodal, quer de entrada, quer de saída, ao perfil do cidadão com algum tipo de deficiência temporária ou permanente e ainda no que se refere ao contexto da utilização (nível de luminosidade, ruído ambiente, distância do utilizador ao equipamento). Todas estas iniciativas visam o aumento da acessibilidade a todos os cidadãos.

Miguel Sales Dias, Diretor do Centro I&D da Microsoft em Portugal afirmou a propósito que “foi com grande entusiasmo e satisfação que vemos mais este reconhecimento da sociedade civil sobre o nosso esforço de desenvolvimento tecnológico em benefício de uma cidadania mais ativa e mais inclusiva, especialmente auxiliando os cidadãos que, por via de algumas incapacidades momentâneas ou permanentes, necessitam do apoio da tecnologia. É com muito agrado também que vemos mais estes dois exemplos de sucesso na colaboração Universidade-Empresa, os quais atingiram e até ultrapassaram, os objetivos propostos ”

Esta tecnologia foi realizada no âmbito do Projeto QREN 7900 LUL – Living Usability Lab, projeto de I&D em co-promoção inserido no Sistema de Incentivos I&DT gerido pela Agência de Inovação e cofinanciado pelo FEDER através do QREN, no âmbito do Programa Operacional Fatores de Competitividade.