Apple

Apple atualiza Final Cut Pro X

CUPERTINO, Califórnia—31 de Janeiro, 2012—A Apple® lançou hoje o Final Cut Pro® X v10.0.3, uma atualização significativa da sua revolucionária aplicação profissional de edição de vídeo, que apresenta multicam editing que sincroniza automaticamente até 64 ângulos de vídeo e de fotos; chroma keying avançada para lidar com ajustamentos complexos dentro da aplicação; e XML melhorado para um melhor intercâmbio com aplicações e plug-ins de terceiros que suportam o ecossistema Final Cut Pro X, que está em rápido crescimento. Disponível a partir de hoje como uma atualização gratuita através da Mac® App Store™, o Final Cut Pro X v10.0.3 também inclui uma beta de monitorização de broadcast que suporta dispositivos Thunderbolt e placas PCIe.

O Final Cut Pro X v10.0.3 inclui uma coleção de revolucionárias novas aplicações para edição de projetos multi-câmara. O Final Cut Pro X sincroniza automaticamente os clips da sua sessão usando ondas de áudio, hora e data, ou uma timecode para criar um Multicam Clip com até 64 ângulos de vídeo, que podem incluir formatos mistos, diferentes tamanhos e rácios de fotogramas. O poderoso Angle Editor permite-lhe confiar no Multicam Clip para fazer ajustamentos precisos, e o Angle Viewer permite-lhe fazer o playback com múltiplos ângulos ao mesmo tempo e efetuar cortes entre eles de forma simples.
O Final Cut Pro X baseia-se na sua robusta e simples Chroma Keying com a adição de controlos avançados, incluindo sampling de cor, ajustamento de extremidades e envolvimento de luz. Pode responder a complexos desafios a nível de keying diretamente no Final Cut Pro X, sem ter de exportar para uma aplicação de motion graphics, e ver imediatamente os seus resultados com o playback em tempo real.
Desde os sete meses do lançamento da solução que o ecossistema de aplicações de terceiros para o Final Cut Pro X tem registado uma expansão drástica. Software compatível com XML, como o DaVinci Resolve e o CatDV, oferecem uma integração perfeita para tarefas como correção de cor e gestão de média. A nova aplicação 7toX, da Intelligent Assistance, usa XML para importar projetos Final Cut Pro 7 para o Final Cut Pro X. Adicionalmente, alguns dos maiores fabricantes de efeitos visuais da indústria, incluindo a GenArts e a Red Giant, desenvolveram plug-ins de motion graphics para tirar partido da velocidade e das capacidades de previsualização em tempo real do Final Cut Pro X.
A monitorização de broadcast no Final Cut Pro X está presentemente na fase  beta e permite-lhe ligar a displays de ondas, vectorescópios e monitores calibrados de alta qualidade para assegurar que o seu projeto cumpre com as especificações do broadcast. O Final Cut Pro X suporta a monitorização de vídeo e áudio através de dispositivos Thunderbolt I/O, assim como de outras placas PCIe de terceiros.
Preço e disponibilidade
O Final Cut Pro X v10.0.3 está disponível na Mac App Store por 239.99 euros para novos utilizadores, ou como uma atualização gratuita para atuais utilizadores do Final Cut Pro X. Está disponível uma versão de teste de 30 dias do Final Cut Pro X em www.apple.com/finalcutpro/trial. Pode consultar os requisitos completos do sistema e mais informações sobre o Final Cut Pro X em www.apple.com/finalcutpro.