Microsoft

Microsoft dá a conhecer versão portuguesa do Bing

A Microsoft Portugal, através do seu centro de I&D em Portugal, o MLDC- Microsoft Language Center, em estreita colaboração com a equipa de engenharia internacional do Bing, anuncia que melhorou a parametrização e relevância do motor de pesquisa Bing para português, incluindo todas as variantes faladas na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Esta localização do motor de busca em estreia no novo Windows Phone hoje anunciado, permite uma maior compreensão da intenção de qualquer utilizador que realize uma pesquisa de texto através do Bing, em qualquer variante do Português, e oferece um melhor desempenho na ordenação e relevância dos resultados de pesquisa.

 A versão do Bing em Português (disponível em www.bing.pt) foi desenvolvida pela equipa internacional de engenharia do Bing e incluiu, no último ano, uma equipa de profissionais e investigadores portugueses do centro de I&D da Microsoft em Portugal. Esta versão, ainda em fase beta, integra o conjunto de funcionalidades de base do novo Windows Phone, proporcionando uma maior mobilidade no acesso ao motor de busca.

 

Porto Salvo, 24 de Janeiro de 2012 – A Microsoft Portugal dá hoje a conhecer, em simultâneo com o lançamento do novo Windows Phone, a versão portuguesa do seu motor de pesquisa & decisão Bing – www.bing.pt – fruto do trabalho desenvolvido em Portugal pelo seu centro de Investigação e Desenvolvimento MLDC – Microsoft Language Development Center, em estreita colaboração com a equipa internacional de engenharia do Bing. O Bing em Portugal encontra-se ainda em versão beta, continuando a Microsoft a trabalhar na melhoria da sua qualidade. Este anúncio é um passo muito importante nesta direção.

 

O projeto é desenvolvido no âmbito do QREN World Search, um projeto nacional colaborativo de investigação e desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação em Portugal, que visa o melhoramento das tecnologias de pesquisa geral e empresarial do futuro. Neste âmbito, os investigadores do centro de I&D MLDC, em colaboração com a equipa internacional de engenharia do Bing, desenvolveram um novo módulo da tecnologia deste motor de pesquisa em versão portuguesa, fazendo também a sua parametrização para todas as variantes faladas na comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

O projeto consistiu na melhoria do corretor ortográfico em Português, de acordo com a nova ortografia, em combinação com um conjunto de alterações, cujo objetivo é transformar o texto inicial da consulta, adicionando sinónimos, expandindo inflexões, identificando entidades nomeadas, eliminando palavras, ampliando, assim, a probabilidade de correspondência com os documentos mais relevantes.

De acordo com Miguel Sales Dias, o Diretor do Centro de I&D MLDC em Portugal, “Este projeto é para a Microsoft em Portugal um importante marco, pois assinala uma melhoria significativa na utilização e interação dos utilizadores com o motor de busca, aperfeiçoando, simultaneamente, o desempenho e a ordenação dos resultados da pesquisa. Com esta nova tecnologia de relevância é possível compreender melhor a intenção de qualquer utilizador que utilize uma pesquisa de texto com o Bing, em qualquer variante do Português, produzindo resultados que vão ao encontro das suas necessidades e expectativas. Acreditamos, ainda, que a parametrização do Bing para português constitui um importante passo para colocar Portugal entre os países de referência da União Europeia no domínio das tecnologias de pesquisa e um claro contributo para uma estratégia nacional que fomente uma maior competitividade no setor das Tecnologias de Informação e Comunicação em Portugal.”

O Bing já se encontra disponível em mais de 15 países europeus incluindo agora Portugal. Com a melhoria da versão beta do Bing em português, os utilizadores têm agora a possibilidade de aceder à esta tecnologia assente em modelo cloud computing, em ambiente PC ou em mobilidade, nomeadamente através do novo Windows Phone.

 

Nota final:

O projeto World Search é um projeto nacional de colaboração I&D e está inserido no Sistema de Incentivos I&DT – Projeto em Co-Promoção QREN Nr 11495, gerido pela Agência de Inovação e co-financiado pelo FEDER através do QREN, no âmbito do Programa Operacional Fatores de Competitividade. Este projeto é uma parceria entre a Microsoft, com a Universidade de Aveiro, o Instituto Superior de Engenharia do Porto, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Portugal Telecom, a MAISIS, a PONTO.C e a IZONE.