Apple

Fair Labor Association inicia inspeções à Foxconn

CUPERTINO, Califórnia—13 de Fevereiro, 2012—A Apple® anunciou hoje que a Fair Labor Association vai conduzir auditorias especiais e voluntárias aos parceiros de montagem final da Apple, incluindo as fábricas da Foxconn em Shenzhen e Chengdu, na China, a pedido da Apple. Uma equipa especialista em direitos do trabalho liderada pelo presidente da FLA, Auret van Heerden, iniciou as primeiras inspeções na segunda-feira de manhã nas instalações em Shenzhen, conhecidas como Foxconn City.

“Acreditamos que trabalhadores em todo o lado têm o direito a um ambiente de trabalho seguro e justo, razão pela qual pedimos à FLA para avaliar de forma independente a performance dos nossos maiores fornecedores”, disse Tim Cook, CEO da Apple. “As inspeções que estão a ser agora realizadas não têm precedentes na indústria electrónica, tanto em escala como em alcance, e agradecemos o facto de a FLA ter concordado em dar o passo menos comum de identificar as fábricas nos seus relatórios”.

Como parte da sua avaliação independente, a FLA vai entrevistar milhares de funcionários sobre as suas condições de trabalho e de vida, incluindo de saúde e segurança, de compensação, de horas de trabalho e de comunicação com a gestão. A equipa da FLA vai inspecionar áreas de fabrico, dormitórios e outras instalações, e vai conduzir uma revisão extensiva a documentos relacionados com procedimentos de todas as fases do trabalho.

Os fornecedores da Apple juraram total cooperação com a FLA, oferecendo acesso sem restrições às suas operações. As conclusões e recomendações da primeira avaliação da FLA vão ser colocadas no inicio de Março no site www.fairlabor.org. Vão ser conduzidas inspeções semelhantes nas fábricas em Quanta e Pegatron nesta Primavera, e quando completadas, as avaliações da FLA vão cobrir locais onde mais de 90 por cento dos produtos Apple são montados.

A Apple auditou todas as fábricas de montagem final da sua cadeia de fornecimento todos os anos desde 2006, incluindo mais de 40 auditorias às instalações de fabrico e de montagem final da Foxconn. Estão disponíveis detalhes do programa de responsabilidade dos fornecedores da Apple, incluindo os resultados de mais de 500 auditorias feitas pela Apple a fábricas na sua cadeia de fornecimento nos últimos cinco anos, em apple.com/supplierresponsibility.

Em Janeiro, a Apple tornou-se na primeira empresa tecnológica a ser admitida na Fair Labor Association. A FLA conduz monitorizações e verificações independentes de forma a assegurar-se que os Workplace Standards da FLA estão a ser cumpridos em qualquer companhia onde são feitos produtos de empresas-membro da FLA.

A Apple desenha os Mac, os melhores computadores pessoais do Mundo, juntamente com o OSX, o iLife, o iWork e outro software profissional. A Apple lidera a revolução de música digital com os seus iPods e loja on-line iTunes. A Apple reinventou o telefone móvel com o seu revolucionário iPhone e App Store, e está a definir o futuro dos dispositivos multimédia e computadores com o iPad 2.