Canon

Canon amplia Sistema EOS Cinema com a nova SLR digital EOS-1D C para captura de vídeo 4K

EOS 1D C EF50 slant

Lisboa, 12 de Abril de 2012 – A Canon anuncia o lançamento da EOS-1D C, uma câmara reflex digital SLR direccionada para as indústrias do cinema, televisão e produção de alta resolução. Oferecendo uma qualidade de vídeo excepcional, performance avançada em condições de luz fraca e gama dinâmica semelhante à da película, a compacta e leve EOS-1D C suporta gravação de vídeo 4K (4,096 x 2,160) com amostragem de cor 4:2:2, para proporcionar uma maior liberdade criativa aos profissionais do vídeo.

Sendo a primeira câmara SLR deste tipo, a EOS-1D C conjuga características únicas e extrema portabilidade para gravação de vídeo de alta qualidade. O suporte a uma variedade de resoluções e diferentes frame rate contribui para uma maior flexibilidade criativa. A EOS-1D C A suporta gravação de vídeo 4K a uma taxa de enquadramento de 24p com compressão Motion JPEG de 8-bits, e a captura de vídeo Full HD (1920 x 1080) está disponível a taxas de enquadramento até 1080/60p. A gravação interna para cartões CF em todas as resoluções até 4K, permite uma mobilidade melhorada. Os vídeos podem também ser gravados em dispositivos externos[1] através de um terminal HDMI integrado usando um sinal YCbCr 4:2:2 não comprimido.

A EOS-1D C também integra o Canon Log Gamma, que facilita a gravação de vídeo de alta qualidade, rico em termos de latitude de exposição e gama dinâmica. Ideal para profissionais de vídeo que pretendem armazenar a maior quantidade de informação em ficheiros não muito grandes, o Canon Log Gamma oferece uma gama dinâmica comparável ao filme, minimizando a perda de detalhe nas sombras e nas altas luzes para proporcionar uma maior liberdade de edição de cores na pós-produção.

“A EOS-1D C é uma adição fantástica ao Sistema EOS Cinema,” afirma Kieran Magee, Director de Marketing de Imagem Profissional, Canon Europa. “Desde a introdução do EOS Cinema temos tido uma excelente adesão por parte dos profissionais que estão muito entusiasmados com a qualidade de imagem e com a liberdade criativa que o sistema oferece. A nova EOS-1D C irá aumentar essas opções criativas – é uma câmara única, suportando gravação de vídeo 4K num corpo extremamente compacto que pode ser usado nas mais diferentes situações. Estamos ansiosos por ver o que a comunidade profissional irá fazer com ela.”

EOS 1D C Core Back

Performance avançada e flexibilidade criativa

Com as principais especificações da EOS-1D X, a EOS-1D C oferece uma qualidade de imagem e uma versatilidade excepcionais, com um sensor CMOS full-frame de 18.1Megapixels. Optimizado para gravação de vídeo de alta qualidade, o sensor oferece aos profissionais do vídeo a liberdade para ajustar a resolução da imagem de acordo com o sujeito ou com o resultado desejado. Durante a gravação a 4K os pixels são recortados para uma área equivalente a um sensor APS-H, evitando a necessidade de redimensionar a imagem, e assegurando uma qualidade de imagem máxima. Adicionalmente, um crop Super 35mm na gravação Full HD vai ao encontro dos cineastas que normalmente trabalham num campo de visão Super 35mm.

O sensor permite desempenhos de elevada qualidade em todas as condições, oferecendo capacidades de desfocagem criativa e de captação da luz avançadas quando usado em combinação com as objectivas EF Cinema da Canon. O seu tamanho permite aos profissionais obter uma profundidade de campo extremamente baixa com uma bonita desfocagem do fundo, e a sensibilidade do ISO até 25,600 oferece uma excelente qualidade e baixo ruído em condições de pouca luz.

Para além da gravação a taxas de enquadramento de 24, 25, 30, 50 e 60p em Full HD que oferece ampla flexibilidade para satisfazer as diferentes necessidades de gravação dos profissionais, o suporte de código de tempo e codec standard na indústria bem como diferentes métodos de compressão oferecem compatibilidade com os fluxos de trabalho estabelecidos, facilitando a edição imediatamente após a gravação.

A EOS-1D C integra um pacote de software exclusivo, incluindo uma especificação que permite gravação de vídeo 4K/Motion JPEG e Full HD/60p na câmara para reprodução num ecrã externo[2] sem perda de qualidade. Também permite gravação de vídeo com Gama Log da Canon para reprodução num televisor com vídeo gamma standard.

Aplicações avançadas adicionais como o Picture Style Editor e EOS Utility, permitem também ajustes nas várias definições da câmara a partir de um PC. Procedimentos em tempo real, como edição e registo de estilos de imagem ou verificação dos resultados num ecrã, podem ser efectuados comodamente no “set” usando um PC ou Mac – permitindo aos utilizadores fazer ajustes rapidamente e garantir gravação e pós-produção eficientes.

Objectivas EF e EF Cinema – liberdade para explorar

Fazendo parte do Sistema EOS, a EOS-1D C é compatível com mais de 60 objectivas EF da Canon capazes de suportar captação de imagem a 4K. A série de objectivas EF oferece uma liberdade criativa excepcional, com distâncias focais entre 8mm e 800mm. Desde o lançamento do Sistema EOS em 1987, a Canon produziu já mais de 70 milhões de objectivas EF – uma prova da sua incomparável qualidade e popularidade. Também no Sistema EOS Cinema, a Canon introduziu várias objectivas EF Cinema 4K, utilizando a herança óptica exclusiva da Canon para produzir objectivas de qualidade líder, optimizadas para a captura de vídeo de elevada qualidade.

Canon EOS-1D C – principais características:

  • Vídeos a 4K
  • 1080p a 50/60fps; Canon Log Gamma
  • Saída HDMI sem compressão
  • CMOS Full Frame de 18MP
  • Fotos até 12fps; modo 14fps
  • Sistema AF de 61 pontos
  • Sensibilidades ISO 100-25600
  • Processadores DIGIC 5+ Dual
  • LCD Clear View II de 8,1cm (3.2”)
  • Compatível com objectivas EF

[1] Excepto vídeo 4K

[2] Requer o uso de um PC equipado com ligação SDI