HP

HP Simplifica as Redes

Novo portefólio de switches preparados para  protocolo OpenFlow mais abrangente da indústria

Lisboa, Portugal, 24 de Abril de 2012 – A HP acaba de anunciar um novo portefólio de switches compatíveis com o protocolo OpenFlow, colocando desta forma à disposição dos seus clientes a mais vasta escolha atualmente disponível na indústria capaz de simplificar a gestão de redes. Esta nova oferta permite também, e em simultâneo, oferecer um conjunto abrangente de soluções em termos de largura de banda, desempenho e para vários orçamentos dos clientes. (1)

O portefólio agora apresentado contempla 16 modelos e inclui os switches das gamas HP 3500, 5400 e 8200.

Além disso, durante este ano a HP planeia alargar o seu suporte para OpenFlow a toda a sua oferta de switches na arquitetura HP FlexNetwork, tornando a HP no único grande fabricante de networking a oferecer um portefólio completo de soluções totalmente preparadas para OpenFlow.

O protocolo OpenFlow é uma tecnologia de virtualização de rede que está agora a emergir e que disponibiliza aos clientes a flexibilidade e o controlo necessários à correta configuração dos seus ambientes de networking, de acordo com as suas especificações.

De acordo com Frederico Martins, HP Networking Channel Manager da HP Protugal, “mais uma vez a HP inova, quebrando o status quo e apostando nas tecnologias standards, dando assim, sempre,  a liberdade de escolha aos seus clientes. Com a implementação do OpenFlow vamos ver surgir uma nova dimensão na gestão e configuração das redes, permitindo criar automatismos e facilitando o dia a dia dos profissionais.”

A implementação do standard OpenFlow permite às empresas reduzirem de forma significativa a complexidade dos dispositivos de rede, bem como a automatização de tarefas através da utilização de uma gestão de rede simplificada. Ao reduzir o tempo necessário para aplicar alterações na rede, o OpenFlow permite que as equipas de TI deem uma resposta mais capaz e em tempo real às constantes e diferentes necessidades que lhes vão sendo apresentadas.

Para que possam ter acesso ao software que suporta o OpenFlow nos seus switches, os clientes e os parceiros que disponham destes equipamentos HP podem agora aceder aqui para beneficiarem de uma atualização livre de quaisquer custos.

Para que seja possível ajudarmos as empresas a gerirem de uma forma uniforme o tráfego de rede por todo o centro de dados, a HP tornou-se pioneira no que diz respeito à inovação do standard OpenFlow, dando apoio a mais de 60 universidades e centros de I&D, em pilotos instalados, esforços de desenvolvimento e de aplicações”, disse Bethany Mayer, vice-presidente sénior e diretora-geral de Networking da HP. “Contando com a instalação de mais de 10 milhões de portas de switch preparadas para OpenFlow e com o mais vasto portefólio de soluções atualmente disponível no mercado, a HP está a liderar o movimento em direção ao standard OpenFlow, simplificando ainda mais as redes para os nossos clientes empresariais.”

A HP é pioneira nos switches preparados para OpenFlow e uma referência nas implementações reais

Os switches HP com software preparado para OpenFlow têm sido implementados por investigadores académicos e comerciais de todo o mundo, tendo em vista a obtenção de uma gestão simplificada. Os extensos testes e a intensiva aplicação prática da tecnologia OpenFlow nos switches HP, que têm sido feitos nestes ambientes durante os últimos quatro anos, contribuíram para tornar este standard preparado para uma utilização empresarial mais vasta.

Entre os parceiros e os clientes HP encontram-se a Universidade de Indiana, a Universidade de Stanford e ainda o Project Global Environment for Network Innovations (GENI). Operado pela Raytheon BBN Technologies e financiado pela National Science Foundation, o projeto GENI consiste num laboratório virtual que investiga aplicações e serviços futuros tendo em vista a eficiência e a agilidade das redes.

Os centros de dados empresariais estão a meio de uma transformação massiva impulsionada pela sua consolidação, pela virtualização de servidores, pelas aplicações  web-based e por novos requisitos de segurança, os quais a nossa investigação indica terem criado inúmeros desafios de rede que não podem ser respondidos com as redes legacy e os processos manuais existentes”, disse Jon Oltsik, analista principal sénior do Enterprise Strategy Group. “O OpenFlow traz consigo a promessa de ultrapassar a falta de flexibilidade da rede, abrindo ainda o caminho para a inovação da rede no centro de dados – e o suporte de empresas fabricantes como a HP torna-se crucial para que esta tecnologia avance em 2012”.

A HP é membro fundador da Open Networking Foundation, a qual continua a fazer progredir o standard OpenFlow de modo a que possa diminuir os custos de operação da rede para as empresas através da simplificação do hardware, do software e dos processos de gestão. Além disso, o HP Labs – a “espinha dorsal” de I&D da HP– tem vindo a desenvolver redes programáveis desde 2008 e a publicar as suas pesquisas sobre a evolução em torno da tecnologia OpenFlow tendo em vista uma maior disseminação entre as empresas.

Para obter mais informações acerca das soluções HP Networking, consulte o site www.hp.com/go/networking.

O grande evento internacional para clientes, o HP DISCOVER, decorre entre os dias 4 e 7 de Junho, em Las Vegas.

(1) Baseado na investigação interna da HP.