Microsoft

Banco Alimentar inicia a 24 maio nova recolha de alimentos no canal online

EAJD 12 0404 doc BancoAlimentar layout branco

 

  • A decorrer em simultâneo com a campanha de recolha de alimentos no retalho (26 e 27 maio), o portal de doação de alimentos a favor do Banco Alimentar – www.alimentestaideia.net – vai dar a oportunidade a todos os portugueses de fazerem as suas doações através da Internet, entre 24 de Maio e 3 de Junho.
  • Inaugurado em Maio de 2011, o portal de doações do Banco Alimentar, que assenta inteiramente em tecnologia Microsoft e modelo Cloud Computing, apresenta-se com uma imagem reformulada e com dois novos parceiros transacionais: a SIBS e a Unicre.

 

Lisboa, 21 de Maio de 2012 – O Banco Alimentar vai inaugurar no próximo dia 24 de maio o canal online de doação de alimentos em www.alimentestaideia.net . Esta campanha de recolha de donativos alimentares online irá estar disponível até ao dia 3 de Junho, decorrendo por isso em simultâneo com a doação de primavera, em géneros, no canal tradicional (supermercados), que se realiza nos dias 26 e 27 de maio.

O portal de doação de alimentos do Banco Alimentar, www.alimentestaideia.net , foi inaugurado em Maio de 2011, tendo recolhido nas duas campanhas de 2011 cerca de 162 toneladas de alimentos, num valor de aproximadamente 185,000€. Adicionalmente, o portal foi acedido por internautas de 95 países, com destaque para a comunidade portuguesa na diáspora, que quis assim contribuir para os pobres de Portugal.

O portal www.alimentestaideia.net e o motor transacional subjacente, que abre para doação unicamente 2 vezes por ano, em simultâneo com as campanhas no retalho, foi desenvolvido integralmente sobre tecnologia Microsoft (Windows Azure), em modelo “cloud computing”, tendo-se tornado uma das principais referências nacionais deste novo modelo de computação em Portugal. Mais detalhes em www.microsoft.pt/bancoalimentar

Novidades

Para a campanha online de Maio 2012, o portal conta com dois novos parceiros, a SIBS e a UNICRE, que asseguram todo o processo (“gateways”) de pagamento das doações. Adicionalmente, o Banco Alimentar passará a poder enviar os recibos de doação por via electrónica fruto de ajustes e melhorias na gestão de dados da plataforma de doação.

Recorde-se que a filosofia do Banco Alimentar se mantém intacta no canal online, por isso os doadores são convidados aqui também a contribuírem com alimentos, numa opção escolhida pela Instituição de Solidariedade e que contempla leite, arroz, açúcar, salsichas, atum, azeite e óleo, justamente os bens para os quais não há excedentes alimentares e por consequência só conseguem ser armazenados por via da doação. Os preços apresentados correspondem ao mais baixo custo a que a Federação Portuguesa de Bancos Alimentares os consegue adquirir no mercado nacional.

O portal apresenta um contador de doação por alimento, em tempo real, permitindo aos internautas aferirem da evolução das doações e oferece duas modalidades de pagamento: por ATM ou homebanking mediante recepção por email da referência da transação e a entidade doadora e ainda a opção de pagamento por sistema Visa. Em ambos os casos, mal a plataforma detecte a entrada do pagamento, colocará online a imagem do doador, se este acionou esta funcionalidade no preenchimento dos seus dados, apresentando assim no mural da página principal, rotativamente, as imagens da comunidade online de doadores.

O portal www.alimentestaideia.net poderá ser acedido a partir de qualquer browser (em PC, tablet ou telefone), através de um widget nos canais ZON e aplicações como o Facebook, Messenger ou banners publicitários no Hotmail ou portal de conteúdos MSN (www.msn.pt) oferecidos pela Microsoft Portugal.

O canal online do Banco Alimentar foi desenvolvido pela Link Consulting e oferecido pela Microsoft no âmbito da sua política de responsabilidade social.

 

Mais informações:

v  Canal de doação do Banco Alimentar: www.alimentestaideia.net

v  Web imprensa Microsoft Portugal: www.microsoft.pt/imprensa  

v  Web Federação Portuguesa de Bancos Alimentares: www.bancoalimentar.pt