Microsoft

Microsoft vai formar mais 100 Diretores Escolares na 3.ª edição do Programa de Formação Líderes Inovadores

O Programa Líderes Inovadores, lançado originalmente pela Microsoft Portugal em parceria com o Ministério da Educação em 2010, avança para a sua terceira edição com o objetivo de continuar a formar gestores escolares, ampliando as suas capacidades de liderança e inovação e preparando-os para os desafios do ensino no século XXI. A pedido da Secretaria de Estado do Ensino e da Administração Escolar, e devido à grande adesão, o programa de formação irá abranger, não 50, mas novamente 100 Diretores, por forma a permitir a frequência deste curso a um maior número de Diretores.

 

Lisboa, 9 de maio de 2012 – O Programa de Formação Líderes Inovadores é uma iniciativa conjunta da Microsoft e do Ministério da Educação e Ciência e que tem como objetivo essencial preparar os Diretores das Escolas para os novos desafios do exercício das suas funções, decorrentes do novo enquadramento legal do modelo de gestão das Escolas, bem como prepará-los para gerir as mudanças que a educação do século XXI atravessa.

A 3.ª edição do Programa tem início esta semana e vai formar mais 100 novos Diretores de Escolas ou Agrupamentos do Ensino Básico e Secundário, divididos em duas turmas de 50 formandos cada, previamente selecionados pela Direção-Geral da Administração Escolar.

Este Programa de Formação tem um total de 150 horas distribuídas por várias modalidades de formação – Workshops, Conferências, Formação online, Tutoria, Trabalho autónomo, Elaboração e Discussão de Projeto de Melhoria, aprovado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e que resulta na atribuição de 6 créditos de formação aos participantes que o concluírem com aproveitamento.

Neste âmbito, de destacar, ainda, a intervenção de especialistas nacionais nas temáticas de gestão estratégica, gestão administrativa e financeira, marketing, liderança e inovação, mudança e gestão de equipas, bem como a participação de líderes empresariais das principais empresas a operar em Portugal, que apoiarão os Diretores das Escolas nos seus Planos de Melhoria.

O Programa Líderes Inovadores 2012 mantem a coordenação científica de José Manuel Canavarro, Professor da Universidade de Coimbra, sendo realizado sob a responsabilidade de Vânia Neto, gestora do Programa Partners in Learning da Microsoft Portugal, com o apoio da Direção-Geral da Administração Escolar, em matéria de acreditação do Programa de Formação e seleção dos candidatos.

Em 2012, o programa tem como objetivo reforçar as competências de gestão dos diretores envolvidos no programa, nomeadamente através de formação para enfrentarem os novos desafios decorrentes das exigências legais e financeiras.

A primeira fase do Programa, constituída essencialmente pela realização de Workshops, realizar-se-á entre 10 e 31 de maio, de acordo com o calendário abaixo.

Data

Workshops

10 e 11 maio

Liderança, mudança e motivação

(Roberto Carneiro)

 
 

17 maio

 

A política pública de avaliação das escolas

(Natércio Afonso e Estela Costa)

 

Metodologia de gestão de projeto

(Rui Grilo)

 

18 maio

Marketing e comunicação

(Manuel José Damásio)

 

Eficácia e gestão pessoal

(Adelaide Franco)

 

23 maio

Gestão administrativa e financeira: contratação pública

(Victor Baptista)

 
 

24 maio

Regime jurídico organizacional

(Susana Castanheira Lopes)

 
 

30 maio

A liderança nas escolas

(Jorge Adelino Costa)

 

As competências do século XXI

(José Manuel Canavarro)

 

31 maio

O potencial das tecnologias nas escolas

(Vânia Neto/Rui Grilo/Ana Catarina Marto)

 
 
Todos os Workshops terão lugar na Microsoft Lisbon Experience,os novos escritórios da subsidiária portuguesa, localizados no Parque das Nações, e têm início exatamente um mês após a inauguração do edifício pelo Presidente da República.

De acordo com Rui Grilo, Diretor para a Educação na Microsoft Portugal, “Este programa é único pela forma como contribui para que cada Gestor Escolar possa assumir a responsabilidade de conduzir a mudança na sua organização. A metodologia diversificada do Programa Líderes Inovadores, combinando seminários, orientação à distância e presencial e tutoria, tem-se revelado muito eficaz no desenvolvimento das capacidades de liderança de cada um dos diretores que o concluíram com sucesso. Através dos Diretores das Escolas, este programa tem, ainda, um elevado impacto junto de toda a comunidade escolar, materializando práticas de gestão inovadoras e eficazes.”

O Programa Líderes Inovadores é uma das iniciativas chave do Programa estratégico da Microsoft para a Educação em Portugal, denominado Parceiros na Educação, e que tem por objetivo fundamental apoiar as políticas dos Governos no sentido de promover a utilização das tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino, como fonte de inovação e promoção da qualidade  das aprendizagens. Para além do programa Líderes Inovadores, o projeto conta, ainda, com outras iniciativas de relevo em Portugal, como os programas Escolas Inovadoras e Professores Inovadores. Desde 2004, a Microsoft já investiu mais de 2 milhões de euros na formação e desenvolvimento de escolas, alunos e professores em que Portugal.