Microsoft

Microsoft anuncia disponibilização gratuita do Office 365 para a Educação em Portugal

  • Este serviço vai permitir às escolas utilizar, sem custos, as ferramentas mais avançadas para que alunos, professores e funcionários possam comunicar e colaborar sem barreiras.
  • Em Portugal, várias centenas de escolas e universidades e muitos milhares de alunos e professores já utilizam a geração anterior dos serviços cloud da Microsoft para a Educação, designados por [email protected] O Agrupamento de Escolas do Freixo é uma dessas escolas.
  • O Office 365 para a Educação está disponível para as instituições de ensino em Portugal em www.microsoft.pt/office365edu

Lisboa, 28 de junho de 2012 – O Microsoft Office 365 para a educação está disponível, a partir de hoje e sem qualquer custo de utilização associado, às escolas em Portugal e no resto do mundo, proporcionando-lhes a melhor experiência de produtividade, comunicação e colaboração.

O Office 365 para a educação apresenta-se como um conjunto de aplicações baseadas na Web que inclui algumas das ferramentas de trabalho mais familiares do Microsoft Office, do Microsoft Exchange Online, bem como o Microsoft SharePoint Online e o Microsoft Lync Online. Este serviço disponibiliza, assim, aos professores, ferramentas versáteis que permitem criar, em qualquer momento e a partir de qualquer lugar, oportunidades de aprendizagem inovadoras através de diversos dispositivos, que vão além do correio eletrónico, disponibilizando, ainda, aplicações avançadas que permitem o planeamento de programas e projetos curriculares.

De acordo com Rui Grilo, Diretor para a Educação na Microsoft Portugal, ” Este serviço vai permitir às escolas utilizar, sem custos, as ferramentas mais avançadas para que alunos, professores e funcionários possam comunicar e colaborar sem barreiras. A tecnologia já faz parte do dia-a-dia das escolas Portuguesas. Com o Office 365 para a Educação que a Microsoft disponibiliza hoje, as escolas vão poder utilizar a tecnologia que já possuem para trabalhar de forma mais eficiente e produtiva. O Office 365 para a Educação é uma plataforma de colaboração online, que vai permitir ensinar de forma diferente, mais personalizada e interativa, acompanhando as tendências de futuro da educação do século XXI.” E remata “Quando as escolas se debatem com orçamentos cada vez mais reduzidos e, ainda assim, com a necessidade de inovar, ao disponibilizarmos gratuitamente tecnologia de qualidade empresarial estamos a contribuir para modernizar os métodos de ensino e, simultaneamente, ajudar a preparar os estudantes para o mercado de trabalho e para os desafios de amanhã.”

Lançado oficialmente em Portugal a 28 de junho de 2011 e a celebrar agora o seu primeiro aniversário, o Office 365 para a educação foi já adotado por prestigiadas instituições do ensino básico, secundário e superior, em Portugal e em todo o mundo, que através deste serviço pretende melhorar e inovar o modelo de aprendizagem e colaboração nas suas escolas.

Escolas Portuguesas que já beneficiam do Office 365 e a referência do Agrupamento de Escolas do Freixo

Em Portugal, várias centenas de escolas e universidades e muitos milhares de alunos e professores já utilizam a geração anterior dos serviços cloud da Microsoft para a Educação, designados por [email protected] O Agrupamento de Escolas do Freixo é uma dessas escolas e o seu diretor, Luís Fernandes, considera que, “com os serviços gratuitos da Microsoft, a comunicação com professores, pais, alunos e funcionários mudou profundamente e para melhor. Estando a usar intensamente esta plataforma há um ano, pudemos sempre contar com uma total fiabilidade, disponibilidade e segurança que nos permitiu a todos passar a usar a tecnologia para libertar tempo e recursos para a nossa missão essencial: garantir a educação dos nossos alunos”.

Salas de Aula sem Fronteiras

O Office 365 proporciona às escolas a capacidade de lecionar, praticamente, a partir de qualquer local, conseguindo assim chegar a mais estudantes, proporcionando-lhes, simultaneamente, a utilização de ferramentas de software de nível empresarial, que até agora só estavam acessíveis a utilizadores no contexto das suas organizações de trabalho.

Agora, com o Office 365 para a educação …

  • Os alunos podem participar em sessões de mensagens instantâneas ad-hoc ou em conversações por vídeo, para colaborarem em projetos escolares em tempo real, independentemente do local onde estão a trabalhar ou do dispositivo que estão a utilizar. Podem, assim, criar documentos através do Office Web Apps, partilhar apontamentos através da sincronização de blocos de notas OneNote e, ainda, criar portefólios digitais.
  • Os professores podem criar programas curriculares, gravar aulas e publicá-las em sites de aulas online alojados na nuvem, onde os alunos poderão, também, visualizar, abrir, produzir, editar e partilhar os seus trabalhos. O Office 365 permite, desta forma, prolongar o tempo de ensino na sala de aula, dar explicações online aos estudantes, desenvolver ideias através de um quadro interativo online, estimulando, simultaneamente, o ensino à distância.
  • Os dados pessoais e os conteúdos desenvolvidos pelos alunos estão protegidos e não serão utilizados para fins publicitários, graças a um conjunto completo de capacidades de privacidade, segurança e proteção que cumprem a legislação aplicável, minimizando assim as preocupações das instituições de ensino e dos encarregados de educação.
  • Os departamentos de TI das escolas poderão poupar dinheiro e tempo precioso, contando com a Microsoft para efetuar a gestão das suas tarefas de rotina, tais como atualizações de servidores e software. Com a afluência de conteúdo digital, a pressão sobre os centros aumenta e, com caixas de correio de 25 GB, os utilizadores poderão ter a sua informação sempre disponível, devidamente protegida e não serão obrigados a eliminar ficheiros.

As instituições de ensino que utilizam atualmente a plataforma Microsoft [email protected] serão atualizadas para o Office 365 a partir deste verão. Os clientes podem subscrever, a partir de agora, uma versão de avaliação de 30 dias.

Mais informações sobre o Office 365 para educação disponíveis em http://www.microsoft.pt/office365edu