Canon

Canon lança a simples e pequena EOS M

Image003

Qualidade de imagem DSLR na ponta dos dedos

Lisboa, 23 de julho de 2012 – A Canon expandiu a sua premiada série EOS com o lançamento da nova EOS M. A primeira câmara de sistema compacto da Canon (CSC), a EOS M, está concebida para aqueles que utilizam a fotografia para partilhar as suas paixões do dia-a-dia – desde a gastronomia, à moda e à cultura, música e arte. Oferecendo a qualidade de imagem de uma DSLR, recursos criativos e a possibilidade de realizar vídeos em Full HD num modelo de câmara compacto de fácil utilização, a EOS M é a parceira perfeita para levar para qualquer lado, para uma nova geração de entusiastas que registam as suas histórias através de imagens, sem, necessariamente, se considerarem fotógrafos.

A EOS M está disponível em preto, branco, prata e vermelho e condensa todo o património EOS em termos de imagem num corpo compacto e elegante. Com este modelo são também lançadas duas novas objetivas, a EF-M de 22 mm f / 2 STM formato panqueca e a zoom EF-M 18-55mm f/3.5-5.6 IS STM, assim como um novo flash EX Speedlite compacto – o Speedlite 90EX – para facultar todo o equipamento que o utilizador precisa para captar imagens deslumbrantes todos os dias. Para aqueles que desejarem levar as suas fotografias mais além, a EOS M pode também utilizar a ampla gama de lentes EF da Canon com o novo adaptador de montagem EF-EOS M, para uma maior liberdade criativa.

EOS M BLACK FRA ZWAME A qualidade de uma Canon DSLR

Imprima os seus momentos favoritos em tamanho de póster ou recorte a sua imagem para maior impacto – quer esteja a fotografar o ambiente do seu clube preferido ou o pesponto minucioso daquela mala tão desejada – tirando partido da alta resolução do sensor CMOS híbrido 18 megapixels APS-C da EOS M. Este grande sensor também permite desfocar fundos artisticamente para ótimos retratos ou close-ups impressionantes.

Com o processador Canon DIGIC 5, as cores destacam-se e os tons de pele resultam naturais, ao passo que o obturador super-rápido permite captar a ação numa fração de segundo. A atmosfera das fotografias noturnas é também facilmente registada com um detalhe surpreendente, graças ao intervalo ISO da EOS M de 100-12 800 (expansível a 25 600).

Para fotografias extremamente nítidas e imagens de vídeo com aspeto profissional, esta câmara apresenta um sistema de AF híbrido que suporta uma focagem automática super-rápida e precisa – permitindo registar qualquer momento com confiança.

EOS M RED TOP ZWAME

Fotografe o que vê e expresse facilmente a sua visão criativa

Cada detalhe da EOS M foi concebido para tornar simples a captação de imagens criativas de elevada qualidade. Um simples toque no ecrã tátil LCD Clear View II de alta resolução, de 7,7 centímetros (3,0 “), da EOS M faculta o controlo que desejar sobre as suas fotografias. Basta selecionar os diferentes modos de fotografia e as configurações, através dos ícones no ecrã, ou permitir que a função Scene Intelligent Auto ajuste as configurações da câmara de acordo com o assunto e as condições de disparo, deixando-o livre para se concentrar na composição e na escolha do momento perfeito para carregar no botão do obturador.

Os utilizadores da EOS M podem disparar com a confiança que advém do sistema fotográfico mais abrangente do mundo. Quer deseje captar todos os detalhes de um close-up ou aproximar e enquadrar um assunto distante, qualquer uma das lentes EF da extensa gama da Canon poderá ser utilizada para uma maior flexibilidade fotográfica, através do novo adaptador de montagem EF-EOS M.

 Com uma das unidades de flash Speedlite da Canon os utilizadores podem explorar técnicas de iluminação criativas, para tornar mais interessantes as suas fotos. Em alternativa, podem criar imagens únicas com a gama de filtros criativos da câmara, como o Toy Camera, o granulado B & W ou mesmo um filtro que simula a distorção de uma lente olho de peixe. Os filtros podem ser aplicados antes da realização do disparo para o resultado ser visualizado em Live View, o que permite experimentar diferentes efeitos antes de escolher o tratamento ideal para a imagem final.

Torne-se um cineasta com o EOS Movie e o Video Snapshot

Quando um momento “pede” mais do que uma imagem estática, a EOS M permite mudar facilmente para o modo vídeo em Full HD, com som estéreo para excelentes resultados. O modo Vídeo Snapshot por sua vez, permite criar filmes emocionantes na própria câmara, transmitindo a sensação de ter sido editado por um profissional.

Expandir o Sistema EOS através de acessórios dedicados

Além da compatibilidade com as lentes Canon EF existentes[1], a nova EOS M é lançada com os seus próprios e compactos acessórios. Duas novas lentes EF-M facultam portabilidade e alta performance ao utilizar a EOS M – um zoom EF-M 18-55mm f/3.5-5.6 IS STM e uma objetiva panqueca EF-M 22 mm f/ 2 STM. Ambas possuem a nova tecnologia Stepper Motor para uma focagem excecionalmente suave, assim como óticas de precisão da Canon, enquanto o seu design compacto oferece a forma perfeita para complementar o corpo desta câmara de formato de bolso.

A EOS M é comercializada com o novo flash Speedlite 90EX. Leve e compacto, oferece um número guia máximo nove e suporta lentes grande angular, tornando-o ideal para uma utilização diária. A função wireless também permite o controlo de unidades de flash múltiplas, permitindo aos utilizadores mais avançados experimentar uma série de efeitos de luz mais criativos.

 

EOS M – principais características

  • A qualidade de uma SLR digital num corpo compacto
  • Deteção Automática de Cenários
  • Grande versatilidade graças à utilização de lentes intermutáveis
  • Crie fundos desfocados para maior impacto
  • Ecrã tátil fácil de usar
  • Excelentes Fotos em condições de pouca luz
  • Vídeo Full-HD com Modo Video Snapshot

EOS M WHITE FSL w EF M 22mm STM w SPEEDLITE 90EX ZWAME

           

Sensor CMOS Canon

Desenhado e fabricado exclusivamente pela Canon para funcionar em combinação com os seus processadores DIGIC, a tecnologia CMOS da Canon integra circuitos de redução de ruído avançados em cada pixel, fornecendo imagens praticamente sem ruído. Em comparação com a tecnologia CCD, o baixo consumo de energia dos sensores CMOS da Canon contribui para uma maior duração da bateria.

A conversão de sinal nos sensores CMOS da Canon é tratada por amplificadores individuais em cada pixel. São evitadas as operações de transferência de carga desnecessárias, acelerando consideravelmente o processo de passagem do sinal para o processador de imagem. O ruído é reduzido, o consumo de energia é limitado e é potencialmente aumentada a taxa de enquadramento.

O sensor APS-C da EOS M apresenta um novo Sistema AF híbrido com um total de 31 pontos de focagem, que utiliza os pixéis centrais do sensor para ativar a focagem automática contínua ao fotografar no modo Live View ou ao gravar Vídeo EOS1. O sistema de autofoco híbrido utiliza uma combinação de deteção de fase e autofoco de contraste, para assegurar uma focagem automática rápida e precisa.

O design do novo sensor produz imagens de alta qualidade ao nível de uma DSLR, quer nas sensibilidades ISO altas como nas mais baixas, com uma conversão de 14-bit AD para ótima gradação tonal.

Processador de Imagem DIGIC 5

A mais recente geração do processador DIGIC da Canon – o DIGIC 5 – foi concebida para processar dados de imagem mais detalhados, mais rapidamente do que nunca, e reproduzir com precisão todas as partes da cena, com cores naturais e tons suaves.

Capaz de processar os dados de imagem seis vezes mais rápido do que o seu antecessor, o poder do DIGIC 5, transportado para a EOS M, permite aos fotógrafos uma série de definições de disparo e modos avançados por forma a melhorar a qualidade da imagem e o âmbito criativo. Por exemplo, com o DIGIC 5, a EOS M é capaz de fazer fotografias de alta resolução continuamente, a 4.3 frames por segundo, capturar imagens com pouca luz com ISO 12800, com um ruído mínimo, e permitir o acesso a novos recursos como o HDR Backlight Control.

EOS M SILVER BCK ZWAME

Enquadramento em Live View

A EOS M apresenta um ecrã tátil de 7,7 centímetros (3,0 “) 3:2 Clear View LCD II que faculta aos utilizadores a capacidade de enquadrarem facilmente os seus disparos. Estes podem escolher entre um número de exposições diferentes no ecrã e, compor e rever o enquadramento de diversas formas:

  • Controlo de exposição – podem ser selecionados diferentes métodos de medição (avaliativa, parcial, medição pontual e centro media ponderada) e a velocidade ISO é exibida. Os resultados dos ajustes de exposição também são apresentados no ecrã, permitindo aos utilizadores visualizarem a imagem final antes de pressionar o botão do obturador.
  • Grelhas – Duas opções de grelha permitem dividir o ecrã em 9 ou 24 áreas o que é perfeito para compor enquadramentos perfeitamente equilibrados.
  • Rácio Multi aspeto – Os fotógrafos podem escolher entre quatro formatos diferentes para a visualização do ecrã, 3:2, 4:3, 16:9 e 1:1conforme o enquadramento que pretendem. Quando fotografam no formato JPEG, a imagem é captada formato escolhido, enquanto as imagens em RAW serão transformadas no formato escolhido ao utilizar DPP.
 

Sistema Hibrido de AF de 31 pontos

 A EOS M disponibiliza um sistema híbrido de focagem automática de 31 pontos super rápido e preciso para a fotografia e para o vídeo. O sensor CMOS da EOS M conjuga AF de Diferença de fase com AF de Contraste para fornecer um sistema de autofoco híbrido rápido e altamente preciso. Quer na captação de fotografia como de vídeo, a AF de Diferença de fase oferece alta velocidade na focagem, utilizando a parte central do sensor CMOS. A AF de Contraste, que foca com base num cenário mais vasto, faculta a fase final do sistema de focagem, para maior precisão. 

A EOS M oferece uma operação de Disparo Único AF ou Servo AF bem como uma variedade de diferentes métodos de AF para garantir uma abordagem otimizada para focar cada tipo de assunto. Os métodos de AF incluem:

  • Deteção de Rosto e seguimento – deteta automaticamente e foca os rostos no enquadramento e acompanha os movimentos, alternando entre os pontos AF. Os fotógrafos podem controlar a focagem, selecionando pontos no LCD da câmara.
  • FlexiZone – Multi – Divide automaticamente o ecrã em 31 zonas de AF diferentes e utiliza um algoritmo para priorizar o foco no centro e nas zonas mais próximas do sujeito. Os utilizadores podem selecionar uma das nove zonas de AF para mudar a área de foco
  • FlexiZone – Single – modo AF padrão que permite selecionar qualquer ponto AF no ecrã tátil.
  • Ajuste de Foco pós AF – Semelhante ao foco manual Full-Time disponível nos modelos EOS DSLR, uma vez que o autofoco esteja estabelecido, a câmara muda automaticamente para foco manual, permitindo aos fotógrafos manipular a imagem.
  • Touch AF e Touch Shutter Release – os fotógrafos podem simplesmente tocar no ecrã para identificar a área em que a câmara se deve focar para instantaneamente capturar uma imagem estática.
 

Objetivas EF-M e objetivas EF

A EOS M apresenta um novo diâmetro de montagem EF-M que foi otimizado para o tamanho dos sensores APS-C. No entanto, os fotógrafos têm a liberdade para explorar o sistema Canon EOS composto por mais de 70 objetivas EF, graças ao novo adaptador de montagem EF-EOS M. Além disso, duas novas objetivas EF-M foram especialmente criadas para a EOS M, oferecendo aos fotógrafos as lentes compactas ideais para levar para qualquer lado. As novas objetivas são :

  • EF-M 18-55mm f/3.5-5.6 IS STM – uma objetiva de zoom standard 18-55mm
  • EF-M 22 milímetros f / 2 STM – uma objetiva panqueca de 22 mm    

 

EOS Movie

A função EOS Movie permite gravar vídeo em Full HD (1920x1080p) com um controlo totalmente manual da exposição e taxas de enquadramento de 30, 25 e 24 fps a uma resolução total, com 60 e 50 fps disponíveis a uma resolução de 720p.

A EOS M também possui AF de alta velocidade no modo Vídeo, utilizando três métodos de AF para capturar imagens e vídeos nítidos e detalhados. A funcionalidade AF em vídeo utiliza AF de Diferença de fase, que utiliza a parte central do sensor CMOS, para alcançar uma focagem rápida. O AF em vídeo utiliza os seguintes métodos para alcançar melhor foco:

  • Deteção de rosto e seguimento
  • FlexiZone – Multi
  • FlexiZone – Single

A EOS M possui um microfone interno estéreo, por forma a gravar um som nítido a complementar a imagem. O microfone está localizado à esquerda da sapata da EOS M para fácil captação do som, e o menu para gravação de som possui um atenuador que reduz automaticamente todos os ruídos altos súbitos. Os fotógrafos também podem ativar um filtro de vento, que funciona através da redução do nível de gravação abaixo da frequência de 100Hz.

O áudio é gravado numa frequência de amostragem de 48 kHz, 16 bits, e os fotógrafos têm a capacidade de alternar entre o nível de gravação automático e manual, este último dando a escolher entre 64 níveis de som.

Para melhor qualidade sonora, EOS M também dispõe de uma entrada estéreo de 3,5 mm que permite ligar um microfone externo compatível.

 

Video Snapshot

O Vídeo Snapshot permite aos utilizadores gravar cenas curtas que duram 2, 4 ou 8 segundos. Estes clips são depois compilados num único ficheiro como um Álbum Vídeo Snapshot, criando uma sequência de vídeo dinâmica. Uma vez escolhida a duração do videoclip, sempre que o botão de gravação de vídeo é premido, é gravado um videoclip com essa duração. Por exemplo, se for selecionado um Vídeo Snapshot de 4 segundos, o Álbum Vídeo Snapshot irá criar clips de vídeo de 4 segundos consistentemente.

Durante a reprodução de um Vídeo, Álbum Vídeo Snapshot ou um Slideshow, pode ser aplicada música de fundo (BGM), tanto no ecrã da câmara como num ecrã de um televisor HD usando a ligação HDMI da câmara. Para fazer isto os utilizadores têm que converter ficheiros de áudio para o formato WAV suportado, antes de usar o software EOS Utility para fazer o upload dos ficheiros no cartão SD da câmara. Estão disponíveis na câmara cinco faixas de música. Com a EOS M os utilizadores podem também editar pequenos vídeos, alterar a sua ordem ou mesmo apaga-los.

 

Ecrã tátil Clear View LCD II

 A EOS M dispõe de um novo ecrã tátil multi-ângulo Clear View LCD II de 7,7 centímetros (3″) e formato 3:2, que emprega tecnologia capacitiva para um controlo natural através de toque ou deslizar do dedo. O novo interface tátil permite aos utilizadores selecionar com um simples toque, os pontos de autofoco, seguir rostos e objetos ou ajustar as configurações da imagem de forma instantânea no ecrã do Quick Control.

O ecrã possui uma resolução aproximada de 1,04 milhões de pontos, permitindo uma visualização de alta qualidade de imagem e verificações de focagem em modo de reprodução. Uma sólida construção elimina o espaço entre o LCD e a sua cobertura protetora, reduzindo assim os reflexos. Além disso, um revestimento anti mancha evita marcas no ecrã e as cores do monitor parecem assim mais naturais e próximas do espaço de cor sRGB.

Redução de Ruído Multidisparo

Com a redução de ruído multidisparo, a EOS M faz quatro disparos rápidos seguidos e combina-os para produzir uma única imagem com o mínimo ruído. Esta nova função foi concebida para ser mais eficaz do que a função Strong Noise Reduction.

Tecnologia de Deteção de Cenário

A Tecnologia de Deteção de Cenário EOS analisa automaticamente rostos, luminosidade, movimento, contraste e distância num cenário, através da informação fornecida pelo modo de Cenário Inteligente Automático.

Cenário Automático Inteligente

O modo de Cenário Inteligente Automático utiliza as informações recolhidas pelo Sistema de Deteção de Cenário EOS para determinar as melhores definições para captar o motivo. Por exemplo, quando se está a fotografar retratos, as definições são ajustadas para que os tons de pele resultem mais naturais.

Estilos de Imagem

As predefinições dos Estilos de Imagem comportam diferentes tipos de filme e cada um deles oferece uma resposta diferente em termos de cor. Em cada predefinição selecionável, os fotógrafos têm controlo sobre a nitidez, o contraste, o tom da cor e a saturação. A configuração de origem da câmara produz imagens JPEG instantaneamente sem serem necessárias definições de menu adicionais. As predefinições dos Estilos de Imagem aplicadas a imagens RAW podem ser revistas com o software Digital Photo Professional da Canon.

As pré-configurações disponíveis na EOS M são:

  • Standard: para imagens nítidas e vivas que não necessitam de edição
  • Retrato: otimiza o tom da cor e a saturação e enfraquece o brilho para obter tons de pele atrativos
  • Paisagem: para verdes e azuis naturais com muito brilho para dar um tom natural à montanha, às árvores e aos contornos dos edifícios
  • Neutral: ideal para pós-processamento
  • Fiel: ajusta a cor para ir de encontro à cor do motivo quando se fotografa a uma temperatura de cor de 5200k
  • Monocromática: para fotografia a preto e branco com vários efeitos de filtro (amarelo, laranja, vermelho e verde) e efeitos de tom (sépia, azul, roxo e verde)

 

A EOS M também possui um Estilo de Imagem Automático. Este novo estilo faz ajustes com base na análise do Sistema de Deteção do Cenário, para criar um Estilo de Imagem para a imagem em questão. Os Estilos de Imagem Definidos pelo Utilizador podem ser usados para armazenar até três predefinições personalizáveis usando o Editor de Estilos de Imagem suportado, ou qualquer uma das predefinições disponíveis para download a partir do website da Canon em www.canon.co.jp/Imaging/picturestyle/file/index.htm.

Básico + 

 O Basic + é uma nova função criativa que torna mais fácil a fotografia, permitindo criar diferentes efeitos numa imagem, sem a necessidade de modificar as configurações pessoais, permitindo que os utilizadores realizem as suas fotos por selecção de ambientes ou tipos de cena.

 Ao fotografar de acordo com o ambiente selecionado, o utilizador poderá escolher um dos nove efeitos: padrão, Vivo, Suave, Quente, Intenso, Fresco, Brilhante, Escuro ou monocromático,

Ao fotografar selecionando tipo de luz ou cenário, o utilizador poderá escolher um dos sete efeitos, que apresentam o balanço de brancos de uma forma mais intuitiva: Padrão, “Luz do Dia”, “Sombra”, “Nublado”, “Pôr-do-Sol”, “Luz Tungsténio” e “Luz Florescente”.

Filtros Criativos 

 A EOS M proporciona vários filtros criativos que podem ser aplicados às imagens RAW e JPEG. Como o filtro pode ser aplicado depois de a foto ser tirada, os utilizadores podem experimentar diferentes filtros na mesma imagem e verificar os efeitos:

  • Efeito Arte (Baixo/Normal/Alto): Cria um efeito tipo “pintura a óleo” com a possibilidade de ajustar o contraste e a saturação de cor.
  • Efeito Pintura de Água (Leve/Normal/Profundo): Cria um efeito tipo “aguarela” com cores suaves. Permite o ajuste da densidade de cor de acordo com três níveis de intensidade.
  •  Efeito Olho de Peixe – imita a distorção de uma objetiva olho de peixe. O efeito pode ser ajustado em níveis diferentes e a imagem periférica pode ser cortada.
  •  Grainy B/W: Cria uma imagem a preto e branco com grão. O efeito pode ser realçado ajustando o contraste.
  •  Focagem suave: produz um resultado suave. Pode ser aumentado ajustando a desfocagem.
  •  Efeito Toy camera: Proporciona a cor típica das câmaras brinquedo. Os quatro cantos são escurecidos. A imagem parece suave com uma aparência granulada subtil. A cor pode ser alterada para cores “cool” ou “warm”.
  • Efeito Miniatura: pode ser programado pelo utilizador para que parte da imagem pareça nítida. Ao fotografar, as partes superior e inferior da imagem desfocadas, enquanto que o resto da imagem permanece em foco. A orientação (vertical ou horizontal) dessa área pode ser alterada pressionando o botão INFO.

ImageBrowser EX

ImageBrowser EX é um programa de software para visualização, edição e organização de imagens destinado a utilizadores que gravam as suas imagens principalmente no formato JPEG. Conjuga a popular funcionalidade do ZoomBrowser EX e do ImageBrowser num mesmo programa, permitindo aos utilizadores realizarem uma edição básica de imagem, incluindo o brilho e o balanço de cores, com uma ligação interna do software para o DPP para edição de imagens RAW. Os utilizadores podem selecionar, renomear e redimensionar várias imagens de uma só vez e imprimir imagens por via de um conjunto de opções de soluções integradas simples.

Compatibilidade com flash EX Speedlite

A EOS M apresenta uma sapata que oferece compatibilidade imediata com a gama de flash EX Speedlite da Canon. Um novo e compacto flash Speedlite, o Speedlite 90EX, oferece um número guia máximo nove, bem como um controlo sem fio opcional para uma maior criatividade. 


[1] Via Adaptor EF-EOS M