HP

HP apresenta inovações para fortalecer oferta de Cloud Computing

As novas soluções de virtualização aumentam a agilidade dos clientes através da automatização de serviços de mobilidade de dados e de máquinas virtuais de uma forma totalmente segura

Lisboa, 29 de agosto de 2012 — A HP acaba de anunciar novas soluções de software de virtualização que simplificam, automatizam e garantem a movimentação de máquinas virtuais (VMs) e de dados em ambientes cloud, dando aos clientes uma maior agilidade para que possam responder da melhor forma às oportunidades de mercado cada vez mais dinâmicas.

Movimentar VMs entre centros de dados em infraestruturas legacy, como por exemplo um workload aplicacional Microsoft ® Exchange, requer a execução de centenas de complexos passos relacionados com a configuração manual ao nível do dispositivo. A mobilidade de dados é de igual forma desafiante, na medida em que o armazenamento requer uma implementação física que consome espaço, energia, refrigeração e investimento em infraestrutura, levando a que os clientes acabem por se sentir presos a um ambiente proprietário. 

As novas soluções de Infraestrutura Convergente da HP ajudam a eliminar estes problemas, oferecendo uma maior agilidade e simplicidade:

  • A HP Ethernet Virtual Interconnect (EVI) é a primeira solução na indústria (1) a simplificar e agilizar a interconectividade de até oito data centers geograficamente dispersos numa questão de minutos, eliminando as tarefas de configuração manual.
  • O software HP Multitenant Device Context (MDC) oferece uma segurança reforçada para aplicações multitenant na cloud, eliminando a possibilidade de acesso aos dados por diferentes aplicações ou departamentos. Desta forma, é possível reduzir os custos e os equipamentos e, em última análise, simplificar as operações na rede.
  • A HP StoreVirtual virtual storage appliance (VSA) aumenta a flexibilidade ao permitir que os clientes construam facilmente pools de storage em qualquer servidor x86, usando VMware ou hypervisors Microsoft Hyper-V. Como resultado, e por forma a ir ao encontro das necessidades das organizações, os clientes podem movimentar dados entre servidorese hypervisors heterogéneos, bem como centros de dados em diferentes localizações, reduzindo ao mesmo tempo o custo total e a complexidade.

“Os clientes estão a procurar um ambiente virtualizado mais flexível que permita a mobilidade das máquinas virtuais e dos serviços de dados em toda a empresa”, considera Bethany Mayer, senior vice president e diretora-geral de Networking da HP. “As tecnologias de virtualização exclusivas da HP vão ao encontro dessas necessidades, ajudando os clientes a aumentarem significativamente a sua agilidade e a inovarem ao ritmo que as suas organizações exigem”.

 

A única solução de Interconnect multitenant de Data Center para redes cloud

Ligar centros de dados geograficamente dispersos possibilita a otimização da mobilidade de workloads e a recuperação em caso de desastre. Normalmente, essa conectividade requer meses de reformulações e de reconfigurações manuais, que não só são propensas a erros, como também se podem revelar dispendiosas. 

A HP EVI é única tecnologia de overlay Data Center Interconnect na indústria (1) que permite a conexão de até oito centros de dados em todo o mundo a partir de um único local e através de um “único clique”. Os clientes podem assim otimizar os recursos de servidor e de armazenamento a fim de obterem mobilidade dos workloads ou recuperação de desastres ao ligarem o HP EVI de um centro de dados para outro. 

Com o software HP MDC, os clientes podem criar funções múltiplas, seguras e isoladas para departamentos organizacionais, tais como o financeiro, recursos humanos e engenharia, reduzindo em simultâneo o número de dispositivos de rede no centro de dados em 75 por cento (1). A combinação das soluções HP EVI e de HP MDC simplifica a interconetividade entre centros de dados, reduzindo ao mesmo tempo o custo total de propriedade em 56 por cento (1) através da utilização de uma única plataforma.

“Precisávamos de uma infraestrutura de data center centralizada e consolidada que fosse capaz de oferecer a longo prazo as eficiências operacionais para acomodar a nossa rede com mais de 100 agências”, explica Jason Cohen, global chief information officer da Diversified Agency Services, uma empresa de serviços globais de marketing e de comunicação especializada. “A HP oferece-nos exatamente isso, e as novas soluções Data Center Interconnect vão garantir-nos a continuidade dos negócios através da distribuição de aplicações e de recursos de computação para a nossa cloud privada empresarial”.

 

A única appliance de storage virtual independente de hypervisors

Para abordar as questões da flexibilidade e do custo, muitas organizações substituíram as implementações de armazenamento físico por VSAs e serviços de dados baseados em VM, de modo a suportarem novas workloads aplicacionais e ainda o rápido crescimento do volume de dados. No entanto, a maior parte do software VSA é proprietário, suportando apenas o hardware e o hypervisor de um único fornecedor.

A HP StoreVirtual VSA é a primeira appliance de armazenamento virtual baseada em software capaz de operar em qualquer servidor x86, ligando-se a uma vasta gama de soluções de armazenamento externas desenvolvidas por terceiros e suportando uma mistura simultânea de hypervisors VMware vSphere e Microsoft Hyper-V (2). Esta solução – heterogénea e agnóstica sob o ponto de vista do hardware – para a disponibilização de storage partilhado permite eliminar a dependência face a um só fabricante, reduzindo ainda o custo da infraestrutura em até 60 por cento (1) e aumentando a utilização sem qualquer tipo de investimento adicional.

“As capacidades de reduzir a limitação da distância em networking e simplificar a infraestrutura de armazenamento são importantes para as organizações que usam VMWare vMotion® em VMware vSphere”, salienta Gary Green, vice presidente de Global Strategic Alliances da VMware. “Estamos muito satisfeitos por continuarmos a ser parceiros da HP por forma a ajudarmos os nossos clientes a responderem aos desafios colocados às TI através de uma melhor utilização e otimização dos recursos tendo em vista a mobilidade das workloads entre data centers”.


Preço e disponibilidade

  • As soluções HP Ethernet Virtual Interconnect e HP Multitenant Device Context vão estar disponíveis durante o próximo outono enquanto atualizações de software para os core switches HP FlexFabric. 
  • A solução HP StoreVirtual VSA vai estar disponível em setembro com um preço de tabela a começar nos 600€ por licença quando adquirida em packs multi-licença (3).

Mais informações sobre as novas soluções de networking e de armazenamento estão disponíveis em www.hp.com/go/VirtualAppNetworks e em www.hp.com/go/StoreVirtualVSA.

O principal evento da HP para clientes da região Europa, Médio Oriente e África, o HP Discover, decorre entre os dias 4 e 6 de dezembro em Frankfurt, na Alemanha.

 

(1)  Baseado em testes internos da HP, comparando com resultados publicados pela concorrência.

(2)  Baseado em comparações de dados de publicidade disponíveis e observações de especialistas, como o Taneja Group que considerou o software HP LeftHand Virtual SAN Appliance como o primeiro produto de storage virtual em VMware HCL e, mais tarde, no Microsoft Windows Server Catalog.

(3)  Preços indicativos estimados. Preços finais poderão variar.