Nokia

Developers mudam para Windows Phone e “momento” das apps Lumia continua

As tecnologias PureView , NFC e a integração do Nokia Mapas em algumas aplicações, vão permitir que a próxima geração de apps para equipamentos Nokia Lumia seja única e diferenciadora.

Lisboa, 5 de setembro de 2012 – A Nokia anunciou hoje um leque de novas e inovadoras aplicações para os smartphones Nokia Lumia , indo assim ao encontro do seu compromisso em oferecer aos consumidores aplicações únicas, diferenciadoras e que não se encontram em outras plataformas.

“É fantástico ver cada vez mais parceiros a darem o seu melhor e a oferecerem as apps mais inovadores aos utilizadores dos Nokia Lumia”, afirmou Marco Argenti, SVP, Nokia Developer Experience. “O ecossistema atingiu um crescimento exponencial nos últimos 18 meses, e a Nokia tem trabalhado de perto com os developers no desenvolvimento de apps únicas e inovadoras, ao mesmo tempo que os ajuda a chegar a utilizadores de todo o mundo. Através de novas oportunidades para inovar, como são exemplo disso as tecnologias PureView, NFC e a integração do Nokia Mapas nas aplicações, estamos ansiosos por ver os developers trabalhar na próxima geração de apps e se associarem à Nokia para alcançarem um maior sucesso local e global.”

Atravessando diversos tipos de públicos, as novas experiências de aplicações a chegar aos Nokia Lumia abrangem várias áreas, como por exemplo:

Desporto

World of Red Bull; um exclusivo para equipamentos Nokia Lumia, durante 9 meses

A World of Red Bull é uma nova aplicação exclusiva para utilizadores móveis que, como o nome sugere, oferece um contacto profundo com o “mundo Red Bull”. A aplicação destaca todas as últimas notícias relacionadas com os mais de 400 atletas mundiais Red Bull e permite criar Tiles no ecrã inicial com os atletas favoritos e receber, em tempo real, todos os updates relacionados com eles.

Oferece, também, informações acerca dos mais de 800 eventos Red Bull que acontecem por ano, sendo ainda possível aceder à secção “Red Bull Culture”, que dispõe de uma enorme seleção de conteúdos, desde música, dança, cinema, arte e cultura pop, para além de permitir o acesso à Red Bull TV e a muitas outras aplicações Red Bull.

Esta app vem de série com o Nokia Lumia 920 e Nokia Lumia 820 , dois smartphones que se destacam por permitirem criar Live Tiles pequenos, médios e grandes, dependendo das preferências e da quantidade de informação que o utilizador deseja receber. Estes modelos oferecem igualmente o Nokia Mapas integrado e comandos de voz.

Imagem

App Vimeo; oferece uma experiência gratuita de 3 meses do Viemo Plus para membros, num exclusivo para dispositivos Nokia Lumia

Esta aplicação irá permitir aos fãs captar vídeos em HD, usando a melhor ótica e a tecnologia PureView. Oferece também a melhor qualidade de reprodução de vídeo, sendo possível partilhá-los através da tecnologia NFC. Esta aplicação introduz o suporte de vídeos HD e uma interface muito simples de usar, onde não faltam os Live Tiles dinâmicos. Permite, ainda, comprar subscrições Vimeo Plus.

Jogos

Angry Birds Roost; um exclusivo para smartphones Nokia Lumia, durante 3 meses

O Angry Birds Roost vai permitir que os fãs mergulhem no magnífico mundo dos Angry Birds, com acesso a centenas de vídeos, notícias, toques e muito mais, tudo numa única e original experiência.

Este jogo marca a estreia da Rovio na plataforma Windows Phone, e destaca-se por integrar a funcionalidade exclusiva “Bird Cam”, que permite tirar fotografias com o Nokia Lumia, podendo o utilizador adicionar-lhe uma personagem do Angry Birds. Depois, é possível partilhar essa foto no Facebook, Twitter ou então enviá-la por MMS ou por e-mail. Adicionalmente, o Angry Birds Roost irá oferecer dezenas de wallpapers para usar no ecrã quando este estiver bloqueado e Live Tiles de tamanho grande para serem usados no ecrã inicial.

“O Angry Birds Roost é fantástico para os fãs,” disse Peter Vesterbacka, Mighty Eagle e CMO da Rovio. “Oferece conteúdos “amazing” e é uma excelente forma dos utilizadores Lumia reunirem, numa só app, toda a experiência Angry Birds.”

Notícias

Bloomberg Hub; um exclusivo para modelos Nokia Lumia, durante 3 meses

A aplicação Bloomberg para dispositivos Nokia Lumia oferece um HUB único e útil, para obter as notícias relacionadas com o mercado financeiro e empresarial, dados de mercado, assim como ferramentas que monitorizam as ações. Os utilizadores podem personalizar a experiência através das informações que mais lhe interessam e aceder às mesmas instantaneamente, através de vistas personalizadas e de Live Tiles no ecrã inicial.

Com esta app, a Bloomberg – líder de informação do mercado empresarial e financeiro – também irá demonstrar até onde vai enquanto meio de comunicação. Isto, porque o Hub da Bloomberg inclui também acesso on-demand à Televisão Bloomberg e à Rádio Bloomberg, onde se pode assistir aos mais aclamados programas desta área e a entrevistas feitas às mentes mais promissoras do mundo empresarial e financeiro.

Para além do anúncio feito hoje, a Bloomberg também irá lançar este Hub para os smartphones Nokia Lumia 920 e Nokia Lumia 820 com mais funcionalidades, sendo que entre elas está a possibilidade de usar novos Live Tiles personalizáveis e ecrãs de bloqueio integrados e personalizados.

“A nossa parceria com a Nokia resultou numa experiência móvel única, que oferece aos executivos as principais notícias, informações dos mercados e ferramentas úteis para poderem tomar decisões mais conscientes e informadas,” explicou Oke Okaro, Global Head and GM, Mobile and Connected Devices, da Bloomberg L.P.

Lifestyle

StyleSaint; um exclusivo para equipamentos Nokia Lumia, até ao final de 2012

StyleSaint é a mais recente e exclusiva aplicação para os fanáticos do mundo da moda, tendo sido lançada em meados de setembro, para os Nokia Lumia. Com uma interface muito moderna, a aplicação permite que o utilizador capte as imagens de moda que mais o inspiram, podendo depois usá-las para personalizar e criar revistas de moda no seu equipamento móvel, revistas essas que podem depois ser partilhadas com o mundo.

Com a integração no Facebook, os utilizadores podem registar-se e começar a descobrir o seu próprio estilo, receber dicas diárias sobre as últimas tendências, fashion feeds, assim como dicas e truques de moda. Podem ainda seguir outros utilizadores registados e ter a StyleSaint no ecrã de bloqueio; tendo deste modo um acesso diário a uma série de imagens que remetem para o mundo da moda.

Groupon com realidade aumentada; um exclusivo para dispositivos Nokia Lumia, durante 6 meses

A app da Groupon para Windows Phone oferece o melhor para fazer, ver, comer e comprar, com descontos entre os 50 e os 90%. Usando o princípio de compras coletivas, a Groupon negoceia descontos sem precedentes, com os melhores lojistas de comércio local.

Com o lançamento dos novos Lumia, a Groupon anunciou novas funcionalidades, como a “Carteira”, que permitirá um acesso rápido a descontos. Outra novidade são os wallpapers para o ecrã de bloqueio e Tiles de vários tamanhos para notificações no ecrã inicial. Já a “Agenda Groupon” permitirá aos utilizadores agendar compromissos relacionados com negócios realizados na Groupon, e permitirá que os utilizadores acedam a negócios integrados no Nokia Mapas.

“A Nokia e a Groupon continuam ao trabalhar juntas no sentido de inovar a experiência de compras móveis, fazendo com que seja cada vez mais fácil e divertido fazer compras nos negócios locais, através da Groupon,” explicou Andreas Lieber, Director of Mobile Partnerships da Groupon.

Produtividade

/>

YouSendIt com a função NFC; um exclusivo para modelos Nokia Lumia, durante 3 meses

Esta aplicação oferece poderosas capacidades de partilha de ficheiros para os utilizadores Nokia Lumia, podendo essas transferências ser feitas através da tecnologia NFC.

A nova aplicação do YouSendIt, que irá estar disponível para o Nokia Lumia 920 e Nokia Lumia 820, permite que os utilizadores acedam, sincronizem e partilhem conteúdos armazenados na cloud. Os utilizadores podem, inclusive, assinar documentos usando o ecrã touch dos Lumia, e depois enviá-los com toda a segurança.

Esta app simplifica a sincronização e partilha de ficheiros de grande dimensão, como vídeos e fotos. Já a nova funcionalidade NFC será exclusiva dos novos Nokia Lumia durante três meses, e permitirá que os utilizadores partilhem os conteúdos apenas tocando com o seu Lumia, noutro equipamento que integre a mesma tecnologia.

Viagens

MICHELIN com funcionalidades NFC; um exclusivo dos equipamentos Nokia Lumia, durante 6 meses

A app Michelin oferece um acesso ainda mais fácil ao famoso Guia Michelin, que nos diz quais são os melhores restaurantes do mundo. Através da tecnologia NFC os fãs do mundo gastronómico poderão partilhar informações sobre restaurantes, apenas com um toque entre o seu equipamento e aquele para onde querem passar a informação, podendo igualmente obter informações específicas acerca de um restaurante, tocando com o seu Lumia 920 ou 820 na etiqueta NFC que estará numa janela dos restaurantes que constam do roteiro Michelin 2013. Já a tecnologia de realidade aumentada permitirá que os utilizadores apontem a câmara do equipamento para a rua onde estão e vejam quais os restantes mais perto de si.

A app oferece, ainda, a opção de procura, detalhes, chamada e reservas, e a integração do Nokia Mapas permitirá encontrar os melhores locais para comer. É também possível ter Live Tiles com informação em tempo real e imagens Michelin aplicadas ao ecrã de bloqueio, que variam de acordo com a hora do dia.

Messaging

A WhatsApp Messenger é uma aplicação compatível com todas as plataformas, que permite que se envie mensagens sem ter de se pagar por SMS. Tendo em conta que utiliza o mesmo plano de dados que o utilizador usa para a Internet e para o envio de e-mails, não existem custos para enviar mensagens e estar em contacto com os amigos, família e colegas.

As atuais funcionalidades dos Nokia Lumia com Windows Phone incluem a procura, criação de grupos com imagem, encriptação de dados, partilha de localização e contactos, etc. Com o lançamento dos novos Lumia (Nokia Lumia 920 e Nokia Lumia 820), os utilizadores poderão contar com uma nova experiência de utilização, que tirará partido de um look and feel mais panorâmico, idiomas adicionais, emoticons e muito mais.

“Com milhões de mensagens a serem enviadas todos os dias, a missão da WhatsApp é permitir que as pessoas de todo o mundo possam estar constantemente em contacto com quem mais gostam, sejam familiares, amigos ou colegas”, esclareceu Brian Acton, Co-Founder da WhatsApp. “Através da parceria com a Nokia vamos poder oferecer aos utilizadores uma experiência diferenciadora, feita à medida do Nokia Lumia 920 e do Nokia Lumia 820.”