Canon

Entre no mundo full-frame: Canon apresenta a EOS 6D – a sua DSLR full-frame mais pequena e leve

Lisboa, 17 de Setembro de 2012 – A Canon anuncia a sua mais recente DSLR EOS para entusiastas de fotografia avançados – a EOS 6D. Com um tamanho e peso semelhante à EOS 60D, a nova EOS 6D é a DSLR mais leve do mundo a integrar um sensor CMOS full-frame, tornando-se ideal para fotógrafos de viagens, retrato e paisagem. Este modelo é uma inovação no alinhamento full-frame da Canon e é perfeito para quem pretende ter um maior controlo da profundidade de campo ou aumentar o impacto das suas fotografias com a ampla gama de objetivas grande angulares EF para o sistema EOS.

A EOS 6D combina um sistema de imagem potente e full-frame e uma excelente performance em condições de pouca luz, num corpo compacto, robusto e leve. Pela primeira vez num modelo EOS, a EOS 6D incorpora conectividade Wi-Fi[1] e GPS[2], encorajando os fotógrafos a captar imagens enquanto se deslocam, a identificá-las com informação sobre a localização e a transferi-las para um computador, para a cloud ou para smartphones através de uma ligação sem fios.

Imagens incríveis em todas as condições

Beneficiando de 25 anos de inovação no sistema EOS, a EOS 6D integra um renovado sensor CMOS full-frame de 20.2 Megapixels que permite produzir impressões de tamanho poster ou executar cortes nas imagens sem perder a qualidade. Com uma gama de ISO de origem de 100-25,600 (extensível a 50-102,400) a captação de imagens nítidas e com aspeto natural em condições de pouca luz é agora mais fácil que nunca.

Um novo sistema AF de 11-pontos oferece o melhor desempenho em condições de pouca luz em comparação com qualquer sistema AF da Canon até à data. Com uma capacidade de focagem até EV-3, o equivalente ao luar, os motivos mantêm-se focados mesmo nas mais desafiantes condições de luz– permitindo fotografar paisagens e retratos à noite e captar o verdadeiro ambiente do cenário com o mínimo ruído.

Explore ao máximo a sua criatividade

O sensor full-frame oferece um maior controlo da profundidade de campo em retratos, permitindo aos fotógrafos isolar facilmente os seus motivos com uma desfocagem atrativa do fundo. Com a EOS 6D, os fotógrafos podem agora explorar o potencial das objetivas grande angulares EF para captar todo o detalhe de uma paisagem distante, com modelos que vão desde 8mm a 800mm. Adicionalmente, o potente processador de imagem DIGIC 5+ oferece vários modos automáticos e funções de disparo criativas, complementando os controlos totalmente manuais, para oferecer total flexibilidade a um maior número de utilizadores.

A EOS 6D está equipada com várias características avançadas para ajudar os fotógrafos a captar paisagens e retratos de qualidade. O modo HDR permite a captura altas e baixas luminosidades em condições de luz desafiantes, enquanto as Exposições Múltiplas permitem combinar até nove exposições separadas numa única imagem, criando um efeito dramático na fotografia final. O modo de operação silencioso proporciona uma forma mais subtil de fotografar retratos, e um nível eletrónico de eixo único, com acesso através do visor ou do ecrã LCD, garante o nivelamento da linha de horizonte durante a composição da imagem.

Construída para a partilha

A primeira EOS a integrar conectividade Wi-Fi, a EOS 6D permite aos fotógrafos partilhar o seu trabalho imediatamente depois dos disparos. As imagens podem ser transferidas através de uma ligação sem fios para dispositivos de armazenamento externos, carregadas no Facebook e no YouTube ou impressas numa impressora Canon com Wi-Fi. Em alternativa, os vídeos e as imagens podem ser visualizados em televisores HD com DLNA – permitindo o visionamento de alta qualidade no grande ecrã. Através de uma ligação sem fios a um smartphone, os fotógrafos podem também controlar a câmara remotamente, ajustando as definições de disparo e o foco antes de ativar remotamente o obturador e de ver a imagem captada.

Usando o GPS integrado na EOS 6D, as imagens podem ser identificadas com a localização onde foram captadas. Os viajantes podem também fazer um diário mais completo da sua viagem usando a função GPS logger para definir o seu percurso, que pode ser mostrado usando o software Map Utility incluído.

Design robusto e intuitivo

Medindo apenas 144,5 x 110,5 x 71,2mm e pesando770g[3], a EOS 6D é o modelo EOS DSLR full-frame mais compacto alguma vez fabricado. O seu corpo em magnésio à prova de poeiras e salpicos oferece uma proteção robusta e um layout de botões intuitivo para um controlo mais fácil. Os fotógrafos podem também visualizar as suas imagens com bastante detalhe e cores naturais no amplo ecrã LCD Clear View de 7,7cm (3.0”) e alta resolução, que possui um design antirreflexo para o visionamento em ambientes de luz intensa e ângulos extremos.

O novo Punho de Bateria BG-E13 permite fotografar durante mais tempo, ao mesmo tempo que torna fácil fotografar na vertical e na horizontal. Quando usado com duas baterias LP-E6, o punho de bateria permite duas vezes mais disparos. Pode também ser usado com pilhas AA para uma maior comodidade e flexibilidade.

EOS 6D – principais características:

  • Sensor full-frame de 20.2 Megapixels
  • Construção resistente e leve
  • ISO máximo de 25,600 (expansível até 102,400)
  • AF de 11-pontos sensível até -3EV
  • GPS3 regista a localização
  • Transferência de ficheiros e controlo remoto com Wi-Fi2
  • Vídeo Full HD

Tecnologias  – EOS 6D

Sensor CMOS full-frame de 20.2MP da Canon

Desenhado e fabricado pela Canon, o novo sensor CMOS full-frame de 20.2MP oferece uma maior resolução e um maior controlo sobre a profundidade de campo, permitindo a captura de vários cenários desde retratos a paisagens, produzindo imagens até A3+.

O novo sensor CMOS integra uma nova arquitetura construída com base no desempenho oferecido pela EOS 5D Mark III, para obter uma maior gama dinâmica e baixo ruído em todas as sensibilidades do ISO, e menor consumo de energia que o antecessor. Novos fotodíodos com transístores melhorados em cada pixel oferecem uma sensibilidade elevada, enquanto as microlentes oferecem uma maior captação de luz para uma melhor qualidade de imagem em condições de pouca luz.

A tecnologia CMOS da Canon integra um circuito avançado de redução de ruído em cada pixel, proporcionando virtualmente imagens sem ruído e uma velocidade do ISO de 100-25600 (expansível de 50 a 102400). Uma conversão de sinal de 14 bits de alta velocidade combina-se com o processador de imagem DIGIC 5 da Canon para gradações de tom suaves e cores naturais. A leitura de quatro canais também permite disparos de alta velocidade até 4,5 frames por segundo (fps) na resolução máxima.

DIGIC 5+

A informação da imagem é processada pelo processador DIGIC 5+ da Canon, que foi desenhado para complementar o sensor CMOS da câmara. A integração do processador DIGIC 5+ permite à EOS 6D atingir velocidades de disparo rápidas até 5,4 fps na resolução máxima – captando o máximo detalhe, cores precisas e baixo ruído, em todas as condições.

Em conjunto com o sensor CMOS, o processador DIGIC 5+ permite aos fotógrafos fotografar a velocidades de ISO elevadas enquanto atinge uma qualidade de imagem superior. São também suportados disparos de exposição múltipla bem como disparos com HDR na câmara. Adicionalmente, a correção da aberração cromática lateral e axial da objetiva na câmara é aplicada a cada imagem captada, mesmo quando se está a fotografar na velocidade máxima.

Sistema AF de 11 pontos

A EOS 6D integra um sistema AF de 11 pontos que usa um novo sensor AF. Este novo sensor AF integra uma configuração de pixel melhorada, com mais linhas no centro do ponto AF, para permitir uma focagem precisa em condições extremas de pouca luz até EV-3 – o equivalente ao luar.

GPS

A EOS 6D é a primeira EOS a integrar GPS, que regista a localização no ficheiro de imagem. A função GPS Logger grava periodicamente a localização GPS da câmara num período pré-definido, permitindo aos fotógrafos ver o seu percurso num PC.

O GPS pode também ser usado para uma definição precisa automática da hora, indo buscar o fuso horário UTC do satélite para assegurar a exatidão do relógio interno da câmara.

Conectividade Wi-Fi

A EOS 6D é a primeira EOS a disponibilizar ligação sem fios, permitindo fotografar e transferir dados dos seguintes dispositivos:

  • Câmaras e impressoras Canon com Wi-Fi
  • PCs
  • Albums e serviços online (CANON iMAGE GATEWAY, YouTube, Facebook, Twitter, etc.)
  • Smartphones e tablets usando a aplicação EOS Remote para Android e iOS grátis
  • Diretamente para um televisor HD com DLNA

Usando a aplicação EOS Remote, o utilizador pode controlar a EOS 6D através de uma ligação sem fios, alterar as definições da câmara e os modos de disparo, ajustar o foco no ecrã Live View e ativar o obturador para fotografar ou filmar. Os fotógrafos podem também usar o EOS Remote para selecionar as imagens captadas pela EOS 6D, e depois visualizá-las e carrega-las nas redes sociais e noutros serviços online, encorajando-os a partilhar as suas imagens favoritas.


[1]  O suporte Wi-Fi varia segundo o equipamento e a região

[2]  O uso de GPS pode ser restrito em alguns países ou regiões. O uso de GPS deve cumprir as leis e regulamentos do país e da área na qual está a ser usado, incluindo qualquer restrição na utilização de eletrónica

[3] De acordo com as regras da CIPA (corpo apenas com 690g)