Optimus

4G no iPhone 5 já na Optimus

A Optimus é o único operador em Portugal que garante aos clientes com iPhone 5 cobertura nacional de 4G graças à rede completamente preparada para utilização total de telecomunicações móveis de quarta geração.

Com mais de 50% de população coberta na faixa de 1.800 Mhz, a Optimus torna-se o único operador nacional a assegurar aos utilizadores do iPhone 5 uma utilização 4G sem limites, permitindo assim atingir o pico tecnológico de 150 Mbps.

Tendo desenvolvido grande parte da sua rede de quarta geração móvel em Portugal sobre a frequência dos 1.800 megahertz a Optimus tem a mais robusta cobertura nacional nesta frequência, a única que permite a utilização da rede 4G neste equipamento da Apple. Até ao lançamento do 4G em Portugal, a frequência dos 1.800 megahertz era utilizada para cobertura 2G, para reforço de capacidade em áreas geográficas de tráfego de voz intenso, nomeadamente os grandes centros urbanos. Ao conseguir libertar a frequência destas funções, a Optimus tornou-se o único operador utilizá-la para a implementação da tecnologia 4G.

Os clientes Optimus podem aceder de imediato ao 4G, uma vez que o acesso à frequência dos 1.800 Mhz acaba de ser desbloqueado para todo o mercado em Portugal, bastando para isso fazer a atualização para o novo sistema operativo IOS 6.1.

Com a utilização total da tecnologia 4G no iPhone 5, os clientes Optimus com este equipamento poderão usufruir de uma experiência de utilização superior nos serviços de Internet existentes. Por exemplo, o download de um ficheiro de música ou imagem (3 MB) poderá demorar 6 segundos quando demoravam até dois minutos em 3G. A diferença também se fará sentir no upload onde a partilha de imagem com 2 MB poderá demorar menos de 5 segundos.

As velocidades superiores vão influenciar outros aspetos da experiência de utilização como videochamadas de qualidade e sem interrupções, o visionamento de vídeo HD sem interrupções ou interferências, navegação na internet a uma velocidade ímpar, mesmo com uma chamada a decorrer e o envio e receção ultra rápida de e-mails no iPhone 5, mesmo com anexos “pesados”.