IBM

IBM lidera lista de Patentes dos EUA pelo 20º ano consecutivo

ibm

Investigadores da IBM inovam em áreas emergentes da tecnologia

Lisboa, 10 de janeiro de 2013 – A IBM anunciou hoje que bateu um novo recorde de 6.478 patentes em 2012, em invenções que permitirão avanços fundamentais em domínios chave como analítica, Big Data, cibersegurança, cloud, mobile, social networking e ambientes de software definidos, bem como novas soluções para o setor do retalho, banca, saúde e transportes. Estas invenções patenteadas irão também potenciar uma grande mudança na nova era da computação, conhecida como a era dos sistemas cognitivos.

Este é o 20º ano consecutivo que a IBM lidera a lista anual do registo de patentes.

“Estamos orgulhosos deste novo marco na criatividade tecnológica e científica da IBM, que surge do compromisso centenário da Companhia em ter um contributo ativo na investigação e desenvolvimento”, sublinhou Ginni Rometty, presidente e CEO da IBM. “Mais concretamente, o recorde de patentes de 2012 e as duas décadas de liderança neste campo são um legado de alguns milhares de brilhantes investigadores da IBM. São ainda o resultado da nossa dedicação à inovação que realmente importa aos nossos clientes, à nossa empresa e ao mundo.”

Este recorde de 2012 só foi possível graças a mais de 8.000 IBMers que residem em 46 estados dos EUA e 35 países. Os investigadores da IBM que trabalham fora dos EUA colaboraram em 30% das patentes registadas no país.

De 1993 a 2012, os investigadores da IBM conseguiram registar mais de 67 mil patentes nos EUA. O número de patentes da Companhia ultrapassou em 2012 os totais combinados da Accenture, Amazon, Apple, EMC, HP, Intel, Oracle/SUN e Symantec.

Líderes 2012 no registo de patentes nos EUA*

1        IBM                        6,478
2        Samsung               5,081
3        Canon                    3,174
4        Sony                        3,032
5        Panasonic             2,769
6        Microsoft               2,613
7        Toshiba                  2,446
8        Hon Hai                2,013
9        General Electric   1,652
10      LG Electronics     1,624*Dados fornecidos pela IFI CLAIMS Patent ServicesEntre a lista de patentes da IBM de 2012 estão invenções que prometem transformar a forma como as empresas estão atualmente a aplicar a tecnologia no sentido de um planeta mais inteligente e a lançar as bases para a nova era dos sistemas cognitivos:

Patente #8,275,803 (EUA): Sistema e método de fornecer respostas a perguntas – Esta invenção patenteada foi implementada no sistema Watson da IBM e descreve uma técnica que permite que um computador processe uma pergunta expressa em linguagem natural, que a compreenda Business Analyticsa ao detalhe, e  consiga fornecer uma resposta precisa.

Patente #8341441 (EUA): Reduzir o consumo de energia num ambiente de computação em nuvem – Esta invenção patenteada descreve uma técnica que permite o uso mais eficiente e eficaz dos recursos de computação em nuvem, e assim, reduz e minimiza o consumo de energia.

Patente #8185480 (EUA): Sistema e método para otimizar o reconhecimento de padrões de parâmetros não-gaussianos – Esta patente descreve uma técnica para lidar com o reconhecimento de padrões em rápido crescimento, grandes conjuntos de dados de informações complexas, como a compreensão de frases faladas ou o processamento de dados de satélites para prever os locais de congestionamento.