Cáritas Portuguesa

Resultados do Peditório Público

Semana Nacional Cáritas

Lisboa, 04 março 2013 – Entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março, a Cáritas realizou em todo o país o seu peditório Público anual. Trata-se de uma iniciativa que integra a Semana Nacional Cáritas e que tem em vista a angariação de fundos para a resposta às solicitações de apoio social que chegam às cada Cáritas Diocesana. Mais de 5 mil voluntários estiveram envolvidos nesta campanha que percorreu as ruas, comunidades paroquiais e diversas superfícies comerciais. Também no domingo, dia 3 de março, o peditório das celebrações eucarísticas reverte a favor das Cáritas Diocesanas.

A esta altura ainda não é possível ter apurado um valor nacional, no entanto, há a consciência de que os resultados poderão refletir as dificuldades sentidas por todos os portugueses. Apesar disto algumas dioceses que já apresentaram publicamente os resultados do peditório local, nomeadamente, Coimbra e Funchal ainda que também estes sejam resultados provisórios.

No ano de 2012, ao nível nacional, o peditório público teve um resultado 298.266,13 euros. A expectativa é que este ano o resultado seja igual ou até mesmo inferior, mas a esta altura é ainda cedo para afirmar isto com segurança.

Recorde-se que durante o ano de 2012 a Cáritas apoio mais de 56 mil famílias solicitaram apoio à instituição e, a nível individual, mais de 158 mil pedidos de ajuda em território nacional. A Cáritas continua a acreditar na generosidade dos portugueses que se mostraram muitos solícitos aos apelos dos voluntários mas reconhece como uma evidência as dificuldades e o empobrecimento geral da população. Agradece-se também a todos os voluntários que deram a cara por esta campanha e a todos os portugueses que dentro das suas possibilidades deram o seu contributo.