HP

HP fornece tecnologia de ponta ao filme de animação “Os Croods”da DreamWorks

A Infraestrutura Convergente da HP permite novos níveis de desempenho e de trabalho colaborativo

Lisboa 4 de abril de 2013 – A HP anuncia que foi selecionada pela DreamWorks Animation SKG, Inc. (Nasdaq: DWA) para assegurar as soluções tecnológicas que permitiram a criação de “Os Croods“, potenciando as cenas deste filme de animação, que conta a história de uma aventura pré-histórica, com imagens que são tudo menos primitivas.

A DreamWorks Animation maximizou os seus recursos técnicos através da HP para criar o grafismo mais avançado até à data, para esta comédia familiar que acabou de estrear. A Infraestrutura Convergente da HP é composta por servidores, soluções de armazenamento, redes, serviços, software de gestão e workstations, assim como impressoras HP e soluções de rendering digital. Esta plataforma garantiu uma resposta contínua e de alto desempenho às necessidades artísticas do estúdio de animação.

“A criação de filmes de animação com tecnologia de ponta requer um enorme poder de computação e trabalho colaborativo devidamente orquestrado entre os nossos estúdios”, referiu Derek Chan, responsável pelas Technology Global Operations na DreamWorks Animation. “A Infraestrutura Convergente da HP assegura que os nossos cineastas têm os recursos técnicos de que necessitam para dar vida à sua visão criativa e para disponibilizar filmes incríveis ao público”.

 

Serviços e servidores da HP respondem às necessidades de computação massiva

A produção de “The Croods” exigiu mais de 80 milhões de horas de rendering para criar imagens a partir de modelos 3D. Para dar vida a personagens como Grug, o pai super protetor, ou Eep, a filha adolescente rebelde, a DreamWorks Animation confiou nos servidores HP ProLiant e nos HP Enterprise Services em reder farms em quatro locais diferentes: Glendale, Redwood City eLas Vegas, nos E.U.A., e Bangalore, na Índia. O alto desempenho e o poder de computação contínua, assegurado pelas soluções da HP, permitiu que a DreamWorks Animation fizesse o render das grandes quantidades de dados necessárias para a produção do filme.

Adicionalmente, os servidores blade HP ProLiant BL460c Gen8 garantiram ao estúdio um débito (throughput) 40% superior, e melhorou o desempenho por watt em 42%, quando comparado com as gerações anteriores. (1)  Como resultado, o estúdio aumentou as capacidades de rendering  para uma média de 500,000 tarefas por dia.

 

As Workstations HP permitem colaboração artística

Para criar as exóticas criaturas e as complexas paisagens que a família Crood encontra, os artistas da Dreamworks Animation utilizaram as mais avançadas workstations da HP, as HP Z820 e Z800.

Com dois processadores Intel® Xeon®, a Workstation HP Z820 é até 50 % mais rápida que a sua antecessora (1), permitindo que os artistas trabalhem em grandes e complexas cenas em múltiplos planos, personagens e filmes num ambiente interativo.

As Workstations Z800 da HP foram ainda utilizadas pelo estúdio de gravação de som inovador da DreamWorks Animation para captar as invenções imaginativas de Guy e as gargalhadas apaixonantes de Gran.

Melhorando ainda mais a experiência de utilização, o software Remote Graphics da HP permitiu que os artistas dos estúdios em Glendale, Redwood City e Bangalore trabalhassem em conjunto e em tempo real num único ecrã de desktop.

 

Uma abrangente experiência tecnológica

Cimentando uma relação que teve início em 2001, a DreamWorks Animation confiou na HP para praticamente quase todas as facetas de animação tecnológica necessárias para a produção de “The Croods”.

Entre os principais benefícios, destacam-se os seguintes:

  • A disponibilidade contínua da rede através da arquitetura HP FlexNetwork, que inclui os Switches das séries 12518, 5820, 5800 e 6125G/XG com a HP Intelligent Resilient Framework (IRF), uma tecnologia embutida de virtualização inovadora.
  • A redução da complexidade inerente à gestão da rede em todo o ambiente do estúdio com o HP Intelligent Management Center, uma única aplicação, bem como umagestão de impressão simplificada com os Managed Print Services da HP.
  • Um acesso rápido, fiável e protegido às aplicações e ativos do estúdio com as soluções de armazenamento HP 3PAR StoreServ, HP MSA P2000, HP StoreAll e de backup HP StoreOnce.
  • Gestão centralizada dos arrays de storage com o HP 3PAR StoreServ, que permite que os engenheiros da DreamWorks Animation giram e monitorizem com facilidade as operações ralacionadas com o armazenamentoa partir dos seus desktops.
  • A consistência de cores das personagens entre as impressões, os ecrãs e a produção final no grande ecrã e os ambientes de cores vibrantes durante a produção, graças aos displays e impressoras profissionais HP DreamColor.

O hardware, software e serviços da HP suportaram o filme “Os Croods” desde as fases iniciais de idealização do projeto até à sua conclusão, permitindo que a DreamWorks Animation completasse a produção e assegurasse a animação gráfica inovadora que os seus fãs esperam.

(1) De acordo com cálulos internos da HP.