ASUS

ASUS lança Xonar Essence STU USB DAC e amplificador de auscultadores

PR ASUS Xonar Essence STU com caixa_ZWAME

SNR de 120dB, áudio USB assíncrono com amplificador de auscultadores de 600ohm e amplificadores operacionais (Op-Amps) substituíveis

Lisboa (16 de Julho de 2013) — A ASUS lançou hoje a Xonar Essence STU USB, um conversor digital/analógico (DAC) externo e amplificador de auscultadores que tem por base a qualidade e o design aclamados das placas de som internas Xonar Essence ST/STX e eleva ainda mais os já de si elevados padrões. Ao oferecer um desempenho de nível audiófilo, a Xonar Essence STU proporciona uma conectividade USB e controlo direto no dispositivo.

Ela oferece um som cristalino com SNR de 120dB, um poderoso amplificador para auscultadores até 600ohm, áudio USB assíncrono e Op-Amps substituíveis para calibração pormenorizada de som, de acordo com as preferências dos utilizadores mais avançados. A tecnologia precision clock tuning permite melhorar a fidelidade do áudio tornando a Xonar Essence STU numa opção excelente para todos os apreciadores de música que necessitem de um DAC de qualidade e amplificador de auscultadores que tirem partido de todas as potencialidades de auscultadores de topo.

“Recebemos comentários muito positivos dos nossos consumidores em relação à qualidade de som excelente das placas de som Xonar Essence ST/STX, o que nos levou a desenvolver o Xonar Essence STU como um dispositivo USB que oferece uma qualidade de som ainda melhor,mais conectividade e controlo simplificado. Este é outro exemplo de como a ASUS ouve a comunidade e dá resposta às necessidades e pedidos dos consumidores”, explica Ives Chiu, Audiovisual Product Manager da ASUS Multimedia Business Unit.

Precisão de áudio de elevada qualidade

A Xonar Essence STU oferece um som límpido e com reduzida distorção com SNR de 120dB SNR. E isto é possível graças ao seu design de hardware que inclui um PCB equilibrado para uma reprodução precisa de todas as fontes de som e um mínimo de interferências.

A ASUS utiliza componentes de áudio líderes de indústria como o amplificador de auscultadores Texas Instruments PCM1792A DAC e TPA6120A2 que suporta impedâncias até 600ohm. Estão ainda incluídos capacitores WIMA FKP2 e Nichicon Finegold aprovados para utilização audiófila que proporcionam um som rico e equilibrado.

Para satisfazer os utilizadores mais exigentes, o Xonar Essence STU vem como a tecnologia precision clock tuning e transferência áudio assíncrono. Ambas garantem uma fidelidade de som precisa e permite aos consumidores usufruírem da música na sua forma mais pura. A reprodução Bit-perfect é apoiada pelo suporte para os drivers de áudio ASIO.

Facilidade de utilização

Enquanto dispositivo externo, a Xonar Essence STU oferece o acesso simples aos controlos sem a necessidade de entrada nos menus de software. Os utilizadores podem alterar as configurações de áudio obtendo experiências de audição superiores nos diversos tipos de auscultadores, desde os mais pequenos (normalmente entre 16ohm e 32ohm) até aos auscultadores grandes (até 600ohm). Estas características tornam-se particularmente úteis com o aumento da popularidade dos dispositivos móveis que vêm normalmente com headsets de elevada sensibilidade e reduzida impedância.

Controlos de volume duplos ajudam os utilizadores na modificação, de forma simultânea, do som no microfone e nos auscultadores, tal como acontece nos decks dedicados. A interface USB significa conectividade com equipamento compatíveis com USB enquanto que as portas I/O incluem saída estéreo RCA, headphone jack de 6.3 mm, duas portas de entrada digital e uma entrada auxiliar.

A Xonar Essence STU pode ser colocado na vertical ou na horizontal por via de uma base incluída o que dá aos consumidores uma maior flexibilidade de utilização e em diferentes locais e circunstâncias.

Afinação tonal e controlos avançados

Os amplificadores operacionais (Op-Amps) Texas Instruments NS-LME49720 e NS-LM4562NA proporcionam uma acústica aperfeiçoada pelos engenheiros de áudio e oferecem um som mais vivo e com maior detalhe.

O Xonar Essence STU tem espaço para três Op-Amps substituíveis que podem ser trocados de modo a realizar ajustes no desempenho tonal e em função das preferências pessoais dos utilizadores. Este design de topo e personalizável é herdado dos produtos de áudio Xonar Essence precedentes e mantém vivo o compromisso desta série de acomodar o maior número possível de preferências dos consumidores.

Entre as características avançadas estão um interruptor interno de jumper que reencaminha o som da Xonar Essence STU para permitir que esta seja utilizada como um pré-amplificador em conjunto com um amplificador de potência externo. Os utilizadores podem assim optar por regular o volume diretamente no amplificador de potência sem necessidade de aceder aos controlos na Xonar Essence STU. Para além disso inclui um servo DC na saída de auscultadores para minimizar o ruído de POP aquando da ligação dos mesmos.

Disponibilidade e preço

O ASUS Xonar Essence STU está disponível em Portugal com um preço de 399€.


ESPECIFICAÇÕES

Interface

USB 2.0

SNR

120dB

THD+N

0.00032%

Frequência de resposta

10Hz-48kHz

Taxa de amostra e resolução

[email protected]

Main chipset

DAC: TI PCM1792A
Amplificador de auscultadores: TPA 6120A2

Impedância do amplificador de auscultadores

Até 600ohm

Op-Amps substituíveis

I/V: 2x  LME49720
LPF: 1 x LM4562NA

Características adicionais

Interface USB assíncrono USB, bit-perfect ASIO support