Microsoft

Projeto português vence Final Mundial da Imagine Cup 2013 na categoria de Cidadania

AnaFerraz_ImagineCup2013_Russia

Projeto português vence Final Mundial da Imagine Cup 2013 na categoria de Cidadania

 

  • For a Better World é o nome do projeto português que venceu a Final Mundial da edição 2013 da Imagine Cup que termina hoje em S. Petersburgo, Rússia.
  • O projeto, da autoria de Ana Ferraz, aluna de doutoramento da Universidade do Minho, materializa-se num dispositivo portátil que permite, de forma automática e em apenas cinco minutos, detetar o grupo sanguíneo, fornecendo informações precisas que pretendem auxiliar profissionais de saúde em situações de emergência, reduzindo os riscos de incompatibilidade, nomeadamente em situações de transfusão.
  • A portabilidade, rapidez, o custo acessível e a eficiência da solução são os elementos diferenciadores que contribuíram para a conquista desta distinção;
  • Esta é a primeira vez que Portugal vence a final mundial destas olimpíadas do software, depois de ter alcançado o terceiro lugar na final internacional de 2012.

 

Lisboa, 15 de abril de 2013 – A Microsoft Portugal anuncia que o projeto português For a Better World ganhou a Final Mundial da Imagine Cup, edição 2013, na categoria de Cidadania, levando pelo segundo ano consecutivo Portugal ao pódio e pela primeira vez na história da prestação portuguesa, ao honroso primeiro lugar.

For a Better World é o nome do projeto, pensado e desenvolvido por uma aluna de doutoramento da Universidade do Minho, Ana Ferraz, que representou Portugal na Final Mundial da Imagine Cup, a maior competição internacional de tecnologia, promovida pela Microsoft Corporation e com fins sociais, após ter vencido também a Final Nacional.

Trata-se de um dispositivo portátil que permite, de forma automática e em apenas cinco minutos, detetar o grupo sanguíneo, fornecendo informações precisas que pretendem auxiliar profissionais de saúde em situações de emergência, reduzindo os riscos de incompatibilidade e erro humano, nomeadamente em situações de transfusão.

De acordo com João Couto, Diretor Geral da Microsoft Portugal, “é muitíssimo gratificante vermos novamente Portugal subir ao pódio na Final Mundial da Imagine Cup, agora em primeiro lugar, um feito histórico nunca antes alcançado, com um projeto com elevado potencial e qualidade, distinguido entre centenas de propostas apresentadas à escala mundial. É também a prova de que Portugal tem talento e que temos jovens com enorme potencial a desenvolver projetos inovadores, com impacto real na sociedade e que podem fazer a diferença na resolução de problemas sociais muito prementes, como são todos os relacionados com a saúde. A Ana é um exemplo do que Portugal tem de melhor e de que os jovens portugueses são capazes de vencer no mundo, mesmo em tempos difíceis”.

Para Ana Ferraz, autora do projeto For a Better World e vencedora na Final Mundial da Imagine Cup, “é um enorme prazer e orgulho receber esta distinção da Microsoft e conquistar para Portugal o primeiro lugar do pódio da Final Mundial da Imagine Cup 2013, sobretudo tendo em conta o número de estudantes e projetos brilhantes que vi desfilar ao longo desta semana de competição. Este alcance é também o reflexo da proposta de valor e potencial do meu projeto For a Better World, que tenho a certeza virá a contribuir para ajudar profissionais de saúde na resolução de problemas diários e simultaneamente a recompensa de um grande investimento no desenvolvimento deste projeto, quer a nível pessoal, quer a nível tecnológico.”

 

 O Projeto Mundial Vencedor: For a Better World

For a Better World, da autoria de Ana Ferraz, aluna de doutoramento da Universidade do Minho, é o nome da solução tecnológica, desenvolvida em tecnologia Visual Studio 2012, que venceu a Final Mundial da Imagine Cup 2013, que decorreu de 8 a 11 de julho em St. Petersbugo, Rússia. Trata-se de um dispositivo portátil que permite, de forma automática e em apenas cinco minutos, detetar o grupo sanguíneo, fornecendo informações precisas que pretendem auxiliar profissionais de saúde em situações de emergência, reduzindo os riscos de incompatibilidade e erro humano, nomeadamente em situações de transfusão.

O dispositivo apresenta uma nova metodologia de determinação do grupo sanguíneo, mais rápida, simples e menos dispendiosa comparativamente aos métodos tradicionais já existentes, propondo a resolução de alguns problemas que imperam em situações de emergência, e que se prendem com a celeridade na obtenção de resultados, decisiva em situações de emergência e na adequação do tratamento.

A fraca celeridade dos métodos tradicionais e o procedimento habitual de doação de sangue O negativo em situações de emergência, considerando o doador universal e com menores riscos de incompatibilidade, apresentam elevados riscos associados. A solução tecnológica For a Better World pretende colmatar estas mesmas falhas. Neste âmbito, o sistema tecnológico permite a análise em situações de emergência em poucos minutos, aproximadamente 5 minutos, e a partilha dos resultados com hospitais, laboratórios, acelerando os mecanismos de resposta ao paciente.

O sistema apresenta, ainda, uma vantagem adicional que é a sua portabilidade, contrariamente aos dispositivos atuais, o que facilita o seu transporte e utilização em diferentes contextos. O dispositivo possibilita, ainda, a análise e realização de outros testes de pré-transfusão através dos quais é possível detetar a presença de antigénios no sangue do paciente e perceber que possíveis incompatibilidades podem existir no processo de transfusão, reduzindo adicionalmente a possibilidade de erro humano associada a este processo.

A Imagine Cup é a maior competição internacional de tecnologia, promovida pela Microsoft Corporation e com fins sociais. A iniciativa é subordinada a um tema altruísta e pretende encorajar e estimular os mais jovens a refletirem sobre como a tecnologia pode ajudar a dar resposta a problemas concretos da humanidade, nas suas diferentes esferas: saúde, educação, ambientem, entre outros.

A iniciativa mobiliza cerca de 350,000 jovens em todo o mundo, envolvendo mais de 100 países na apresentação de projetos tecnológicos inovadores.