Canon

Novas PowerShot G16 e PowerShot S120 da Canon

Câmara mais fina do mundo[1] com uma objetiva grande angular de 24mm com abertura f/1.8 e zoom ótico de 5x (PowerShot S120)

Desenvolvida seguindo os mesmos processos e standards de qualidade usados no fabrico da conhecida gama de objetivas profissionais da Canon, a PowerShot S120 integra uma objetiva grande angular de 24mm com zoom ótico de 5x e abertura f/1.8, que permite a entrada de uma maior quantidade de luz, em comparação com os modelos antecessores, para que os utilizadores possam disparar com velocidades do obturador mais rápidas.

 

DIGIC 6 (PowerShot G16 e PowerShot S120)

Os novos modelos integram o novo processador de imagem DIGIC 6 da Canon. O Sistema HS conjuga o sensor CMOS de 12.1 megapixels de alta sensibilidade com o processador DIGIC 6 para proporcionar imagens excecionais em condições de pouca luz até ISO 12800, com a mínima desfocagem e ruído, bem como uma maior gama dinâmica.

O novo processador DIGIC 6 oferece excelente qualidade de imagem e vantagens em comparação com os modelos anteriores, incluindo:

  • Melhor qualidade de imagem com pouca luz – O DIGIC 6, parte integrante do Sistema HS, capta imagens com muito menos ruído que as câmaras sem Sistema HS, em todas as velocidades de ISO. O processador de imagem DIGIC 6 consegue detetar e captar até 30 por cento mais detalhe que o DIGIC 5, resultando em imagens extremamente detalhadas e com baixo ruído, fiéis à realidade.
  • Melhores vídeos – Durante a gravação de vídeos, a redução de ruído é também melhor em 2 stops, graças ao novo processador DIGIC 6. O novo processador de imagem permite gravar vídeos em Full HD com Fine Detail Movie Processing (PowerShot G16) até 60fps para resultados mais nítidos e realistas. A potência adicional oferecida por este processador permite a gravação de vídeos no formato MP4 e a fácil partilha sem serem necessárias conversões de ficheiros.
  • Velocidades de disparo mais rápidas – O avançado processador DIGIC 6 oferece velocidades de disparo contínuo mais rápidas do que os modelos antecessores. Os utilizadores podem disparar a velocidades de aproximadamente 9fps. A PowerShot G16 é capaz de disparar a 12.2fps nos primeiros 5 frames e depois a 9.3fps sustentados em 522 frames, enquanto a PowerShot S120 consegue disparar a 12.1fps nos primeiros 5 frames e depois a 9.4fps sustentados em 635 frames.
  • Performance AF melhorada – O DIGIC 6 também melhora significativamente a performance de AF na PowerShot G16 e na PowerShot S120. Usando algoritmos AF novos e mais eficientes e sequências de processamento avançadas, a performance de AF da PowerShot G16 é agora 41 por cento mais rápida do que a da PowerShot G15, enquanto a velocidade de AF da PowerShot S120 é agora 50% mais rápida do que a da PowerShot S110. As PowerShot G15 e S110 já eram significativamente mais rápidas do que as suas antecessoras. A PowerShot G16 e a PowerShot S120 são as câmaras compactas Canon com focagem mais rápida até à data[2].

 

Melhor conetividade Wi-FI com Sincronização de Imagem (PowerShot G16, PowerShot S120 e PowerShot SX510 HS)

A conetividade Wi-Fi integrada permite a partilha de fotos e vídeos entre equipamentos e serviços através de uma rede sem fios, tornando mais fácil e rápido partilhar conteúdos. A funcionalidade Wi-Fi permite visualizar e transferir imagens guardadas na câmara para smartphones e tablets iOS ou Android™, bem como diretamente para redes sociais incluindo o Facebook®, o Twitter©, o Flickr™ e o YouTube™. Os utilizadores podem fazer o upload de imagens diretamente em grupos do Facebook e também adicionar comentários diretamente a partir da câmara quando partilham imagens no Twitter e no Facebook.

A nova função de Sincronização da Imagem ajuda os utilizadores a fazer backup das suas imagens online e no PC. Quando o computador registado está online, a câmara irá transferir as imagens selecionadas para o PC para armazenamento no disco, enquanto a ligação do PC à internet será usada para fazer cópias das imagens nos serviços online. Se o PC registado estiver indisponível, a câmara irá ligar-se a serviços online e logo este estiver novamente ligado, irá automaticamente sincronizar a galeria de imagens com estes serviços. As imagens podem ser sincronizadas em: disco, Álbum Fotográfico Online no CANON iMAGE GATEWAY e Flickr.

Estes novos modelos são capazes de enviar imagens através de rede sem fios para o CANON iMAGE GATEWAY[3], onde podem ser armazenados até 10GB de dados. Os álbuns online podem ser partilhados com amigos e famíla. O Álbum Fotográfico Online pode também estar acessível através de aplicações gratuitas para smartphones e tablets iOS e Android.

A funcionalidade Wi-Fi permite à câmara conetar-se e transferir imagens para outras câmaras Canon com ligação Wi-Fi, computadores compatíveis e impressoras com PictBridge, incluindo algumas impressoras SELPHY e PIXMA da Canon com ligação Wi-Fi, através de uma rede LAN sem fios.

 

Zoom Framing Assist com modo Auto (PowerShot SX510 HS)

O Zoom Framing Assist com modo automático permite aos utilizadores focar-se no enquadramento, enquanto a câmara acompanha os sujeitos com o elevado zoom, em fotos e vídeos. No modo Auto a câmara irá localizar e acompanhar um rosto, ajustando automaticamente o zoom para manter o sujeito focado e num tamanho constante, mesmo que se mova. É ideal para gravar excelentes vídeos de pessoas, especialmente de crianças, em movimento.

 

Modo Star (PowerShot G16 e PowerShot S120)

A maior capacidade de processamento do DIGIC 6, a evolução do Sistema HS e a excelente performance de ISO destes modelos tornam fácil fotografar à noite com o novo modo Star. Incluindo três pré-definições de disparo, o Modo Star permite captar cenários noturnos e céus estrelados de forma vívida e fácil:

  • Star Nightscape: O modo Star Nightscape capta uma única imagem de um bonito céu noturno. Colocando a câmara num tripé, esta irá automaticamente conjugar uma longa exposição e definições de ISO elevadas para captar as estrelas. Adicionalmente, a redução inteligente de ruído do DIGIC 6 é mais eficaz na eliminação de ruído enquanto realça o brilho das estrelas.
  • Star Trails: Este modo permite aos fotógrafos captar o movimento de rotação aparente das estrelas. O modo Star Trails ajusta automaticamente os parâmetros de exposição da câmara e capta imagens de longa exposição continuamente, que depois são conjugadas para criar uma única imagem do rasto das estrelas. A PowerShot G16 é capaz de disparar no modo Star Trails durante até duas horas e a PowerShot S120 até aproximadamente 90min.
  • Star Time-lapse movie: Este modo permite gravar pequenos vídeos do céu estrelado, captando uma série de imagens com intervalo de tempo a um frame por minuto. É criado um vídeo até oito segundos com intervalo de tempo e com qualidade Full HD, com uma frame rate equivalente a 15 fps.  Os vídeos Star Time-lapse são captados no formado MP4 permitindo uma fácil transferência e upload para serviços online usando o Wi-Fi. 

 

Focagem manual melhorada com Focus Peaking (PowerShot G16 e PowerShot S120)

Ambos os novos modelos integram Manual Focus Peaking, que proporciona uma visualização nítida das áreas focadas durante a focagem manual. Os utilizadores podem usar o MF Peaking para destacar áreas de elevado contraste no ecrã durante a focagem manual antes da gravação de um vídeo. Estão disponíveis diferentes destaques de cor e níveis de peaking selecionáveis (frequência) para uma excelente representação visual das áreas de focagem no enquadramento. Para ajudar os utilizadores a fotografar com uma focagem precisa pin-point, a função MF Peaking está também disponível para as imagens estáticas.

Os novos equipamentos também vêm equipados com Tracking AF para acompanhar os sujeitos de forma mais subtil. A Tracking AF no rosto ou no sujeito permite aos utilizadores escolher a sua área de focagem antes da filmagem e depois a câmara irá assegurar que o sujeito se mantém no foco ainda que este se mova no enquadramento. O ecrã tátil da PowerShot S120 também permite ajustar o ponto de focagem no vídeo.

 

Novos Filtros Criativos (PowerShot G16 e PowerShot S120)

Para além dos Filtros Criativos já disponíveis, as novas PowerShot G16 e PowerShot S120 integram dois novos Filtros Criativos que podem ser aplicados às imagens:

  • Nova desfocagem do fundo – Este filtro imita o efeito de utilização de uma abertura ampla numa DSLR e cria uma profundidade de campo suave desfocando o fundo da imagem. Os utilizadores podem selecionar a intensidade da desfocagem do fundo de entre três pré-definições ou deixar que a câmara selecione automaticamente a intensidade com base no cenário a fotografar.
  • Modo HDR melhorado – Com os disparos contínuos de alta velocidade oferecidos pelo DIGIC 6, os utilizadores podem captar imagens com HDR em condições de muita luz sem ser necessário um tripé. Este filtro usa mapas de cor semelhantes aos das DSLRs EOS da Canon para adicionar efeitos criativos. Pode ser selecionado um dos cinco seguintes efeitos: Natural, Arte Standard, Arte Vívida, Arte a Negrito e Arte Em Relevo.

 

Modo Hybrid Auto (PowerShot G16 e PowerShot S120)

O modo Hybrid Auto é uma potente combinação dos modos Automático Inteligente e Movie Digest. Ao captar uma foto no modo Hybrid Auto, os quatro segundos anteriores ao disparo são gravados num ficheiro de vídeo (1280 x 720, a 30 fps) e guardados no cartão de memória da câmara. Mais tarde são compilados num único clip de vídeo. O novo modo avançado presente nas PowerShot G16 e PowerShot S120 integra agora a imagem estática capturada no filme, criando uma história visual completa dos disparos do dia.


[1]A câmara mais fina do mundo com uma objetiva f/1.8 (de acordo com um estudo da Canon com data de 28 de junho de 2013).
[2]Informação válida aquando do lançamento – 22 de agosto de 2013
[3]O CANON iMAGE GATEWAY pode não estar disponível em algumas regiões. Para saber mais: www.canon-europe.com/cig