HP

HP ajuda os clientes a maximizar Investimentos em Servidores com plataforma de Software-Defined Storage

Inovações pioneiras na indústria com plataforma software-defined storage melhoram agilidade e eficiência de ambientes virtualizados

Lisboa, 16 de setembro de 2013 — A HP acaba de anunciar inovações no portefólio HP Converged Storage que permitem aos clientes a maximização do retorno sobre o investimento (ROI) das suas infraestruturas virtuais, reduzindo custos e aumentando a agilidade e a utilização de capacidade em disco.

Ampliando a sua liderança de seis anos no mercado de soluções software-defined storage (1), a HP acaba de anunciar a nova oferta de software HP StoreVirtual – Virtual Storage Appliance (VSA). Entre as novas funcionalidades anunciadas, merecem destaque a hierarquização de armazenamento por sub-LUN (logigal unit number) e uma melhor integração com tecnologias VMware e Microsoft, para maiores eficiência e desempenho. As novas opções de licenciamento oferecem a flexibilidade de implementação necessária para suportar não só os requisitos das cargas de trabalho atuais como também necessidades de crescimento futuras.

A HP introduziu ainda dois novos plug-ins de software para o array HP 3PAR StoreServ: um para utilização com VMware e outro para SAP®. Estes plug-ins ajudam os clientes a simplificarem a gestão ao nível das implementações de aplicações complexas.

 

Software-defined storage autonómico, escalável e com alta disponibilidade

As organizações com ambientes virtualizados – que podem ir desde pequenas implementações, filiais de empresa, até fornecedores de ofertas de cloud pública -, estão cada vez mais a adoptar soluções de software-defined storage que são agnósticas ao hardware e ao hypervisor sobre o qual correm. Desta forma, podem tirar o máximo partido da alta disponibilidade e de outros serviços de dados a correrem sobre uma infraestrutura de servidores standard na indústria, tudo isto com uma excelente relação custo/benefício.

A oferta HP StoreVirtual VSA – que utiliza o comprovado sistema operativo HP LeftHand e que introduz agora novas capacidades como o software Adaptive Optimization – é a primeira solução escalável de armazenamento definido por software da indústria a oferecer a hierarquização de dados (data tiering). Tendo como base as necessidades de cada aplicação, estas funcionalidades permitem mover automaticamente os blocos de dados para armazenamento de alto desempenho ou de custo optimizado, promovendo a melhoria da eficiência e do desempenho (2).

Com a solução HP Adaptive Optimization, a monitorização contínua da carga de trabalho possibilita a migração ativa de dados usados intensamente, para um meio de armazenamento mais rápido, como é o caso de solid-state disks (SSD), e a migração de dados inativos para um tipo de armazenamento de menor custo, como é o caso de discos SATA ou NL-SATA. Esta abordagem granular elimina a necessidade de movimentação de volumes inteiros de aplicações para unidades SSD, que são sempre mais dispendiosas. Para os dados inativos, a solução HP StoreVirtual VSA permite que os clientes possam reduzir os custos através da redefinição e da virtualização de sistemas de armazenamento legacy que as organizações possuem e não estão a utilizar, tratando essa capacidade como um nível secundário com a tecnologia HP Adaptive Optimization.

A HP oferece múltiplas opções de licenciamento para a HP StoreVirtual VSA, proporcionando a flexibilidade necessária para suportar não só as cargas de trabalho atuais, mas também os requisitos de crescimento futuros. Além dos 10 terabytes (TB) da licença standard, a HP oferece agora uma licença de 4TB para pequenas implementações e ainda uma licença para alta capacidade de 50TB. Deste modo, e de acordo com as suas necessidades, os clientes podem começar com uma solução de pequena dimensão e evoluir de forma ininterrupta para um sistema VSA maior ou para uma appliance HP StoreVirtual 4000.

Facilmente gerida por equipas de TI com experiência de administração em ambientes VMware e Microsoft, a solução HP StoreVirtual VSA permite gerir até três vezes a capacidade e escalar onze vezes mais rapidamente quando comparada com as opções concorrentes em matéria de software-defined storage da VMware (3).Não menos importante, o novo suporte para VMware paraVirtualized SCSI Controller garante uma utilização eficiente do CPU, minimizando os investimentos contínuos em infraestrutura. Uma melhor integração com o Microsoft Windows ® Server com Hyper-V permite que os clientes possam aprovisionar o armazenamento a partir do System Center Virtual Machine Manager da Microsoft para uma implementação mais rápida.

“Para reduzir o investimento e os custos operacionais relacionados com os centros de dados, as organizações preocupadas com a questão do orçamento estão a fazer a transição das soluções de hardware físico dedicado para o armazenamento definido por software incorporado directamente nos atuais servidores standard da indústria”, disse David Scott, senior vice president e general manager de Storage da HP. “Sendo pioneira nas soluções software-defined storage com uma base instalada de mais de 170 mil licenças StoreVirtual VSA , a HP está agora a ampliar a sua liderança nesta área com as funcionalidades de auto-tiering, que permitem otimizar ainda mais o custo e o desempenho para pequenas e médias empresas, bem como para filiais e escritórios remotos.”

 

Gestão de armazenamento simplificada

A transição para centros de dados definidos por software requer a utilização de Open APIs para uma gestão integrada dos sistemas de armazenamento e garantir a melhor produtividade ao nível de administração de sistemas de storage.

A oferta HP 3PAR StoreServ permite uma integração perfeita com as soluções de fornecedores de software (ISVs) líderes e, combinada com o novo HP StoreFront Analytics Pack para VMware vCenter Operations Manager™, disponibiliza aos administradores de VMware a possibilidade de monitorizarem e de solucionarem problemas complexos em ambientes virtualizados, de uma forma eficiente e económica.

O HP StoreFront Analytics Pack para o software VMware vCenter Operations Manager oferece informação em tempo real sobre o desempenho e a capacidade de utilização do sistema de armazenamento HP 3PAR StoreServ. A monitorização proativa do desempenho de aplicações virtualizadas a partir de uma única consola de gestão simplifica a gestão do array. De modo a facilitar o processo de decisão, o software fornece dados precisos em termos de capacidade e de previsão relativamente aos serviços de armazenamento HP 3PAR StoreServ, incluindo thin provisioning acelerado por hardware, o que aumenta consideravelmente a eficiência do array sem afetar o desempenho das aplicações.

Para a gestão de grandes e complexas implementações SAP em ambientes físicos e virtualizados, a HP oferece agora um plug-in que integra as soluções HP 3PAR StoreServ Storage e HP XP P9500 Storage com SAP NetWeaver® Landscape Virtualization Management 1.0. Este novo plug-in HP Storage é compatível com os ambientes Microsoft Windows, Linux e HP-UX e inclui funcionalidades de automação que reduzem o tempo para a clonagem de aplicações SAP. Por sua vez, estas capacidades de automação ajudam a reduzir o tempo geral de realização de cópias, o que permite agilizar o negócio da organização ao mesmo tempo que se reduzem os riscos associados com o aprovisionamento manual.

Preço e disponibilidade (4)

  • A solução HP StoreVirtual VSA vai estar disponível no dia 30 de setembro com vários níveis de capacidade. Um pacote de 4TB com três licenças terá um preço igual ou inferior a 3.000 USD.
  • A oferta HP StoreFront Analytics Pack para VMware vCenter Operations Manager vai estar disponível ainda este ano por 7.500 USD para até dez sistemas HP 3PAR StoreServ Storage.
  • O plug-in HP Storage para SAP NetWeaver Landscape Virtualization Management já está disponível para download sem qualquer custo adicional para os clientes HP que disponham de um contrato de suporte em vigor para sistemas de armazenamento HP.
  • As três novas soluções vão estar disponíveis a nível mundial a partir da HP e dos seus parceiros de canal autorizados.

(1)Baseado na análise comparativa a partir dos dados publicamente disponibilizados pelos principais concorrentes, em agosto de 2013.
(2)Blogue Taneja Group, “Defining Software-defined… Storage.”
(3)Taneja Group, “Whitepaper—HP StoreVirtual Virtual Storage Appliance: The VSA for scalable VM density. A test lab validation of StoreVirtual VSA and VMware vSphere Storage Appliance”, agosto de 2013.
(4)Preços de venda estimados para os Estados Unidos. Os preços reais poderão variar.