HP

HP e VMware Dão aos Clientes a Possibilidade de Unificarem as Redes do Centro de Dados

As soluções de SDN (Software-defined Networking) e de redes virtualizadas vão oferecer uma infraestrutura e um modelo de operações comuns a redes físicas e virtuais

Lisboa, 18 de setembro de 2013 – A HP e a VMware, Inc. acabam de anunciar planos no sentido de colaborarem juntas para a entrega da primeira solução de redes federadas da indústria, projetada para oferecer aos clientes uma automação e visibilidade unificadas sobre as redes físicas e virtuais dos seus centros de dados, permitindo uma maior agilidade e melhor continuidade do negócio (1).

À medida que as empresas adotam soluções de cloud e de mobilidade, a configuração manual da rede revelou não só um consumo de tempo e de recursos mais intensivo, mas também uma maior propensão à ocorrência de erros. A virtualização da rede oferece um plano de controlo centralizado, mas não automatiza, por si só, a configuração e o aprovisionamento de dispositivos de rede físicos.

A nova solução de networking HP-VMware irá federar o HP Virtual Application Networks SDN Controller com a plataforma de virtualização de rede VMware NSX™, oferecendo aos clientes uma abordagem integrada para a automatização da sua infraestrutura de rede física e virtual. A solução de rede permitirá oferecer uma visão centralizada e uma unificação em termos de automação, visibilidade e controlo sobre toda a rede do centro de dados, melhorando a agilidade dos processos, bem como a monitorização e a resolução de problemas.

De acordo com Joe Skorupa, analista da Gartner, “um modelo híbrido combina os modelos que se baseiam no dispositivo e na virtualização, misturando de uma forma transparente os dispositivos físicos e virtuais sob uma mesma consola de controlo. Esta abordagem permite “ganhos de tempo” (no aprovisionamento), providenciar suporte para os diversos componentes físicos (servidores, networking, appliances de segurança e assim por diante) e uma migração disruptiva para uma ótima combinação dos componentes ”. (2)

“As redes devem ser suficientemente ágeis para permitirem a adoção de soluções de cloud e de mobilidade, ao mesmo tempo que asseguram a continuidade”, disse Bethany Mayer, senior vice president e general manager de Networking da HP. “Tendo como base a nossa liderança na tecnologia SDN, a solução de netwoking HP-VMware unifica a visibilidade e a automação das redes física e virtual numa consola de controlo comum, permitindo a entrega de novas aplicações e de novos serviços numa questão de minutos, e não de meses”.

“Esta solução é inovadora no mercado e permite às organizações obterem otimizações no aprovisionamento dos diversos serviços de “cloud”. É também uma demonstração da oposta que a HP está a efetuar na área de Networking e em redes SDN onde as aplicações disponibilizadas atualmente pela HP, e respetivos parceiros, são, sem dúvida, diferenciadoras. A evolução para redes SDN é, cada vez mais, uma realidade onde as aplicações ocupam um papel principal”, disse Fernando Teixeira, Networking Division Manager da HP Portugal.

Automatização das infraestruturas física e virtual

Tipicamente, uma rede de um centro de dados de uma oferta em “cloud” pode exigir 10 mil aprovisionamentos por dia, exigindo cada um pelo menos 20 alterações na linha de comandos de rede. Estas 200 mil mudanças de linha de comandos requerem 3.333 horas de trabalho/homem para serem executadas, assumindo um minuto por comando (3). A solução de rede HP-VMware promete eliminar a configuração manual de ambas as redes física e virtual dos centros de dados através da orquestração interoperável e automatizada de políticas. Esta nova solução permitirá também criar uma visualização única sobre toda a rede – quer a física, quer a virtual.

O HP Virtual Application Networks SDN Controller irá ainda incluir suporte para o protocolo de gestão VMware Open vSwitch Database (OVSDB). Desta forma, os switches HP FlexFabric vão poder participar no aprovisionamento automatizado da rede virtual, que será disponibilizado pela plataforma de virtualização de rede VMware NSX.

“Os clientes estão a adotar a virtualização de rede para conseguirem atingir a agilidade necessária para concretizarem a promessa de centros de dados virtualizados e em cloud. Para terem sucesso, as organizações de TI precisam de soluções que disponibilizem a gestão comum de serviços e de operações nos domínios físico e virtual”, disse Stephen Mullaney, senior vice president e general manager da unidade de networking e segurança da VMware. “Ao colaborarmos com a HP no desenvolvimento de um solução de networking federado, poderemos ajudar os nossos clientes em comum a criarem um modelo de operações de rede unificado que irá simplificar radicalmente as TI no centro de dados definidos por software (software-defined data center).”

A HP introduziu o switch HP FlexFabric 5930 com inteligência embutida baseada na tecnologia VXLAN, estendendo a virtualização de rede aos servidores, e permitindo que os clientes possam alavancar as suas redes virtuais e físicas, colocando-as a trabalhar juntas como uma única entidade.

Conhecimento simplificado para “software-defined networks” heterogéneas

A HP oferece aos clientes um ponto de contacto único para suporte e desenvolvimento de redes complexas de centros de dados, incorporando os benefícios do software-defined networking (SDN). O novo Datacenter Care da HP para Networking oferece aos clientes unicidade na relação e no ambiente, capaz de incorporar a solução de rede HP-VMware em ambientes atuais e futuros.

De igual forma, a HP ajuda os clientes a determinarem onde é que o SDN pode oferecer os melhores benefícios para as suas organizações com a workshop SDN Connectivity Transformation Experience, que permite criar um alinhamento organizacional e construir um quadro de referência de iniciativas para o cliente, tomando em consideração os benefícios e os riscos para o negócio das redes preparadas para SDN. Ao nível da arquitetura, este serviço também ajuda os clientes a explorarem as suas opções em termos daquilo que têm atualmente e de qual será o melhor caminho para o futuro, tanto do ponto de vista tecnológico, como do investimento. Como resultado deste workshop, os clientes podem projetar a sua jornada em direção ao SDN de forma pragmática, integrando pessoas, processos e tecnologia.

Ponto de controlo único nas redes físicas e virtuais

A nova aplicação HP ConvergedControl corre sobre o controlador SDN HP Virtual Application Networks e unifica a visibilidade e o controlo sobre as redes físicas e virtuais ao alavancar o HP Intelligent Management Center (IMC), que se encontra já integrado com o VMware vCenter. Desta forma, é criado um ponto de controlo único para ambos os tipos de redes, simplificando a gestão.

A HP no VMworld 2013

A HP e a VMware demonstraram a solução de redes federadas na área software-defined, no stand 2235, durante o VMworld San Francisco, que decorreu entre os dias 25 e 29 de Agosto, no Moscone Center. Além disso, a HP aproveitou a ocasião para demonstrar novos produtos e serviços no stand 1405.

Disponibilidade

  • A solução de networking HP-VMware deverá estar disponível em todo o mundo durante a segunda metade de 2014.
  • O HP ConvergedControl deverá estar disponível em todo o mundo durante a segunda metade de 2014.
  • O HP FlexFabric 5930 deverá estar disponível em todo o mundo em dezembro de 2013.

(1) Com base numa análise comparativa interna da HP de dados publicamente disponibilizados pelos principais concorrentes.
(2) Gartner, “Market Trends: Business Realities Driving SDN in Data Center Networking in 2013 and Beyond”, analista: Joe Skorupa, 28 de maio de 2013.
(3) Com base em testes internos da HP.