Portugal Telecom

PT leva serviços suportados em fibra ótica às ilhas das Flores e Corvo

PT_ZWAME

Santa Cruz das Flores, 29 de outubro de 2013 – A Portugal Telecom (PT) promove hoje a aproximação à comunidade das ilhas das Flores e Corvo, oferecendo serviços suportados em fibra ótica e 4G, reiterando assim o seu compromisso com a Região Autónoma dos Açores (RAA), onde se posiciona como uma referência tecnológica e importante agente de desenvolvimento socioeconómico.

A PT contribui ano após ano para o crescimento e progresso da RAA, tendo nos últimos quatro anos investido cerca de 52 milhões de euros, numa lógica global de impulsionamento do desenvolvimento económico, social e tecnológico em Portugal.

Face à importância estratégica desta região, a PT assinou hoje um protocolo com a Fibroglobal, detentora do cabo submarino que liga as ilhas das Flores e Corvo à infraestrutura submarina de telecomunicações  existente na RAA, que permite introduzir ofertas de serviços e produtos suportados em redes de nova geração, nomeadamente o Meo Fibra e o 4G.

A partir de agora, os habitantes das ilhas das Flores e Corvo terão acesso a uma rede de fibra ótica que lhes permitirá ter acesso a serviços de alto débito e de elevada qualidade, que vão responder às suas necessidades e exigências, quer sejam residenciais ou empresariais, que passarão a usufruir de comunicações e serviços mais abrangentes, de maior qualidade e fiabilidade.

Este é um marco muito importante pois passará a ser possível uma oferta alargada de serviços em diferentes áreas, como a saúde (através da telemedicina), a educação (através do ensino à distância) e o entretenimento (através do MEO), melhorando a vida dos habitantes das Flores e Corvo e permitindo uma instantaneidade no acesso ao resto do mundo.

O recurso à fibra ótica permitirá a disponibilização de um conjunto de serviços cada vez mais completos que vão revolucionar a experiência do cliente: máxima qualidade de imagem, múltiplos streams em Alta Definição; nova experiência de banda larga com largura de banda garantida e máxima qualidade de serviço.

Em linha com o compromisso assumido e com a aposta no investimento em tecnologia de ponta e inovação, a PT anuncia também a entrada do 3G e 4G nas Flores e Corvo.

A PT assinala ainda a importância da tecnologia como meio de aproximação à comunidade através da celebração de um conjunto de protocolos, com diferentes entidades açorianas. Através destes protocolos, a PT coloca de forma global e estratégica a tecnologia ao serviço dos Açores, dando uma nova dimensão aos serviços core que atualmente disponibiliza na região.

Na área da educação, a PT assina hoje um protocolo com a Universidade dos Açores que permite assegurar o ensino à distância, através de um sistema de Videoconferência na Web, a desenvolver pela Universidade dos Açores, nos Departamentos de Economia e Gestão, de Línguas e Literaturas Modernas e de Geociências.

Ao nível das soluções core, a PT estabelece diversos memorandos de entendimento:

1) com a Câmara Municipal de Ponta Delgada para um projeto-piloto na área de M2M para Telecontagem de Águas;

2) com as unidades hoteleiras dos grupos Sítio da Assumada, Paladares da Quinta, Rosa&Manuel Rita e Hotel Serviflor, com vista a dotar as suas infraestruturas de soluções tecnológicas avançadas;

3) Grupo Bensaúde para o fornecimento de soluções convergentes de voz fixa e móvel, rede WAN baseada em fibra ótica com acesso a serviços smartcloud e serviço de alojamento em Data Center PT;

4) Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada para a criação de uma plataforma de e-commerce, designada por Açores Marketplace, onde produtores regionais dos Açores poderão vender online os seus produtos a qualquer consumidor;

5) Grupo Ilha Verde para reformular as suas infraestruturas de comunicações com soluções tecnológicas globais e convergentes.