Google

Google Street View flutua em Veneza

Google_ZWAME

Lisboa, 14 de novembro de 2013. A Google disponibiliza a partir de hoje no seu serviço StreetView novas imagens panorâmicas da cidade de Veneza, oferecendo ao utilizador uma perspetiva totalmente original daquela que é considerada uma das mais belas cidades do mundo, classificada como Património da Humanidade pela UNESCO.

São cerca de 256 Km percorridos a pé e mais de 114 milhas de barco registados pelos colaboradores da Google – com a câmara especial Trekker -, que resultam em imagens a 360º de vários marcos emblemáticos e outras pérolas escondidas de Veneza, com destaque para a Sinagoga do primeiro Judeu Guetto, a Ponte do Diabo na ilha de Torcello, a Piazza San Marco ou o local onde o tipógrafo Manutius criou o tipo de fonte em itálico.

Imagens inéditas da pitoresca cidade, com os seus canais e calçadas estreitas de paralelepípedos, estão agora ao alcance de alguns cliques, a partir de um PC, Mac, tablet ou mesmo smartphone. Infelizmente as novas imagens de Veneza em modo Street View não podem servir uma Cicchetto (aperitivo local) no bacaro clássico (um bar típico de Veneza), mas, no entanto, permitem aos visitantes saber como se chega até lá.

Viagem no tempo

Além de permitir conhecer as zonas mais turísticas ou escondidas de Veneza, o novo serviço disponibiliza também um regresso à beleza do passado desta cidade, graças à parceria entre o Google Cultural Institute e vários museus venezianos.

É o caso da disponibilização de imagens das obras do Museo Correr, do Museo del Vetro e da Galeria Internacional de Arte Moderna – Ca ‘Pesaro, a partir das quais o utilizador pode comparar as ruas atuais com as reproduções antigas registadas por artistas como Carpaccio e Cesare, por exemplo

Finalmente, a nova oferta em StreetView dedicado a Veneza permite ainda conhecer os bastidores do projeto que levou ao registo das imagens a 360º, através de um vídeo disponibilizado pela Google, sobre os caminhos trilhados pelos “Gogle Trekkers”