Cisco

Cisco facilita a adoção de ambientes Cloud flexíveis, abertos e seguros

Cisco_ZWAME

Cisco Live!, Milão, 29 de Janeiro de 2014 – A Cisco aumentou hoje a sua oferta Cloud com novos produtos e serviços que incluem a Cisco InterCloud, uma inovadora solução Cloud híbrida que pretende reduzir o Total Cost of Ownership (TCO) dos serviços Cloud para os departamentos de TI e abrir caminho a um mundo de múltiplas nuvens públicas, privadas e híbridas interoperáveis e altamente seguras. As novidades anunciadas também reforçam a abordagem da Cisco, baseada na abertura  e compromisso com os parceiros.

Os novos produtos e serviços da Cisco são:

InterCloud

Como parte da plataforma Cisco ONE, a Cisco InterCloud é um software de infraestrutura desenhado para suportar ambientes Cloud híbridos, permitindo às organizações combinar e transferir volumes de trabalho – incluindo dados e aplicações através de diferentes nuvens públicas ou privadas segundo cada necessidade – de forma simples e altamente segura enquanto se mantêm as políticas de rede e segurança associadas.

Implementando a Cisco InterCloud, empresas e fornecedores Cloud poderão criar um ambiente Cloud híbrido interoperável e altamente seguro através de múltiplas nuvens públicas e privadas e entre aplicações on-premise (instaladas em modo local) e Clouds públicas. Esta flexibilidade por pedido e a portabilidade de volumes de trabalho permitirá às organizações selecionar a melhor e mais rentável estratégia de Cloud.

A Cisco continua a adotar uma abordagem aberta e estandardizada da Nuvem, que oferece aos utilizadores e fornecedores uma oportunidade de alavancar um ecossistema robusto de tecnologias inovadoras, evitando ficar dependente de um único vendedor ou plataforma. Como reforço deste compromisso com a interoperabilidade, a Cisco InterCloud permitirá movimentar volumes de trabalho de e para fornecedores Cloud que utilizam tecnologias da Cisco – tais como BT, CSC/ServiceMesh, CenturyLink Technology Solutions e Virtustream – e a partir de múltiplas Clouds públicas incluindo a Amazon Web services (AWS) e a Microsoft Azure. A adoção da InterCloud da Cisco por outros fornecedores Cloud através da InterCloud Provider Enablement Platform também proporcionará aos utilizadores uma maior flexibilidade e capacidade e escolha.

A Cisco InterCloud facilitará a mobilidade dos volumes de trabalho e pretende integrar-se com soluções de gestão Cloud como a Cisco IAC, além da Agility Platform da CSC/ServiceMesh, a CloudForms da Red Hat e outras soluções do ecossistema de parceiros da Cisco.

Outros parceiros tecnológicos a apoiar a Cisco InterCloud são a EMC, a Citrix, a Denali Advanced Integration, a Microsoft, a NetApp, a Rackspace, a VCE e a Zerto.

 

Cisco Validated Design para soluções de gestão e aprovisionamento Cloud integradas da Cisco e da Red Hat

A Cisco e a Red Hat estão a colaborar em diversas iniciativas chave para expandir a OpenStack e facilitar a adoção de ambientes Cloud abertos e interoperáveis. As iniciativas incluem ofertas de Infrestrutura como Serviço (Iaas) e Plataforma como Serviços (PaaS), desenhadas para ajudar os clientes a gerir tanto ambientes DevOps como ambientes Cloud web. Assim, ambas as empresas integraram a solução de gestão de rede Cisco Prime da Cisco com a plataforma OpenShift da Red Hat para proporcionar uma escalabilidade dinâmica, segurança a nível de utilizador, bem como gestão e provisão integradas.

 

Novos Serviços Cisco

Os novos serviços da Cisco para facilitar o projeto de Estratégia, Gestão e Operações Cloud proporcionam às empresas flexibilidade e agilidade de negócio numa infraestrutura aberta e altamente segura, baseada em três pilares que ajudam a desenvolver a estratégia Cloud das organizações: a seleção do modelo de consumo, menor risco e automatização inteligente do ambiente Cloud.

Este novo portefólio inclui serviços Cloud Consumption – para ajudar a tirar partido dos benefícios e gerir os riscos associados aos usos ocultos da Cloud –, o Cisco Domain Ten 2.0 – um quadro de trabalho para a transformação das TI que ajuda as empresas a avaliar as suas prioridades de negócio, na sua preparação para a Cloud e a tomar as melhores decisões – e a Cisco Services para OpenStack – que ajuda os clientes a adotar ambientes Cloud abertos e altamente seguros em função das suas necessidades concretas de negócio.

Disponíveis diretamente na Cisco ou através dos seus parceiros de canal, os serviços Cloud Consumption ajudam as empresas a conhecer melhor a utilização corporativa de diferentes serviços Cloud (incluindo as utilizações ocultas) e os seus custos, além de gerir os potenciais riscos associados a múltiplos fornecedores Cloud. Os clientes obtêm assim uma maior visibilidade e controlo da utilização da Cloud na sua empresa, gerindo melhor os custos e a segurança.

A Cisco Domain Ten Framework 2.0 ajuda os clientes a tomar melhores decisões relacionadas com a sua estratégia Cloud. Adicionando ainda os Cisco Consulting Services para Cloud a este ambiente, obtém-se um maior foco nos benefícios de negócio e uma melhor análise das implicações da nuvem híbrida, expandindo-se o ambiente de trabalho além do data center e da Cloud para incluir todo o tipo de iniciativas transformadoras de TI.

A Cisco também oferece os Cisco Services for OpenStack que ajudam os utilizadores a compreender, priorizar, definir, instalar e/ou integrar a plataforma OpenStack nas suas redes. A Cisco pode proporcionar uma valiosa informação sobre as vantagens e requisitos que os clientes podem esperar da plataforma OpenStack. Estes serviços incluem: estratégia e avaliação, validação, projeto e implementação, integração de software e aplicações e optimização.

Cisco IAC

A Cisco Intelligent Automation for Cloud 4.0 é uma solução de gestão cloud para empresas e fornecedores de serviços concebida para implementar ambientes cloud públicos, privados ou híbridos. Este novo software tem funcionalidades otimizadas para solicitação e aprovisionamento de qualquer tipo de serviço de TI a partir um simples portal self-service. A integração da Cisco IAC com a Cisco UCS Director fornece a capacidade de aprovisionar rapidamente tanto a infraestrutura virtual como física para implementações Cloud na plataforma de servidores Cisco UCS e também em hardware de terceiros.

O IAC 4.0 oferece também uma nova funcionalidade de automatização dos serviços de rede virtual através da integração com o Cisco Prime Network Services Controller. As novas capacidades de gestão multi-cloud no IAC 4.0 ajudam as empresas a orquestrar ambientes múltiplos na nuvem, incluindo o Amazon EC2, OpenStack e VMware. Em conjunto com o InterCloud, o Cisco IAC facilitará a gestão de ambientes Cloud híbridos, incluindo a localização avançada de aplicações, a mobilidade dos volumes de trabalho baseada em políticas e o controlo consistente do ciclo de vida dos serviços através de múltiplas Clouds.