Samsung

Nova Samsung NX mini SMART Camera: pequena em tamanho, enorme em funcionalidades

NX mini_ZWAME

Lisboa, março de 2014 – A Samsung anunciou o lançamento da NX mini, a camera fotográfica digital com uma lente intermutável mais fina e mais leve do mundo*. O design elegante e portátil da Câmara NX mini SMARTCamera, juntamente com a sua qualidade de imagem, tornam-na no parceiro ideal para quem gosta de fotografia, permitindo que os utilizadores captem os momentos mais especiais, com todos os detalhes.

Com funcionalidades NFC (Near Field Communication) e Wi-Fi, permite que os utilizadores tirem fotografias que podem depois ser partilhadas rápida e facilmente, para que os seus amigos e família possam vê-las em tempo real.

“A NX mini tem tanto o look (aspecto) como a substância, sendo perfeita para quem cria as tendências de moda e procura um companheiro para tirar fotografias dos melhores momentos do dia-a-dia, com uma incrível qualidade fotográfica”, referiu Myoung Sup Han, Vice-Presidente Executivo, responsável pela equipa de Imagem Digital na Samsung Electronics.

“Para a Samsung, foi sempre uma prioridade assegurar que os nossos produtos refletem as principais tendências, e esta abordagem é patente na NX mini, que conta com um ecrã Flip Up (rotativo) de 3 polegadas e uma objectiva de grande angular exclusivamente desenhada para responder à paixão global pelas selfies [auto-retratos]. O seu design leve e fino permite ainda que seja convenientemente guardada num bolso, para tirar fotografias em qualquer lado”.

“Com a sua linha NX, a Samsung assume o compromisso de oferecer produtos com imagem de alta qualidade, que permitem que os utilizadores captem e partilhem facilmente os seus momentos mais valiosos”, acrescentou Myoung Sup Han. “O design compacto e extremamente portátil da NX mini, assim como as suas capacidades de conectividade, colocam as pessoas na vanguarda das esferas sociais, com a capacidade de tirarem fotos criativas e divertidas”.

Com um peso de apenas 158 g (somente o corpo) e com um design ultra fino (22,5 mm), a NX mini pode ser guardada em quase todos os bolsos ou carteiras, mas ainda assim oferece os resultados apaixonantes que os adeptos da fotografia exigem. A camara tem um robusto corpo de metal premium com acabamento em pele sintética, fazendo desta câmara uma escolha natural para quem gosta de fotografia e quer marcar uma posição no que respeita ao look. Por estar disponível em cinco cores diferentes (branco, cor de rosa, verde hortelã, castanho e preto), os utilizadores podem escolher aquela que melhor se adequa ao seu estilo.

As ‘selfies‘ ganharam um lugar permanente no vocabulário mundial nos últimos anos, e a sua popularidade não mostra sinais de abrandamento. Nesse sentido, a NX mini oferece um conjunto de funcionalidades exclusivas, que permitem que os fotógrafos se divirtam sem esforço com esta moda global dos auto-retratos.

Com um ecrã tátil Flip Up de 75,2 mm (3,0 polegadas), que roda em 180 graus, os fotógrafos podem enquadrar as fotos no modo de auto-retrato, sem qualquer dificuldade. O poderoso desempenho ótico da NX mini garante imagens detalhadas e vivas, para assegurar que as pessoas presentes na fotografia ficam sempre o melhor possível. Com a grande angular ultrafina de 9 mm, a NX mini consegue captar imagens de grupos à distância do comprimento de um braço de um dos membros desse grupo, para que os utilizadores possam tirar fotografias com amigos e guardar as melhores memórias em conjunto.

Manter a pose enquanto tentamos carregar no obturador da camara quando tentamos tirar “selfies” pode ser um desafio, mas agora, com a funcionalidade Wink Shot da NX mini, há uma nova forma de captar auto-retratos sem precisar de usar as mãos. Basta preparar e enquadrar a fotografia e piscar o olho à camara, para que ela tire a foto. Uma vez detetado este piscar de olhos, a NX mini tira a foto depois de dois segundos, e sem ser necessário premir quaisquer botões.

Apesar da sua aparência fina, a NX mini oferece um desempenho convincente com o seu corpo de dimensões reduzidas. O seu grande sensor (uma polegada) BSI CMOS de 20,5 MP permite que os utilizadores captem imagens de alta qualidade, assegurando que não se perdem quaisquer detalhes. Com a mais elevada resolução na sua gama Samsung, as imagens captadas através da MX mini saltam à vista, graças às suas cores vibrantes.

O impressionante modo de disparo contínuo de 6 fps (frames por segundo) da NX mini permite que os fotógrafos tirem fotografias em sequência, para que todos os detalhes possam ser captados e não se percam quaisquer momentos. A rápida velocidade de obturação de 1/16000 segundos consegue “congelar” cenas de alto movimento, permitindo captar de forma dramática o movimento da acção, nos mais ínfimos detalhes e sem desfocagem da imagem.

Tag & Go (toca&partilha), basta tocar para partilhar memórias

Tal como acontece com todas as camaras SMART de 2014 da Samsung, a NX mini oferece integração Wi-Fi e NFC, tecnologias que facilitam a partilha de imagens. Num exclusivo Samsung, a conectividade Tag & Go permite que a NX mini seja emparelhada com equipamentos que suportem NFC, tais como smartphones ou tablets, bastando, para tal tocar, com estes equipamentos um no outro. Quando tenham emparelhado os dispositivos, os utilizadores podem:

  • Escolher e transferir várias imagens para o equipamento emparelhado através do Mobile Link (ligação móvel);
  • Enviar imagens até quatro dispositivos com o Group Share (partilha entre grupo), eliminando desta forma o processo moroso e repetitivo de envio de fotos para vários amigos;
  • Controlar a NX mini através de um smartphone com o Remote View Finder Pro (visualização remota);
  • Usar a camara fotográfica digital como um sistema de monitorização de bebés. Quando é detetado qualquer barulho, o smartphone emparelhado é ativado através de uma aplicação, permitindo que os seus pais vejam se é preciso tratar da criança.

Existem opções de armazenamento adicionais integradas na NX mini, e além disso, as imagens podem ser enviadas diretamente da camara para a cloud (nuvem), para um armazenamento simples e rápido. Os utilizadores podem fazer o upload das suas fotografias diretamente a partir da NX mini tanto para a Dropbox como para o Flickr, o popular site de partilha de fotos. A Dropbox disponibiliza 2 GB de espaço de armazenamento gratuito para novos utilizadores.

Este espaço fica acessível a partir de qualquer equipamento. E com o Flickr, os adeptos de fotografia podem fazer o upload de até 1 TB de imagens. Com tantas opções de armazenamento e tanta tecnologia embutida na NX mini, nunca foi tão fácil partilhar e guardar as melhores imagens da sua vida.

Objectivas especializadas NX-M Lenses para a NX mini

A Samsung apresentou também três novas objectivas NX mini (NX-M), otimizadas para a utilização no corpo da NX mini, e preparadas para garantir uma grande variedade de opções, de forma a responder a todas as preferências dos adeptos de fotografia.

  • A NX-M 9mm F3.5 ED é uma grande angular com um design ultrafino, uma escolha ideal para quem gosta de fotografia de paisagem e de auto-retratos. Esta objectiva disponibiliza ainda um ângulo perfeito para tirar “selfies”, e torna a NX mini na companheira perfeita para quem quer partilhar as melhores fotografias de auto-retrato.
  • A NX-M 9-27mm F3.5-5.6 ED OIS é uma objectiva zoom micro compacta com um design elegante e pequena o suficiente para caber de forma confortável em bolsos ou carteiras. Esta objectiva zoom compacta oferece uma grande variedade de opções para fotografia, desde a foto em grande angular até fotografias muito aproximadas, e conta com estabilizador de imagem, para resultados mais precisos.
  • Com a NX-M 17mm F1.8 OIS , os fotógrafos podem beneficiar de um bonito efeito bokeh, que faz com que o sujeito da fotografia se destaque na foto, face ao restante enquadramento, que é integralmente desfocado.

Os utilizadores da NX mini podem ainda recorrer a qualquer uma de quinze objectivas com esta camara, bastando para tal usar um adaptador especial NX-M (ED-MA4NXM). Estas objectivas são vendidas separadamente.