ASUS

ASUS Lança novo DAC Essence One MKII

ASUS_ZWAME

Lisboa,  julho de 2014 – A ASUS anuncia  o lançamento do seu novo conversor digital-analógico (DAC) Essence One MKII USB, um dispositivo com suporte para a mais recente tecnologia Direct-Stream Digital 64 (DSD64) para um áudio puro, amplificador de auscultadores totalmente balanceado e com suporte a impedâncias entre os 16 e os 600ohm, a que se junta a tecnologia de upsampling simétrica a 8x.

A nova versão da série Essence One DAC – vencedora dos prémios Innovations Design e Engineering Award na CES de 2012 e duplamente premiada nos prestigiados Visual Grand Prix no Japão – possui agora novas e fantásticas funcionalidades, que vão ao encontro da musicalidade mais profunda desejada quer pela equipa Essence, quer pelos audiófilos mais exigentes.

Além do suporte para a versão mais recente do standard DSD, para uma reprodução sonora o mais fiel possível ao original, o novo DAC da série Essence One MKII inclui um seletor de ganho dedicado para alimentar os auscultadores in-ear que funcionem a impedâncias mais baixas, a que se junta um novo e refinado design.

Disponível em duas versões – Essence One MKII e Essence One MKII MUSES Edition – a nova série Essence One MKII foi concebida com um design verdadeiramente balanceado para uma sonoridade verdadeiramente audiófila, incluindo um refinado amplificador de auscultadores com dois chips LME49600, da Texas Instruments, bem como função de upsampling simétrica a 8x, para um áudio de elevada resolução e sem efeito de jitter.

Áudio verdadeiramente fiel ao original

A nova série de DACs ASUS Essence One MKII mantém-se fiel à fonte sonora, através do suporte à tecnologia de conversão Direct-Stream Digital (DSD) a 2.8MHz em PCM (pulse-code modulation), também conhecida por DoP. O formato DSD 2.8MHz fornece taxas de amostragem 64 vezes superiores às gravações convencionais em CD, para uma reprodução áudio com resoluções drasticamente melhores.

Adicionalmente, os novos DACs Essence One MKII oferecem upsampling a 8x, conseguindo preservar até ao mais ínfimo pormenor o áudio original e melhorar consideravelmente a qualidade da saída de sinal. Para o efeito é também usada tecnologia de upsampling simétrica, de modo a melhorar a qualidade do sinal a partir de fontes a 44.1/88.2 /176.4kHz para os [email protected], ao mesmo tempo que é eliminado o efeito de jitter normalmente associado aos sistemas de upsampling assimétricos.

O Essence One MKII também inclui de origem drivers para Audio Stream Input/Output (ASIO) 2.2, que permitem aos sinais digitais ultrapassar as camadas de áudio do Windows para evitar processamentos redundantes – o que corresponde a saídas áudio com bits perfeitos.

ASUS_ZWAME

Amplificador de auscultadores refinado…

O amplificador integrado nos DACs Essence One MKII foi concebido para funcionar na perfeição quer com auscultadores de 600 Ohm, quer com versões in-ear que funcionem a 16Ohm, do tipo “monitor”, bastando acionar o seletor integrado. O resultado é um amplificador de auscultadores muito refinado, que oferece experiências de audição notáveis em qualquer opção de saída.

As ligações disponibilizadas incluem uma tomada “jack” de 6.3mm, tomadas RCA estéreo (phono) e um par de mini tomadas XLR, para um sinal com a melhor clareza possível e o mínimo de interferências – perfeito para os utilizadores que procuram o melhor controlo dos seus auscultadores. As entradas de sinal podem ser feitas em formato digital, com cabos USB, Toslink ou coaxiais.

A saída áudio de ultra alta-fidelidade e os 120dB de rácio sinal-ruído dos Essence One MKII são conseguidos graças ao design verdadeiramente balanceado, assente em dois chips PCM1795 da Texas Instruments. Os novos DACs da ASUS estão também equipados com uma fonte de alimentação linear, baseada num transformador toroidal, que mantém as contaminações por ruído a níveis mínimos. Por outro lado, a utilização de condensadores WIMA® FKP 2 e FKS 2, de fabrico alemão, reduz o ruído de fundo para resultar em sons quentes e ricos.

Musicalidade profunda com amplificadores MUSES

Os Essence One MKII incluem 11 Op-Amps (amplificadores operacionais) amovíveis, para uma afinação tonal simplificada. Para criar uma musicalidade ainda mais profunda a ASUS criou o Essence One MKII MUSES Edition, equipado com seis Op-Amps MUSES 01. Estes são os primeiros Op-Amps do mundo a serem construídos com interconectores em cobre sem oxigénio de alta pureza (4N), resultando em tonalidades verdadeiramente realísticas, som amplo e vozes fantásticas.

O desempenho do Essence One MKII MUSES Edition é tão impressionante que mesmo o fabricante dos MUSES elogiou o trabalho dos engenheiros da ASUS. Ichiro Kashiwagi, responsável pelos departamentos de Marketing e vendas de Semicondutores da New Japan Radio Company, afirmou: “Estamos sempre à procura de dispositivos áudio bem desenhados e bem concebidos que façam realmente brilhar os MUSES e descobrimos que a equipa dos possui a experiência para criar esses dispositivos. O que realmente nos impressionou foi o seu foco no digital e no reino dos PCs”.

Atualização fácil para os devotos do Essence One

A ASUS orgulha-se também de anunciar que quem possuir um DAC ASUS Essence One e desejar atualizar a sua experiência áudio poderá adquirir um kit de atualização DSD. O pacote inclui um chip EEPROM para o upgrade e dois Pro-Amps MUSES 02. O processo de atualização é direto, sendo apenas necessário alguns minutos e não requerendo processos de soldadura.